No momento que comemoramos o Dia Internacional das Mulheres, a tendência é que o esporte seja cada vez mais ocupado pelo sexo feminino, até que o grande objetivo seja alcançado: uma Olimpíada com igualdade de gênero entre os atletas.
A Olimpíada de Tóquio neste ano tem tudo para ser uma das que terão o maior equilíbrio entre atletas homens e mulheres. Não chegará à proporção de igualdade, mas ficará bem perto disso, possivelmente.
Mesmo que tenha sido por pressão do crescimento do esporte feminino, o Comitê Olímpico Internacional acertou ao exigir de diversas modalidades um ajuste no programa esportivo. Vários esportes incluíram disputas mistas ou então abriram mais espaço para categorias femininas, tirando algumas vagas excedentes masculinas.
As comemorações do Dia da Mulher acabam obrigatoriamente provocando reflexões em todos os setores da sociedade. Não seria diferente se fizermos esta análise no universo do esporte mundial. É simplesmente impossível imaginar o cenário esportivo atual sem uma ampla presença feminina em todas as modalidades, olímpicas ou não.