No último domingo, 15, integrando as comemorações do Dia da Padroeira, foi inaugurado oficialmente o Museu da Diocese de Caruaru pelo bispo diocesano, dom Bernardino Marchió e o vigário-geral da Diocese, monsenhor Olivaldo Pereira, seus idealizadores.
Localizado no complexo diocesano onde funcionam a Cúria, a Cáritas e o Seminário, o novo espaço reúne cerca de 370 peças entre fotografias, livros, documentos, obras de arte, mobiliário, louças, paramentos litúrgicos e objetos de uso pessoal e celebrativo que reconstituem parte significativa da trajetória de 70 anos da Diocese, de algumas paróquias e outros órgãos que compõem a estrutura organizacional diocesana.
Com a curadoria deste colunista, o museu, embora constituído de um único ambiente, linear, se subdivide em seis coleções assim classificadas: 1- Diocese; 2- Dom Paulo Hipólito de Souza Libório; 3- Dom Augusto Carvalho; 4- Dom Antonio Soares Costa; 5- Dom Bernardino Marchió e 6- Paróquias e órgãos diocesanos.
No decreto de criação, Dom Bernardino Marchió destacou: “…nele estarão os bens da Fé desta Igreja Diocesana, preservados em vista de alcançarem os homens e as mulheres de cada época e expostos ao povo de Deus como memória viva de sua participação no Mistério de Cristo que se pereniza na história pela ação da Igreja”.
Na ocasião da inauguração, o monsenhor Olivaldo destacou: “ O sonho tornou-se realidade. Isso graças a determinação de Dom Dino que, nas últimas páginas escritas do seu livro pela passagem na Diocese de Caruaru ele instala este belíssimo Museu, perpetuando a história e preservando o patrimônio artístico, histórico e cultural da nossa querida Diocese”.
O Museu está localizado na Rua Silveira Martins, 367, bairro Petrópolis. O acesso é gratuito e visitas podem ser agendadas pelo telefone 3723-2257 ou presencialmente, no horário das 8 às 12 e das 14 ás 17h.