Desde o dia 18 de maio, os principais pontos turísticos de Caruaru estam com um novo serviço de audiodescrição em português, inglês e espanhol. O programa CNA Tracks é uma iniciativa da escola de idiomas CNA e foi desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Caruaru, através da Fundação de Cultura e Turismo e irá funcionar com um sistema de QR Code, onde com o aparelho celular, é possível acessar os áudios e escolher o idioma.
O CNA Tracks tem como objetivo facilitar a vida do turista estrangeiro que visitar Caruaru e assim aumentar o potencial turístico da cidade. “Pensamos na possibilidade do turista estrangeiro que poderá conhecer um pouco mais sobre a nossa cidade e nossa história de forma autônoma e independente. Além disso, pode proporcionar também que estudantes da rede pública e privada realizem atividades pedagógicas em outros idiomas”, explica Derik Coriolano, coordenador de projetos e certificações do CNA.
Segundo dados da coordenação de turismo da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru (FCTC) só na Semana Santa deste ano o município recebeu 200 mil turistas e a expectativa para o São João é que esse numero chegue a 2 milhões, sendo sua maioria vindos de diversos estados brasileiros e de cidades vizinhas. Ainda segundo os dados da FCTC, o número de visitantes estrangeiros ainda é pequeno, mas os mais frequentes são americanos, ingleses e franceses.
Para a coordenadora de Turismo da FCTC, Maria Betânia Ferreira a ação foi recebida com alegria pelo poder público e poderá acolher e informar de maneira mais completa o turista. “Nós temos os agentes em alguns pontos turísticos que falam inglês, mas o turista poder ouvir na sua língua mãe a história daquele lugar dá mais autonomia e torna mais acolhedor para ele. Também poderemos alcançar pessoas com deficiência visual e assim tornar a cidade acessível a todos”, destacou.
A ação iniciou como forma de presentear a cidade pelo seus 162 anos. Inicialmente o Monte Bom Jesus, a Feira de Artesanato e o Alto do Moura foram contemplados, mas a previsão é que até o final de maio mais de 20 locais tenham as placas de sinalização com o QR Code. “Nossa expectativa é de que até o início de junho já estejam disponíveis os áudios e também atividades pedagógicas sobre os pontos turísticos de Caruaru para trabalhar em inglês e espanhol. Estamos empenhados também para que esse seja o primeiro são joão com uma cidade mais acessível também para o turista”, estima Coriolano.