As estações do ano ocorrem devido a uma combinação da inclinação do eixo da Terra com o movimento que o planeta faz em torno do Sol, pois os raios solares incidem mais sobre um hemisfério do que em outro. No dia 22 de setembro, às 9h e 44min, começou a primavera, que vai até o dia 21 de dezembro, às 06h e 20 min.
O início desta estação tem como base o equinócio – fenômeno astronômico onde o Sol atinge, com maior intensidade, as regiões próximas à linha do Equador. A palavra primavera tem sua origem no latim, que significa primo (primeiro) vere (verão). É interessante observar que, na primavera, cerca de 300.000 espécies de plantas estão florando e, essa floração, depende de um conjunto de fatores, como luminosidade, quantidade de água, nutrientes do solo, temperatura, umidade, idade da planta e quantidade do hormônio florígeno.
As plantas proporcionam alimento (néctar) para os animais e eles ajudam na polinização (reprodução) das plantas. Além da beleza, os dias e as noites têm a mesma duração e, para a maior parte das regiões brasileiras, o período é marcado pelo aumento gradativo do calor e da incidência de chuvas. Como Caruaru está localizada entre os trópicos e próximo à linha do equador, recebe maior incidência da luz solar e, consequentemente, as quatro estações não são bem definidas. Mas, mesmo nesse contexto, em nossa cidade, teremos algumas espécies de plantas com flores coloridas e aromas atraindo os insetos, aves e mamíferos para a sua polinização.
Alguns locais se destacam com belas paisagens floridas, como os canteiros das avenidas Agamenon Magalhães e Oswaldo Cruz, os parques ambientais urbanos e a reserva Professor João Vasconcelos Sobrinho (Serra dos Cavalos). Assim, vale a pena parar, contemplar e registrar o espetáculo da natureza em nossa cidade.
“Sejamos como a primavera que renasce cada dia mais bela… Exatamente porque nunca são as mesmas flores.”
Clarice Lispector