A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Ordem Pública, realizou o 1º Capacita Ambulantes que ocorreu no ultimo sábado (14), no Ginásio Municipal Poliesportivo Professor Erlandsen Rodrigues da Silva, na Escola Municipal Álvaro Lins.
O evento teve como objetivo capacitar os comerciantes informais/ambulantes visando instruí-los a respeito da realocação para o Largo dos Guararapes, Praça Leocádio Porto e Largo da Conceição, fato que os torna comerciantes formais, que passarão a ser regidos por legislações.
“A escolha para a realização do 1º Capacita Ambulantes foi estratégica dentro do Projeto Comércio na Praça, criado após estudo e análise de situação quanto à ocupação de áreas públicas de 28 ruas do Centro, pelas secretarias e autarquias lideradas pela prefeita”, destacou a secretária de Ordem Pública, Karla Vieira.
O 1º Capacita Ambulantes é mais uma etapa do projeto, em parceria com a Associação Caruaruense dos Trabalhadores Autônomos (ACTA). Participaram do encontro as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Economia Criativa; Fazenda; Serviços Públicos; Políticas para Mulher; Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; Ordem Pública; Destra; Defesa Civil; Guarda Municipal; Saúde (Vigilância Sanitária); Procon e Autarquia de Urbanização e Meio Ambiente.
“Agradecemos muito a prefeitura de Caruaru. Existe uma mesa de diálogo para ouvir nossos pedidos, isso só faz mostrar o cuidado que a gestão tem com a classe”, comentou o presidente da ACTA, Eduardo Dantas. “Quero parabenizar a todos que estão organizando esse projeto, eu acredito que a população e nossos clientes vão gostar muito desse novo local. A organização vai valorizar mais ainda o nosso trabalho”, enalteceu o ambulante Dênis Francisco.
Durante o encontro, o Sebrae apresentou aos participantes as vantagens e processos de formalização através do Microempreendedor Individual (MEI), além de uma palestra com o tema “Qualidade no Atendimento”, com foco nos comerciantes de rua. O Sebrae ainda ofertou inscrições para os cursos do SEI – (SEI Comprar/SEI Vender/SEI Fazer Fluxo de caixa/SEI Empreender). “A qualificação do profissional é fundamental, essa preparação com os ambulantes é muito importante. O público precisa de um atendimento com qualidade e excelência”, pontuou o consultor do Sebrae, Álvaro Neves.