Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), está reforçando a campanha “Basta de Violência contra a Pessoa Idosa”. A iniciativa é em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, comemorado hoje, 15 de junho.
Durante a campanha serão distribuídos informativos em supermercados, hospitais, bem como em outros espaços de atendimento ao público, sobre os tipos de violência, com base no Estatuto do Idoso, e também orientações estarão sendo dadas sobre os canais de apoio e denúncia.
De acordo com a gerente de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Joana Figueiredo, carro-de-som também irá circular nos bairros das zonas urbana e rural com orientações de como a pessoa idosa deve agir nos casos de agressão.
“Essas ações são muito importantes. É necessário alertar a sociedade sobre o compromisso para com o respeito à população idosa, bem como divulgar os canais de denúncias para que se acionem os órgãos de proteção e enfrentamento à violência”, afirmou Joana.
O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Roberto Gercino, explica que o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa deve ser lembrado sempre. “Estamos num ano atípico de pandemia e a necessidade de isolamento social. Com isso, percebeu-se que houve um aumento considerável de violência doméstica contra os idosos. A maioria desses agressores é parente e vem de quem mais deveria proteger”, concluiu.