• Anuncie
  • Expediente
  • Política de Privacidade
terça-feira, 1 de julho de 2025
Blog do Vanguarda
  • Início
  • Anuncie
  • Expediente
No Result
View All Result
  • Início
  • Anuncie
  • Expediente
No Result
View All Result
Blog do Vanguarda
No Result
View All Result

Por que você deve votar em um (a) vereador (a)?

Por Blog do Vanguarda
29 de outubro de 2020
Os que têm sede e fome de justiça. Um robô pode te julgar
Compartilhar no FacebookCompartilhar no Whatsapp

Como melhorar a vida de uma cidade, de um bairro, de uma rua? A resposta pode estar na casa do seu vizinho. O Vereador/Vereadora, político mais próximo do povo, é responsável, entre outras coisas, por melhorar as condições de vida mais cotidianas de uma cidade. Além da função típica de legislar, cabe ao Vereador/Vereadora ser o estuário das demandas sociais e coletivas e até individuais, quando amparadas pelo interesse público.

O Vereador/Vereadora é o representante máximo da cidadania. A figura do Edil (sinônimo de cargo de Vereador) nasce com a ideia de democracia na Grécia antiga, por isso podemos afirmar que o primeiro cargo democrático da história foi o do Vereador.

É na Câmara de Vereadores, composta por cidadãos eleitos pelo povo, os quais atualmente possuem mandatos de quatro anos, e o local onde que as necessidades básicas do povo da cidade desdobram-se. Os Vereadores/Vereadoras não administram a cidade, mas estabelecem normas, leis que podem controlar a atividade administrativa, corrigir caminhos e indicar outros que não sejam percebidos pelo executivo. O Vereador/Vereadora, através de requerimentos e requisições, aponta soluções para ações administrativas, exercendo juízo político em atos administrativos que impactam diretamente na vida das pessoas.

Se você acha que uma lâmpada na rua não é importante, pergunte a uma pessoa que foi vítima de violência por conta da má iluminação. Se você acha que não é importante uma rua saneada, é só se colocar no lugar de uma família que tem que viver com o mal cheiro do esgoto ao céu aberto. Buracos na rua não importa, pergunte a quem perdeu a hora por conta deles, ou pior, a quem sofreu um acidente. Sem nome de rua o morador não recebe correspondência, e em tempos de delivery e comércio digital não tem uma rua nominada, e sem CEP é terrível. Quem sofre de doença respiratória não tem saúde em uma rua que não é calçada. Na enchente é que o plano diretor ganha importância. Nas calçadas é que os deficientes se locomovem e precisam de espaço e inclusão. No transporte público os trabalhadores e estudantes percorrem a cidade, e podem chegar aos seus destinos, mais ou menos estressados, refletindo assim na sua saúde e qualidade de vida. Não dá para conviver com lixo na porta da casa, no meio da rua, por isso a coleta de lixo eficaz e ambientalmente correta é tão importante. E o que dizer dos equipamentos de lazer, disponíveis aos que não podem pagar por clubes, e até viagens, é na praça, no parque, onde a família se reúne para, ao ar livre, ter experiências de lazer coletivas.

Cabe ao Vereador/Vereadora se preocupar com todas essas demandas acima indicadas, e tantas outras não nominadas, que parecem imperceptíveis, mas se não cuidadas com responsabilidade podem piorar a qualidade de vida das pessoas.

É na cidade, experiência coletiva mais antiga do que países, estados, nação, onde as pessoas vivem, e onde as necessidades da população devem ser atendidas, indo do mais básico ao mais complexo.

Desse modo, o Vereador/Vereadora devem ser um agente político a serviço do povo e para o povo, com olhar atento às pequenas e grandes demandas de uma sociedade, as individuais e as coletivas, do simplório ao complexo. Não existe democracia sem Vereador/Vereadora. É impossível construir uma cidade melhor sem que existam Vereadores/Vereadoras, que são mais que auxiliares do poder executivo, com a independência e autonomia conferida pela Constituição, podem mandar o distinto de uma cidade. A Câmara de Vereadores é a sua voz nas decisões cotidianas da cidade, e quando a cidade melhora, avança e cresce, os Vereadores/Vereadoras têm papel decisivo, pois em democracia e as melhorias de uma cidade não se constróem sozinhas.

Quer uma cidade melhor, mais organizada, com melhor qualidade de vida? Olhe de lado, o Vereador/Vereadora pode ser uma bela alternativa na busca desse ideal.

Facebook Instagram

Endereço

Rua Francisco Joaquim, 181
Maurício de Nassau – Caruaru

Contato

Telefone: 81 3722.1818
E-mail: jornalvanguardacaruaru@gmail.com

© 2019 Blog do Vanguarda - Todos os direitos reservados Nômade Audiovisual.

No Result
View All Result
  • Anuncie
  • Edição Digital
  • Expediente
  • Homepage
  • Política de Privacidade

© 2019 Blog do Vanguarda - Todos os direitos reservados Nômade Audiovisual.