Em 2018 Caruaru teve a oportunidade de conhecer com mais profundidade a vida e a obra de um dos seus mais ilustres filhos: o historiador e compositor NELSON BARBALHO DE SIQUEIRA, nascido a 02 de junho de 1918 e falecido a 22 de outubro de 1993.
Coube ao Instituto Histórico de Caruaru “capitanear” e coordenar as comemorações do centenário de nascimento daquele que se tornou a principal referência em matéria de pesquisa historiográfica caruaruense, contando, claro, com a participação de entidades, empresas e pessoas que entenderam a importância e o alcance da sua obra.
No último dia 01.06 a filha de Nelson, Valéria Barbalho, esteve em Caruaru para mais uma maratona de agradecimentos, entregando placas com registros personalizados à Pães & Delícias; ACIC; FAFICA; ASCES e Projeto Cordel nas Escolas.
Outros agradecimentos já foram feitos e outros ainda serão: Instituto Histórico de Caruaru; Câmara Municipal; Prefeitura/Fundação de Cultura e Turismo; ACACCIL; Academia Caruaruense de Literatura de Cordel; Sociedade Brasileira de Médicos Escritores – SOBRAMES, Regional de PE; CEPE – Companhia Editora de Pernambuco/FENAGRESTE – Feira Nacional do Livro do Agreste; Jornal Vanguarda; Polo Caruaru; EREM Nelson Barbalho; Fundação João Câncio/Missa do Vaqueiro; Centro de Estudos de História Municipal – CEHM; Encontro de Gonzagueanos; XI Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco/Conselho Municipal de Políticas Culturais de Caruaru – Setorial de Arquitetura e Urbanismo e compositores JC Santiago/Amadeu Ferreira/Léo Domingos; Projeto Viva Vitalino e Grupo Pais de Caruaru, no Facebook.
De fato, um ano movimentado em torno de uma grande figura que dedicou a vida a descortinar o passado da sua gente e perenizar sua história. Quanto à atitude da família Barbalho, um exemplo a ser seguido.