terça-feira, 23 de junho de 2026

Raquel Lyra comemora destaque de Caruaru na 11ª edição do Programa Sebrae Prefeito Empreendedor

A pré-candidata a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), tem mais motivos para se orgulhar dos projetos que capitaneou em Caruaru, durante a sua gestão à frente da prefeitura. Na última segunda-feira (13), o município foi um dos ganhadores da 11ª edição do Programa Sebrae Prefeito Empreendedor. O reconhecimento, que tem como objetivo premiar gestores de todo o país que tenham implantado projetos com resultados comprovados de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública, veio através do programa Qualifica EJA.

“A nossa ideia com o Qualifica EJA foi despertar o empreendedorismo dos alunos da Educação de Jovens e Adultos da rede municipal de ensino, capacitando-os profissionalmente. E fico ainda mais feliz em saber que em um ano, desde o dia em que lançamos a iniciativa, já temos mais de 2.500 alunos beneficiados. O prêmio só reforça que seguimos pelo caminho certo em Caruaru e podemos fazer muito mais por todo Pernambuco”, comemorou a ex-prefeita.

Os cursos oferecidos são voltados para as áreas de serviços, comércio e indústria. O município foi vencedor na categoria Empreendedorismo na Escola e representará o estado na etapa nacional do prêmio, que ocorrerá no dia 28 de junho, em Brasília.

Moda da Muchacha

Roupas com brilho no São João

Para tudo e se liga nas roupas com brilho da @victoriacloset que estão super em alta durante o período junino. Agora que todo mundo quer aproveitar os festejos juninos, todo mundo merece uma roupa estilosa, né?! Dessa vez, escolhi o meu look na @victoria closet, que tem uma enorme variedade de roupas com brilhos para você arrasar no São João. Nada melhor do que um cropped + calça de couro, para pular e dançar bastante. Um estilo versátil que dá para você usar tanto a noite, como durante o dia.

O look foi propositalmente inspirado no estilo do grupo internacional Now United, que sempre estão usando croppeds. É claro que o estilo da MUCHACHA também está inserido com os brilhos rosa trazendo muita leveza.

Uma calça de couro não pode faltar, já que estamos em pleno inverno. Ainda para completar o look e tornar mega charmoso, usei um cinto de couro na cor vinho para fazer a combinação perfeita.

Fantasia a caráter

É claro que a MUCHACHA tinha que ir a caráter para o maior São João do Mundo, né?! A Maria Bonita chegou chegando através da fantasia da @styllusfantasias que trouxe a força do povo nordestino de um jeito descontraído. Já que Maria Bonita foi a primeira figura feminina a ingressar no principal bando de cangaceiros do Nordeste, vamos embarcar no empoderamento e força feminina.

Uma fantasia composta por lenço, muito brilho e chapéu de coro para entrar no clima. Dessa fez fui bem ousada, né?!

Moda da Estação Ferroviária

Dei um giro pelo ponto turístico mais requisitado de Caruaru, a famosa Estação Ferroviária. Repara na decoração da entrada, que capricharam. A Prefeitura de Caruaru pensou nos mínimos detalhes e conseguiu mesclar cores vibrantes com muita cultura do nosso povo nordestino, trazendo logo de cara o casal mais famoso da história: Lampião e Maria Bonita. É claro que eu tinha que registrar esse momento, né?!

Uma noite linda, cheia de enfeites juninos e lugares maravilhosos para você tirar aquela boa selfie. Quer conhecer a história caruaruense?! Simbora para a Estação. Lá você irá encontrar vários empreendedores que estão dando um show fazendo várias artes regionais, assim como também irá se deliciar com comidas típicas juninas.

Uma enorme variedade de barracas disponibilizando tudo isso para quem está turistando. Um lugar tranquilo para você curtir com a família e viajar pelos trilhos da cultura caruaruense.

Moda do Pátio do Forró – Bandana

Tem algum chicleteiro aí?
Fui mais uma vez a caráter e embarquei na moda da bandana em homenagem ao cantor Bell Marques, que se apresentou no palco principal do Pátio do Forró. Relaxa, que tinha muita gente assim como eu e que levou o show super a sério.

Apesar do atraso, Bell entrou no palco e fez todo mundo cantar os seus grandes sucessos, tanto no estilo de forró, quanto de axé. Fui averiguar a opinião da galera que estava assistindo ao show e todo mundo saiu muito satisfeito.

Ainda tem mais artistas que são adeptos da tendência de bandanas do atual até o mais antigo. Desde a década de 70, as bandanas ficaram muito conhecidas como estilo típico dos hippies, mas não demorou muito para elas virarem um estilo pop, como o próprio vocalista do A-há – Morten Harket, que usou e abusou das cores em várias apresentações.

Além dele, o dançarino e cantor Josh, do grupo internacional Now United, não deixa de lado a sua companheira bandana que sempre o acompanha nas coreografias e deixa tudo muito espontâneo.

Por hoje é isso, meus muchachos. Me sigam no Instagram para mais babados dos famosos e moda da muchacha @ystephaneamorim
Ah se liga que essa semana sai o apurado dos 15 dias de São João da Capitá do Forró em meu canal no Youtube. Conto com a sua visu. Beijo no core de vocês e tchau tchau! Até semana que vem.

Coluna Esplanada

BRASÍLIA, TERÇA-FEIRA, 14 DE JUNHO DE 2022

Recrudescimento

Os casos de Covid dispararam na Câmara do Deputados nos últimos dois meses. Levantamento obtido pela Coluna via Lei de Acesso à Informação (LAI) mostra que “foram registrados pelo Departamento Médico (Demed) 20 casos em abril e 166 casos em maio de 2022”. Os dados de junho não foram informados. Apesar do recrudescimento da pandemia, a Câmara mantém a rotina normal, com reuniões de comissões, votações em plenário e sem obrigatoriedade de uso de máscaras.

Praxe

Procurado, o Senado Federal alega que “não tem como praxe a divulgação de casos de Covid-19 entre os seus servidores, colaboradores e parlamentares”.

Máscaras

Deputados e senadores defendem a volta da obrigatoriedade do uso de máscaras nas duas Casas. “A gente não pode brincar com a Covid-19. O vírus está aí”, afirma o senador Confúcio Moura (MDB-RO).

Caminho

O Ministério da Economia adotou o mesmo nome do Plano de Governo do então candidato Jair Bolsonaro (PL) – “Caminho da Prosperidade” – para o hotsite, lançado ontem, que reúne “a história da transformação econômica brasileira”.

Energia

A diretora-geral substituta da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Camila Bomfim, é esperada amanhã na Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados para dar explicações sobre os valores que serão devolvidos ao consumidor, via tarifa de energia, de tributos pagos a mais pelas distribuidoras.

Sanção

A audiência foi solicitada pelo deputado Filipe Barros (PL-PR). A Câmara e o Senado aprovaram, recentemente, um projeto (PL 1280/22) que especifica os procedimentos para a Aneel devolver ao consumidor os valores de PIS e Cofins pagos a mais pelas distribuidoras. O texto aguarda sanção presidencial.

Coringa

Ex-ministro dos governos Lula e Dilma, Gilberto Carvalho, atualmente diretor da Escola Nacional de Formação Política do PT, segue bem cotado para uma cadeira no Palácio do Planalto em caso de vitória do petista. Ele é unanimidade na pré-campanha de Lula. Atua como “coringa” na interlocução com evangélicos, movimentos sociais, militares e empresários.

Preços

O presidente Jair Bolsonaro (PL) e ministro Paulo Guedes (Economia) pedem para supermercados segurarem preços para conter inflação. Mal sabem eles que não é de hoje que os estabelecimentos buscam saídas para gerar fluxo de caixa e evitar o repasse de preços, diante da pressão inflacionária e da alta dos juros.

Créditos

À Coluna, a BMS Consultoria Tributária, que atende 150 estabelecimentos filiados à Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), informa que a estimativa é recuperar R$ 1 bilhão em créditos tributários junto à Receita Federal em 2022. A empresa oferece suporte técnico para reduzir riscos de inconsistências no recolhimento dos tributos e identificar oportunidades de restituição de valores.

Lei Orlando Brito

O Congresso pode derrubar hoje o veto (21/2022) do presidente Jair Bolsonaro (PL) à Lei Orlando Brito. O projeto determina a isenção de tributos de equipamentos importados para uso exclusivo no exercício da profissão de fotógrafo e cinegrafista.

Confiança

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) avançou 1,3 ponto em junho de 2022, de 56,5 pontos para 57,8 pontos. O resultado demonstra avanço da confiança em relação ao mês anterior e coloca a confiança do setor industrial no maior patamar desde outubro de 2021. O indicador é calculado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Assédio

A Associação Nacional dos Advogados da Caixa (Advocef) promoveu ontem debate sobre assédio moral e sexual no trabalho. Participaram Rita Serrano, representante dos empregados no Conselho de Administração do banco, e representantes de outras carreiras da Caixa.

Facottur realiza ação de conscientização a doação de sangue

A Faculdade Facottur em parceria com o Instituto de Hematologia do Nordeste (Ihene) promove na próxima quarta-feira (15), a partir das 9h, a ação ‘Doe Sangue. Salve vidas’. O evento faz parte das ações de conscientização e comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue.

O evento é totalmente aberto ao público, mas visando a organização e melhor acomodação dos doadores, é necessário fazer agendamento prévio .

Àqueles que desejarem participar da ação é preciso ficar atendo, existem alguns exigências como: Ter entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos deve estar acompanhando de um responsável; Portar documento oficial com foto; Estar alimentado; Gozar de boa saúde; E pesar no mínimo, 50kg.

Os principais impedimentos são: Ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 48h; Ter feito tatuagem e ou colocado piercing nos últimos 12 meses; Ter sido diagnosticado com hepatite, doenças de chagas, sífilis, AIDS e ou ser diabético em uso de insulina; Ter feito endoscopia nos últimos 6 meses; E ter sido acometido de um quadro gripal ou resfriado nos últimos 7 dias.

O evento acontece na próxima quarta-feira (15), das 9h às 17h, na sede da Facottur, que fica na Av. Pres. Getúlio Vargas, número 1360, no bairro de Bairro Novo em Olinda/PE. Para mais informações acesse o link da ação (bit.ly/DoaçãoSangueFacottur) e ou redes sociais da instituição (@faculdadefacottur).

Doe Sangue. Salve vidas!

Pré-candidata a deputada estadual, Débora Almeida visita Belo Jardim nesta terça-feira

A ex-prefeita de São Bento do Una e pré-candidata a deputada estadual pelo PSDB Débora Almeida visita Belo Jardim nesta terça-feira (14). A pré-candidata está percorrendo várias cidades do estado para ouvir a população e debater propostas que possam melhorar a vida das pessoas, principalmente as mais humildes e necessitadas. A programação na Terra dos Músicos contará com uma entrevista na Rádio Itacaité FM (88,1) e encontro com a imprensa da cidade.

A entrevista será realizada das 12h às 13h, no programa Itacaité Notícias, apresentado pelo comunicador Eliel Araújo. Na ocasião, Débora Almeida vai falar de propostas e ações que, como deputada estadual, vai poder desenvolver para garantir qualidade de vida e gerar emprego e renda na região. Logo depois, a pré-candidata almoça com os principais comunicadores e blogueiros de Belo Jardim.

Ex-prefeita de São Bento do Una por duas gestões (2013 a 2016 – 2017 a 2020), Débora Almeida nasceu e cresceu na zona rural da cidade. Filha de um empresário da avicultura, desde a infância assistiu e participou da rotina do homem e da mulher do campo, celebrando safras e produtividade, mas também vivenciando estiagens e perdas de safras. Essa vivência marcou a sua vida e a sua luta pelos produtores rurais, pelo homem do campo e também pelos micro, pequenos e médios empreendedores.

Sempre pensando em defender os menos favorecidos, formou-se em Direito e, através de concurso público, tornou-se procuradora federal. Em 2012, Débora ingressou na política e foi eleita prefeita de São Bento do Una por dois mandatos.

Como prefeita, destacou a cidade no cenário estadual, apoiando o agronegócio, o comércio e o empreendedorismo de uma forma geral. Com seu sentimento de respeito à vida e produção rural, criou a ‘Feira da Avicultura’, trazendo dezenas de fornecedores para dar maior dimensão e ampla visibilidade aos produtos que transformaram São Bento do Una em referência nacional na produção de aves e ovos (o município é o 4º maior produtor de ovos do Brasil).

A educação sempre foi a menina dos olhos nas suas gestões, tendo sido premiada por inovações neste setor, uma delas pela ‘Confederação Nacional dos Municípios’ – CNM, em Brasília. Também participou de eventos internacionais, representando o município. Débora sempre teve um olhar diferenciado pelos mais humildes e também transformou a saúde do município em referência.

A defesa dos direitos das mulheres faz parte da sua história de vida. Como Secretária da Mulher da AMUPE (Associação Municipalista de Pernambuco), buscou interação com outras representantes do sexo feminino nos 184 municípios do Estado, na luta pelas conquistas e respeito às mulheres. Conheça mais em: @deboraalmeida.pe

Operações Tapa-buracos e de Manutenção chegam em mais 17 localidades de Caruaru

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb), segue realizando os serviços de tapa-buracos e manutenção no saneamento das vias da cidade. A ação obedece a um cronograma semanal, planejado de acordo com as necessidades emergenciais de cada localidade.

As ações nos bairros José Liberato, Salgado, 2ª Distrito, Rendeiras, Maurício de Nassau, Centenário, Divinópolis, Nossa Senhora das Dores, João Mota, Santa Rosa, Jardim Panorama, Maria Auxiliadora, José Carlos de Oliveira, Vassoural, Indianópolis, Kennedy e São Francisco seguem com os serviços até o dia 17 de junho. Os trabalhos realizados são reparos na pavimentação, desobstrução de redes de esgotos e limpeza de sistemas de drenagem.

Calendário

Semana 06 a 10/06/22

Operação Tapa Buraco e Manutenção de Saneamento:

Divinópolis, Nossa Sra. das Dores, Centenário, São Francisco, Caiucá, Maria Auxiliadora, Vassoural, Santa Rosa, Indianópolis, Petrópolis, Kennedy, Severino Afonso, Vila do Aeroporto, São josé, Cidade Jardim, José Antônio Liberato, Rendeiras, Cedro, Salgado, Maurício de Nassau.

ZONA RURAL: 2º Distrito – Sítio Lajes

Semana até 13/06/22 até 17/06/22

Operação Tapa Buraco e Manutenção de Saneamento:

José Liberato, Salgado, 2ª Distrito, Rendeiras, Maurício de Nassau, Centenário, Divinópolis, Nossa Senhora das Dores, João Mota, Santa Rosa, Jardim Panorama, Maria Auxiliadora, José Carlos de Oliveira, Vassoural, Indianópolis, Kennedy, São Francisco.

São João 2022: Centro de Monitoramento e Gestão de Eventos garantem São João mais seguro em Caruaru

Foto: Felipe Correia

O esquema de segurança do São João 2022 de Caruaru vem trazendo mais tranquilidade para os forrozeiros que estão se divertindo no mês de junho na Capital do Forró. Para garantir esse sucesso, o Centro Integrado de Monitoramento e Gestão de Eventos (CIMGE) continua sendo o grande destaque na festa junina, a estrutura faz parte do Centro de Operações Integradas (COI), localizado no Espaço Cultural.

O CIMGE funciona como um sistema de controle de ocorrências, auxiliando os gestores na qualidade do atendimento ao usuário, com um tempo de resposta muito mais rápido, o que contribui para uma ação mais coordenada entre os setores que estão no Centro de Monitoramento. Ao total, são 86 câmeras, divididas estrategicamente no entorno do Pátio do Forró, Estação Ferroviária, no Alto do Moura e Polo Azulão.

“O CIMGE atua diretamente na resolução das demandas do maior, melhor e mais seguro São João do Mundo. Conseguimos controlar o sistema operacional por meio de um dispositivo móvel, dessa forma podemos acompanhar todo o perímetro da festa durante o evento”, pontuou o secretário de Ordem Pública, Coronel Patrício Filho.

CIMGE – Centro Integrado de Monitoramento e Gestão de Eventos disponibiliza espaços com computadores, visão ampla das câmeras de monitoramento. Participam deste projeto, coordenado pela Secretaria de Ordem Pública, as Polícias Militar e Civil, Bombeiro Militar, Instituto de Criminalista, AMTTC e secretarias municipais de Urbanismo e Obras, Serviços Públicos, Saúde, Política para Mulheres, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, PROCON, Desenvolvimento Rural, Fazenda e Imprensa e Comunicação.

Faculdade promove evento 100% on-line em apoio às vítimas das chuvas em Pernambuco

Em apoio às vítimas das fortes chuvas que caíram nos últimos dias na Região Metropolitana do Recife, a Faculdade Facottur realizará, nos dias 17 e 18 de junho, a ‘Virada do Bem’. O evento tem duração de 24h, reúne mais de 29 palestrantes solidários, e acontece de forma 100% on-line.

O evento será subdividido em seis blocos temáticos, abordando temas como: empreendedorismo, marketing, finanças, transformação digital, inteligência emocional, e liderança. Serão 24h de conteúdo e as inscrições custam R$49,90. A Facottur ainda garante que toda a verba arrecada será revertida integralmente às vítimas das chuvas no Estado.

“Muito aprendizado e solidariedade, é assim que posso definir a Virada do Bem. Educação transforma! Vamos, através dela, mudar, expandir realidades com conteúdos relevantes e impactar positivamente a vida de milhares de famílias que se encontram em condições precárias, após as grandes chuvas ocorridas em Pernambuco”, comenta Klennio Adam, CEO do Grupo Facottur.

Entre os palestrantes, nomes conhecidos nacionalmente como: Renan Hannouche, Issao Imamura, Kleber Dantas, Jairo Martiniano, Adriana Falcão, Leonardo Estevam, Célia Mendonça, e Marcelo Dantas.

Klennio ainda afirma que é importante destacar que todos os palestrantes participarão de forma totalmente voluntária, e agradece o apoio de todos. “Estou honrado com a realização desta ação e agradeço a todos os excelentes palestrantes que toparam e se dispuseram a participar de forma totalmente voluntária da Virada do Bem”, conclui.

A Virada do Bem tem início previsto para às 8h do dia 17 de junho e término às 8h do dia seguinte, 18 de junho. As inscrições podem ser realizadas até o dia do evento no link bit.ly/viradadobem.

Para obter mais informações sobre o evento como programação, lista de palestrantes, e temas abordados, basta acessa o link do evento e ou as redes sociais da Facottur @faculdadefacottur.

Para Lucinha, tendência é Raquel crescer ainda mais nas pesquisas

Foto: Tiago Calazans

“O crescimento de Raquel Lyra (PSDB) nas pesquisas para o Governo de Pernambuco não me surpreende. Sempre projetei um segundo turno com a presença dessa mulher incrível.” É o que afirma a pré-candidata a deputada estadual pelo PSDB, Lucinha Alves, mãe da menina Beatriz.

De acordo com a tucana, é fácil falar de Raquel para as pessoas, não só por conta do seu histórico administrativo, já comprovado pela sua excelente gestão à frente da Prefeitura de Caruaru, mas também porque ela tem uma sensibilidade e capacidade de sentir a dor do outro. “Ela é gente como a gente. É disso que Pernambuco precisa”, afirma.

Lucinha adianta que a caminhada tanto de Raquel como a dela vem ganhando força diariamente. “Raquel está sendo bem recebida aqui nas cidades do Sertão, por onde nós temos andado. Não há rejeição nem resistência, porque ela consegue ouvir as necessidades das pessoas e, com uma mensagem simples, apresenta suas ideias e propostas para resolver os problemas de nosso Pernambuco.”

A pré-candidata a deputada estadual não tem dúvidas de que Raquel estará no segundo turno e, certamente, sairá vitoriosa nessas eleições. “O volume de nossa pré-campanha é um indicativo de que nosso povo não tolera mais a indiferença por parte do atual Governo Estadual”, concluiu Lucinha Mota.

Raquel Lyra visita feira livre de São Caetano e recebe apoio de moradores e comerciantes

Fotos: Hugo Muniz

Durante a manhã deste sábado (11), a pré-candidata a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), esteve na feira livre de São Caetano. Moradores da cidade, que é vizinha do município de Caruaru, falaram palavras de incentivo e reconheceram o trabalho realizado pela ex-gestora da Capital do Agreste.

“Passamos cinco horas aqui na feira e foi incrível. Quero agradecer o carinho e a generosidade do povo de São Caetano, que conhece de perto o nosso trabalho. É muito bom ter estado aqui e poder falar sobre o futuro de Pernambuco”, destacou Raquel ao final da visita.

Quem esteve acompanhando a agenda foi a pré-candidata a deputada estadual, Débora Almeida (PSDB). Ela celebrou os números da recém-divulgada pesquisa Exame/Idea que apontam o crescimento da pré-candidatura de Raquel. “Estou muito confiante na eleição de Raquel Lyra. É a melhor opção para Pernambuco neste momento. A gente precisa de uma mudança em Pernambuco, mas uma mudança consistente. De quem já fez, de quem tem experiência e tem capacidade de transformar as vidas das pessoas com políticas públicas voltadas para quem mais precisa no momento”, declarou.

O pré-candidato a deputado estadual Allan Carneiro (Cidadania) também comentou os resultados. “É nítido o crescimento da pré-campanha de Raquel, sempre muito bem recebida por onde passa. Além do carisma, a capacidade de trabalho dela conta muito num momento como esse que Pernambuco precisa ser reconstruído. Não tenho dúvidas que ela continuará crescendo, estará no segundo turno, vencerá e vai trazer oportunidades e uma vida melhor para o povo de Pernambuco”, afirmou.

Estiveram ainda durante a visita o vereador de São Caetano, Olímpio José dos Santos (PSB); os suplentes de vereadores, Adeildo da Saúde e Rosa da Posse; o pré-candidato a deputado estadual, Coronel Basílio Maciel (PSDB), e os comerciantes Thiago Souza e Renato Motta.