Várias reuniões estão sendo realizadas para encaminhar as metas do futebol brasileiro para esta temporada. CBF, representantes de clubes brasileiros das Séries A e B do Campeonato Brasileiro anseiam pela retomada do calendário do futebol do nacional. A iniciativa predomina entre a maioria dos dirigentes. O consenso de que não há alternativa: sem datas, não há receita, e o futebol brasileiro não estava preparado para sobreviver a uma paralisação de meses.
A ideia é estender os contatos com representantes da comunidade médica para estudar uma forma segura para a volta das atividades. Já são quase dois meses sem jogos e protocolos rígidos precisam ser adotados, além de testes nos atletas, estão em debate também a realização de jogos com participação de, no máximo, 20 a 30 pessoas para além dos 22 jogadores que estiverem atuando.
O plano é estabelecer diálogo com autoridades, inclusive com o Ministério da Saúde, para realizar tudo seguindo as indicações e políticas de combate ao novo coronavírus. Também haverá reuniões semanais entre clubes e federações estaduais para normalizar as diretrizes.
O pontapé inicial não será, entretanto, dado sem o “ok” das autoridades federais e estaduais. Existe a expectativa de que, a partir do início dos diálogos, seja estabelecido um protocolo específico para as partidas de futebol, que seria seguido à risca.
Em termos de calendário, a prioridade é terminar os campeonatos estaduais, a Confederação Brasileira de Futebol já garantiu às federações que eles serão priorizados quando houver a volta às atividades.