A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), da Secretaria de Saúde e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, em parceria com o Sesc Caruaru e a Caixa Econômica Federal, realizam o I Festival Municipal da Pessoa Idosa. A programação conta com muita arte, empoderamento, saúde, esporte e lazer para o público da terceira idade.
O festival tem início nesta terça-feira (24) e segue até o dia 6 de outubro com o intuito de comemorar o Dia Internacional da Pessoa Idosa, que é celebrado no dia 1° de outubro. Haverá cursos nas áreas de tecnologia, oficinas de plantas medicinais, empreendedorismo e educação financeira, palestras sobre a saúde da população idosa e benefícios das atividades físicas, aulões de hidroginásticas e ritmos, gincanas, jogos adaptados e um sarau.
Para a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Perpétua Dantas, valorizar a população idosa é um dever de toda gestão. “Precisamos enquanto poder público, fomentarmos cada vez mais políticas públicas voltadas para essa população que infelizmente ainda é vítima de desrespeito. Por vezes vivem isolados, e têm o seu direito humano negado pelos próprios familiares. O festival vem mostrar que a população idosa de Caruaru tem direito à saúde, educação, esporte e lazer e que tem muito a contribuir para nossa sociedade.”
Atualmente, a Prefeitura de Caruaru apoia mais de 400 idosos em vários grupos e centros espalhados por toda cidade, oferecendo a população da terceira idade qualidade de vida e bem-estar.
Segue a programação do festival:
CURSO DE TECNOLOGIA COM O GERENTE LOCAL DA
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, FELICIANO ARAÚJO LIMA.
Local: Agência Mestre Vitalino, (Próximo ao Supermercado RM).
Data: 24/09 e 25/09
Horário: 8h às 11h e das 15h30 às 17h30
OFICINA SOBRE PLANTAS MEDICINAIS E HORTAS COMUNITÁRIAS
Local: SESC
Data: 24/09
Horário: 19h
OFICINA DE EMPREENDERISMO E EDUCAÇÃO FINANCEIRA
Local: Sesc – Caruaru
Data: 25/09/2019
Horário: 14h
PALESTRA SOBRE ORIENTAÇÕES DE SERVIÇOS BANCÁRIOS PARA A PESSOA IDOSA.
Local: Auditório da superintendência da Caixa Econômica, Rua Professor Lourival Vila Nova, nº 1001, Bairro Universitário, por trás do Fórum.
Data: 26/09
Horário: 14h ás 17h
PALESTRA SAÚDE DA POPULAÇÃO IDOSA
Local: Auditório da Faculdade Pitágoras
Data: 27/09/2019
Horário: 13h
SARAU EM COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACONAL DA PESSOA IDOSA E ABERTURA DA SEMANA ESPORTIVA
LANÇAMENTO DO ESTATUTO DO IDOSO EM CORDEL
LANÇAMENTO DA CAMPANHA DE RESPEITO AO ASSENTO DE PRIORIDADADE EM TRANSPORTE PÚBLICO
Local: Galpão da Estação Ferroviária
Data: 01/10/2019
Horário: 7h às 12h
PALESTRA OS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA E DA NUTRIÇÃO PARA A VIDA DA POPULAÇÃO IDOSA
Local: Auditório da Faculdade Pitágoras
Data: 02/10/2019
Horário: 09h às 11h
AULÃO DE HIDROGINÁSTICA E JOGOS AQUÁTICOS
Local: Ginásio do Colégio Municipal
Data: 03/10/2019
Horário: 13h
AULÃO DE RITMOS (dança de salão, salsa, merengue e lambada)
Local: Ginásio do Colégio Municipal
Data: 04/10/2019
Horário: 15h
GINCANA E JOGOS ADAPTADOS
Local: Ginásio do Colégio Municipal
Data: 05/10/2019
Horário: 8h às 11h
ZUMBA NA NOSSA AVENIDA
Local: Av. Oswaldo Cruz
Data: 06/10/2019
Horário: 8h às 9h30