A Secretaria de Saúde de Caruaru, por meio das equipes do Samu Caruaru, realizou, nessa segunda-feira (15), o Curso de Noções Básicas de Primeiros Socorros para as Pessoas Privadas de Liberdade (PPLs) da Penitenciária Juiz Plácido de Souza ( PJPS), em Caruaru.
A formação contou com a participação de 32 PPLs de vários pavilhões, inclusive os que trabalham no setor de saúde, e teve como objetivo orientá-los como agir corretamente em situações de emergência, dentro da penitenciária, contribuindo com a eficiência do socorro e a redução de danos graves até a realização do atendimento na unidade especializada.
A formação foi realizada pela equipe do SAMU Caruaru em parceria com os setores de Saúde e Educação da PJPS. Durante o encontro, os internos aprenderam as técnicas e os procedimentos necessários para as primeiras ações de socorro à vítima de queimaduras, fraturas e ferimentos causados por objetos perfurantes, bem como a realizar RCP (reanimação cardiopulmonar), imobilização, transporte e outros.
“O atendimento de primeiros socorros, quando realizado por pessoas devidamente treinadas, pode determinar a diferença entre a vida e a morte. Por isso, quanto maior o número de pessoas que tiverem ciência de como realizar os procedimentos de primeiros socorros, melhor será o desempenho delas em eventuais necessidades”, disse o coordenador do Samu Caruaru, Pedro Henrique.