A Prefeitura de Caruaru, por meio da Coordenação de Juventude da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), promoveu nesta sexta-feira (22), a plenária final da construção do I Plano Municipal da Juventude. O encontro aconteceu no Teatro do Shopping Difusora e contou com a participação de estudantes, conselheiros de juventude e jovens de todo o município. A prefeita Raquel Lyra compareceu ao evento que lotou a plateia com 400 pessoas.
O coordenador de juventude de Caruaru, Victor Maia, explicou sobre a importância da construção do I Plano Municipal de Juventude e procedeu com a revisão das propostas da 3ª Conferência Municipal de Juventude e as discussões temáticas. O evento contou ainda com a palestra magna “A Importância das Políticas Públicas Voltadas para as Juventudes”, ministrada pelo representante do Diretório Acadêmico da Faculdade ASCES-UNITA, Ramilton Neto.
Foram 13 plenárias realizadas na cidade e na zona rural que convocaram a participação de cerca de 700 jovens que lançaram propostas em 11 direitos, entre eles educação, saúde, participação social. “Hoje foi para colher todas essas propostas que totalizaram 380, e para sistematizar tudo isso e decidir quais, de fato, vão entrar no plano municipal de juventude”, destacou Victor. “O próximo passo vai ser enviar as propostas para a Câmara de Vereadores para que o plano possa ser votado e se transforme em lei para que se torne uma política de estado. A partir daí, o município tem dez anos para cumprir o que vai estar nesse plano”, completou o coordenador.
“Ainda que não haja a conferência nacional de juventude, tudo o que a gente está discutindo aqui serve, e muito, para a nossa gestão municipal, mesmo que não haja os delegados viajando para Brasília para debater política pública nacional. A gente sabe do que o jovem precisa: educação de qualidade, lazer, cultura, esporte, a oportunidade de poder ser o senhor do seu próprio destino através de uma autonomia intelectual, financeira e política”, enfatizou a prefeita Raquel Lyra.
I Plano Municipal de Juventude
O Plano Municipal de Juventude é um instrumento democrático de planejamento de ações para aproximadamente dez anos e que trata da política pública de forma intersetorial, estratégica e estruturada para os jovens do município. O documento terá como subsídio as escutas feitas em cada território de gestão sustentável (TGS) e as propostas que foram colhidas na 3º Conferência Municipal de Juventude, que aconteceu em 2015.
O documento contará com 11 eixos temáticos, Cultura, Esporte e Lazer, Sustentabilidade e Meio Ambiente, Comunicação, Participação Social, Educação, Profissionalização e Trabalho, Segurança, Território e Mobilidade, Diversidade e Igualdade, e Saúde, que são os 11 direitos garantidos no Estatuto da Juventude.
Foto: Jorge Farias