Os ácaros fazem parte do grupo dos aracnídeos. Nesse filo também estão os escorpiões, as aranhas e os carrapatos.
Os ácaros podem ocasionar doenças como asma, rinite, alergia e doenças respiratórias através das fezes e o exoesqueleto. Por isso, a limpeza adequada de colchões, travesseiros, tapetes e bichos de pelúcia é uma ferramenta importante no combate das doenças ocasionadas por esse aracnídeo.
Para a higienização de bichos de pelúcia, é necessário misturar água e alguns pingos de detergente em um recipiente. Deve-se agitar a solução para formar espuma, que deve ser passada por toda a pelúcia com o lado macio de uma esponja. Em seguida, deve-se passar um pano levemente umedecido com água para remover o excesso da espuma – somente umedeça e não molhe, pois o excesso de água irá danificar o brinquedo – e colocar a pelúcia dentro de um saco plástico.
Desse modo, o bicho de pelúcia deve ser levado ao congelador ou freezer e retirado após 12 horas. Dependendo do uso do brinquedo, esse procedimento deve ser feito a cada dois meses.
O quarto é um ambiente de grande preocupação: tanto o colchão quanto os travesseiros são propícios para o acúmulo do ácaro. A nossa pele elimina naturalmente células – um terço da poeira da nossa casa é composta por células mortas da pele – e, quando estamos dormindo, além das células mortas, ocorre o processo de transpiração, criando um ambiente propício para a multiplicação dos ácaros. O colchão, por exemplo, após dez anos, tem cerca de um trilhão de ácaros, por isso, se possível, deve-se trocar o colchão de espuma a cada 3 anos e o de mola a cada 8 anos; o travesseiro deve ser trocado a cada 2 anos. Dessa forma, capas impermeáveis para os travesseiros e colchão são importantes para não deixar passar a saliva ou o suor que liberamos durante a noite para a estrutura interna desses materiais.Além disso, as roupas de cama devem ser trocadas toda semana.
Não forre a sua cama assim que acordar, deixe desforrada por uma ou duas horas para que ocorra a ventilação e, se possível, deixe a janela aberta. Não é efetivo colocar os travesseiros ou o colchão direto ao sol uma vez que os raios não atingem a estrutura interna desses materiais, onde estão a maior parte dos ácaros.
Para eliminar os ácaros no colchão, deve-se pulverizar bicarbonato de sódio, espalhando com uma escova com cerdas macias e, após 30 minutos, remover com a mesma escova ou utilizar um aspirador. Este procedimento ajuda a remover a sujeira e as manchas.
Depois, prepare uma solução com a seguinte proporção: para cada copo de água, um copo de vinagre de álcool; passe com um pano levemente umedecido sobre todo o colchão. Estes procedimentos eliminam cerca de 80% dos ácaros. Em uma casa com pessoas com problemas respiratórios, deveremos evitar o uso de tapetes com pelos longos e cortinas de tecidos. Também não utilize a vassoura para varrer a casa, já que estaremos apenas jogando a poeira, que contém esses aracnídeos, no ambiente, deve-se fazer a limpeza do piso com um pano umedecido com desinfetante.
Os produtos químicos também são eficientes para matar os ácaros, mas faça a leitura do rótulo para aplicar de forma adequada e para que o produto seja eficiente e não traga danos a sua saúde.