Um dos maiores avanços tecnológicos obtidos pela Medicina foi na área da Reprodução Assistida. Desde 1978, quando nasceu Louise Brown, o primeiro bebê de proveta do mundo, chamado o bebê do milagre; em 1984, o primeiro do Brasil, e, em 1992, o primeiro do Norte-Nordeste, o embrião passou a ser acessível aos médicos e cientistas.
O casal que se encontra numa relação de amor tem sempre em si um desejo de eternidade, e não há dúvidas de que, para muitas pessoas, os filhos concretizam a fantasia da imortalidadePorém, o problema da infertilidade é um grande desafio, tanto para os casais, que padecem e criam certa expectativa, quanto para os profissionais que tentam solucionar o problema. Para isso é necessário um perfeito sincronismo para o êxito do tratamento, desde o diagnóstico preciso a uma conduta objetiva e eficaz.
Dentre os principais tratamentos, se destacam: inseminação artificial com próprio sêmen, inseminação artificial com sêmen do doador, inseminação artificial para casais homoafetivos, doação de óvulos, fertilização in vitro com punção de testículo para pacientes vasectomizados, congelamento de embriões, além da biópsia de embriões.
Para ajudar a resolver esses problemas, o mercado de Caruaru conta, desde 2006, com o Centro de Reprodução Humana do Agreste, formado pelos médicos Cláudio Leal Ribeiro e Eduardo Moreira. O propósito desses profissionais é atuar na área de infertilidade e realizar o sonho dos casais do Interior de Pernambuco de terem um filho.