O trabalho da Prefeitura de Caruaru nesta segunda-feira (27) começou já na madrugada com as equipes nas ruas. Depois das fortes chuvas do domingo (26), um grupo integrado, reunindo as secretarias de Ordem Pública, Serviços Públicos, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Urbanismo e Obras, além da Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes (DESTRA) e da Defesa Civil do Município, foram a campo reunir informações e desenvolver ações emergenciais para a população mais afetada.
A Defesa Civil e a DESTRA continuam em atividade, acompanhando as ocorrências solicitadas pela população, inclusive com a Patrulha Rural da Guarda Municipal. De acordo com a prefeita Raquel Lyra, que visitou áreas afetadas ainda durante a noite do domingo, as ações e o monitoramento das áreas começaram de imediato. “Nossas equipes trabalharam muito para garantir a segurança da população afetada pelos alagamentos. A rapidez nas ações garantiu que os estragos não fossem maiores, preservando as vidas dos envolvidos”, pontuou.
Na cidade, 12 interdições de vias foram realizadas no decorrer do dia, resguardando a segurança da população e possibilitando a atuação das equipes de Serviços Públicos e Obras, com maquinário para limpeza e reparos emergenciais. Segundo a secretária de Ordem Pública, Karla Vieira, a Defesa Civil realizou 30 vistorias e interditou seis residências. “Por conta da força das águas, 60 pessoas ficaram desalojadas e encaminhadas para casas de parentes e amigos, e nove desabrigadas, que foram levadas para o abrigamento temporário da Prefeitura de Caruaru”, explicou.
Durante toda manhã, o monitoramento foi realizado também por um drone, captando imagens das áreas atingidas. Dessa forma foi possível desenvolver um planejamento mais preciso das intervenções necessárias. Mais de 70 chamados foram registrados pelos órgãos, desde o início das fortes chuvas até a noite desta segunda-feira.
De acordo com a Secretaria de Serviços Públicos, cerca de 160 toneladas de entulhos foram retirados de 27 ruas atingidas, além da utilização de 14 caminhões pipa para a higienização das ruas e casas que foram invadidas por água e lama. Também foram desobstruídas galerias, bueiros, passagens molhadas e pontilhões, somando mais 12 toneladas de entulho e lixo removidos, como três carcaças de veículos e nove troncos de árvores.
MAIS AÇÕES
As equipes da Secretaria de Defesa Social e Direitos Humanos passaram o dia atendendo a população nas localidades atingidas. No total, 216 pessoas de 110 casas foram atendidas pela secretaria. Duas famílias foram encaminhadas para abrigos. De acordo com o secretário da SDSDH, Carlos Braga, as solicitações foram, principalmente de alimentação e colchões. “Registramos 81 pedidos de cestas básicas e 90 colchões. Durante o dia também reforçamos a entrega de refeições. Foram 220 almoços e 700 jantares entregues somente nesta segunda-feira.
Foto: Arnaldo Felix