5 de dezembro – Dia do Pau-Brasil
O Brasil é o único país do mundo que tem nome de árvore e isso se deve à árvore pau-brasil – espécie que possui um grande valor ambiental, social, histórico e econômico. O nosso Litoral, principalmente o Rio de Janeiro, a Bahia e Pernambuco, era cheio de árvores de pau-brasil antes da chegada dos portugueses. Em 1501, Américo Vespúcio, mercador e navegador italiano, descreveu o país da seguinte forma: “Nessa costa não vimos coisa de proveito, exceto uma infinidade de árvores de Pau-Brasil…”
Os portugueses utilizavam a espécie por vários fatores, como a madeira dura e resistente para a confecção de diversos utensílios; o corante vermelho chamado brasileína dela extraído, que servia para tingir as roupas dos nobres nessa cor – em moda no século XVI. Por causa da grande exploração, a espécie correu o risco de ser extinta.
Em nossa cidade temos vários exemplares como, por exemplo, no Parque Natural Municipal Prof. João Vasconcelos Sobrinho, conhecido como Serra dos Cavalos, que possui um pequeno bosque do pau-brasil. Precisamos cuidar da nossa flora, não apenas pelo nome do país, mas pelo meio ambiente em que estamos inseridos.
Alexandre Nunes é professor e biólogo