Um surfista nascido no Rio Grande do Norte cravou seu nome como o primeiro nordestino a conquistar um título mundial de surfe. Italo Ferreira, de 25 anos, coroou com chave de ouro um ano perfeito na elite do esporte da prancha.
O atleta entrou em um seleto grupo de surfistas brasileiros. Com a vitória sobre Gabriel Medina na final da etapa de Pipeline, no Havaí, o potiguar sagrou-se campeão mundial pela primeira vez na carreira e, agora, torna-se um dos três brasileiros na história a levantar o troféu de melhor surfista do mundo.
Nascido na Baía Formosa em 6 de maio de 1994, Italo se tornou surfista profissional muito cedo e está na ASP World Tour desde 2015. Além do grande título mundial do WSL 2019, Italo Ferreira ainda tem no seu histórico dois títulos do Campeonato de Juniors, foi campeão do Quiksilver Pro Rio Junior e do Mormaii Pro Junior em Garopaba, os dois no Brasil.
Em 2014, foi campeão da SuperSurfe, sendo considerado o campeão brasileiro, e foi o vice-campeão no Moche Rip Curl pro Portugal 2015, perdendo para Filipe Toledo. Ainda em 2015, ganhou o título simbólico de melhor estreante do ano. Foi campeão da etapa Rip Curl Bells Beach 2018, derrotando Mick Fanning na final, e campeão da etapa de Keramas em bali, em 2018, com excelente performance, assumindo a liderança do circuito.
Na próxima temporada, além do quinto título mundial, o Brasil tentará estender seu domínio à Olimpíada. Os Jogos de Tóquio serão os primeiros que incluirão o surfe no programa. Italo Ferreira e Gabriel Medina terão a responsabilidade de representar o país na competição.