terça-feira, 23 de junho de 2026

Romantismo toma conta do Domingão do Pátio do Forró

Foto: Elvis Edson

Na data reservada para se comemorar o Dia dos Namorados, neste domingo (12), o clima no Pátio do Forró, como não poderia ser diferente, foi de muito romantismo. O cantor Israel Filho e as bandas Limão com Mel e Calcinha Preta foram as atrações responsáveis por embalar os casais apaixonados fechando o segundo fim de semana de programação do polo principal do São João 2022 de Caruaru, o São João do Reencontro.

Prestes a completar 40 anos de carreira, o cantor, compositor e poeta caruaruense Israel Filho deu início à série de apresentações com o seu forró autêntico e inspirado nos ensinamentos deixados pelo “Rei do Baião”, Luiz Gonzaga. No repertório ainda houve espaço para que o artista pudesse homenagear os namorados com vários xotes bastante conhecidos nas vozes de Santanna, Flávio José e Trio Nordestino.

Na sequência da noite foi a vez de Limão com Mel esquentar ainda mais o clima de romance entre os casais. Sob as vozes de Edson Lima e de Adma Andrade, a banda pernambucana fez todo mundo dançar agarradinho com a sua lista repleta de sucessos do forró romântico, dentre eles, “Tome amor” “Anjo querubim”, “Sonho de amor” e “Fantasias”.

No encerramento da noite em clima de romance, o Pátio do Forró explodiu de emoção com o show de Calcinha Preta. Sob os comandos de Daniel Diau, Silvânia Aquino e Bell Oliver, o grupo sergipano retornou ao palco do Maior e Melhor São João do Mundo no melhor estilo, ou seja, proporcionando um show memorável para os fãs do forró das antigas.

“De músicas românticas, entendemos bastante e esse repertório especial foi dedicado a todos os corações apaixonados da noite!”, disse Daniel Diau, durante entrevista. Ainda rolou homenagem para a ex-integrante e cantora Paulinha Abelha, que faleceu no último mês de fevereiro.

De acordo com a estimativa da Defesa Civil de Caruaru, mais de 65 mil pessoas estiveram acompanhando os shows deste domingo. No Pátio, a programação tem sequência, nesta quinta-feira (16), com a noite católica.

Caminhada do Cuscuz Gigante atraiu milhares de pessoas neste domingo

Foto: Elvis Edson

A tradicional Caminhada do Maior Cuscuz do Mundo aconteceu neste domingo (12). O evento que sai da Av. Leão Dourado, na Vila do Aeroporto, e segue até o pórtico do Alto do Moura atraiu milhares de forrozeiros para as ruas seguindo o Trio da Pitú Mania.

Para o organizador, José Augusto, é uma grande felicidade poder realizar a 27ª edição da Caminhada do Cuscuz. “Não tenho nem palavras para agradecer a todos que participam da festa, que já é tradição no Maior e Melhor São João do Mundo”, comentou.

Em pleno Dia dos Namorados, muitos casais também curtiram a movimentação da festa do cuscuz juntos, é o caso de Ewerthon e Júlia que aguardaram ansiosos por esse dia chegar. “Estávamos ansiosos por esse dia, para nós é o maior evento do São João de Caruaru e nada melhor do que comemorar com o maridão”, disse Júlia.

Às 17h, já no Alto do Moura, teve a distribuição de mais de 800 quilos de cuscuz para toda a população presente.

Apaixonados celebram Dia dos Namorados com pôr do sol no Monte Bom Jesus

Foto: Elvis Edson

Entre beijos e abraços, os casais comemoraram o Dia dos Namorados prestigiando o pôr do sol no Monte Bom Jesus, mais um local para aproveitar o Maior e Melhor São João do Mundo. Uma nova estrutura foi montada no local para expandir mais ainda a festa nos quatro cantos de Caruaru.

Os visitantes tiveram o privilegio de assistir a apresentação do violonista Marco Sales Ferraz. Com um repertório voltado ao MPB, os casais aproveitaram para lembram as músicas que marcaram os momentos importantes do relacionamento em plena véspera de Santo Antônio, santo casamenteiro.

Os enamorados João Tércio e Sandra Silva, que já tem mais de 25 anos de casados, destacaram a importância de ter um espaço como este que foi contemplado durante os festejos juninos. “Eu faço questão de aproveitar o dia de hoje e achamos perfeito o local, o pôr do sol e a música. Caruaru realmente se transforma no mês de junho, a cada dia uma surpresa nova”, pontuou, João Tércio.

Distrito de Pau Santo encerra a primeira semana de festejos juninos do polo do São João na Roça

A chuva e frio não atrapalharam a animação no distrito de Pau Santo, zona rural de Caruaru. A comunidade foi palco da terceira noite do Polo do São João na Roça. Quem abriu a festa foi o Trio Santa Rosa que puxou o fole da sanfona e colocou todo mundo para dançar ao som do autêntico forró.

Quem também se apresentou foi a quadrilha Molecodrilha que além de muita animação, mostrou muita irreverência e encantou a todos. E por falar em irreverência, o Boi Tora Teima, que é considerado patrimônio vivo de Caruaru, também abrilhantou a festa.

Na sequência teve a Banda do Batista e claro que o repertório não poderia ser outro senão aquele nosso forrozinho que o povo arrastar o pé e se aquecer para a atração mais esperada da noite, o cantor, compositor e poeta Petrúcio Amorim. O poeta trouxe no repertório grandes sucessos como o clássico Tareco e Mariola.

E foi com muita alegria, colorido que a comunidade matou um pouco da saudade dos festejos juninos e reviveu a nossa cultura que é tão forte e encantadora. Encerrando assim, a primeira semana dos festejos do polo da Roça, que cumpre o seu papel de descentralizar o Maior e Melhor São João do Mundo e levar a festa para mais perto do povo.

1ª matinê do São João 2022 arrasta multidão ao Pátio do Forró

Foto: Elvis Edson

Uma das novidades inseridas na edição 2022 do Maior e Melhor São João do Mundo, a matinê retornou com força total no calendário junino da Capital do Forró. A primeira delas, realizada, na noite do sábado (11), no Pátio de Eventos, teve como atrações os cantores Bell Marques e Luan Estilizado, a dupla Matheus e Kauan, além da banda Vilões do Forró. E o resultado dessa verdadeira mistura de ritmos e vertentes musicais não poderia ter sido outro: satisfação geral por parte do público.

Para abrir a série de matinês – shows em horários mais cedo -, nada melhor do que um artista, que conhece muito bem a atmosfera do São João de Caruaru: Bell Marques. Conhecido principalmente pelos seus hits de axé, seja na sua antiga banda, Chiclete com Banana, ou na carreira solo, ele, ao longo da sua trajetória musical, também alcançou um histórico respeitável em relação ao universo do forró. “Transito muito bem pelo forró. Tenho vários sucessos gravados nesse estilo e é sempre uma honra cantar no São João de Caruaru”, comentou Bell, durante entrevista.

Após toda agitação e alegria proporcionada pelo show de Bell, o momento seguinte foi de muito forró e piseiro com Luan Estilizado. E como diz o velho ditado: “Filho de peixe, peixinho é”, o filho do sanfoneiro Amazan, não deixou ninguém parado com um repertório movido a hits atuais. “O calor humano do público de Caruaru é diferente. Agradeço a ele pela grande receptividade”.

O romantismo sob o ritmo do sertanejo também fez parte da noite no Pátio. No seu mais novo show, realizado no polo principal do evento, que já virou uma espécie de tradição no São João da Capital do Forró, Matheus e Kauan embalaram os casais apaixonados e solteiros também com os sucessos, dentre outros, “Que sorte a nossa”, “Se melhorar estraga”, e “Vou ter que superar”. Este último, com direito a homenagem à inesquecível Marília Mendonça.

Coube à Vilões do Forró fechar a primeira noite – num total de cinco – de matinê. Em pouco mais de uma hora de apresentação, a banda pernambucana trouxe no seu repertório muito forró, piseiro e vaquejada. De acordo com a estimativa da Fundação de Cultura de Caruaru, mais de 80 mil pessoas estiveram conferindo os shows deste sábado.

Uma nova onda de Covid no Brasil: as escolas em alerta

Nesta semana, a imprensa traz à tona o crescimento dos casos de Covid-19 em todo o país. Segundo a Folha de São Paulo, na terça (7 de Junho), foram mais de 80 mil novos casos e 294 mortes. Esses são os maiores números desde fevereiro deste ano. Destaca ainda que a média móvel de casos continua com crescimento acentuado, de 144% em relação ao dado de duas semanas atrás. A média agora é de 35.271 pessoas infectadas por dia.

Esses números são compatíveis com o período em que os gestores titubeavam na decisão pela reabertura total das escolas no início de 2022. Muitos municípios protelaram essa decisão para março ou abril, o que atrasou ainda mais o desenvolvimento das crianças na educação básica brasileira. Diante deste cenário que preocupa novamente as autoridades, o posicionamento da opinião pública deve ser pela manutenção das escolas abertas, com todas as medidas de segurança necessárias e já conhecidas: uso de máscaras em lugares fechados, distanciamento social e higienização constante.

Não faz sentido, diante do estrago causado pelo fechamento total das escolas brasileiras por dois anos e todo o estrago causado, que as aulas presenciais sejam interrompidas de novo. Mesmo que ainda faltem dados para mensurar o tamanho das lacunas de aprendizagem nos estados brasileiros (com exceção de São Paulo e Minas Gerais, não existem dados públicos ou pelo menos menções na mídia sobre o resultado das avaliações diagnósticas dos estudantes após a reabertura das escolas), sabemos que só vamos retomar as rédeas da aprendizagem mantendo as escolas abertas.

Nosso pedido é que, diante da piora do cenário, não se faça a escolha pelo cenário mais simples: fechar as escolas e negar aos estudantes o direito de aprender com qualidade. O caminho deve ser: reforçar as medidas de segurança nas escolas, ampliar cada vez mais a cobertura vacinal da comunidade escolar e desenvolver bons métodos pedagógicos de ensino híbrido para enfrentar cenários emergenciais sem comprometer o trabalho dos professores e o futuro das nossas crianças.

João Paulo Cêpa é ex-secretário de Educação e Esportes de Caruaru-PE, consultor educacional e gerente de Articulação e Advocacy do Movimento pela Base
@joaopaulo_cepa (instagram)

Matinês de volta ao São João de Caruaru

O São João do Reencontro começou com muito sucesso na Capital do Forró. No próximo fim de semana, mais uma novidade está de volta ao Parque de Eventos Luiz Lua Gonzaga: as matinês. Abrindo a temporada dos shows mais cedo deste ano, o baiano Bell Marques sobe ao palco às 18h20.

Em seguida, quem se apresenta é o cantor Luan Estilizado, às 20h50. A dupla Matheus e Kauan começa o show às 22h40 e, finalizando a noite, a banda Vilões do Forró começa sua apresentação à 0h30.

Para que o público consiga chegar a tempo de curtir o show do ex-integrante do Chiclete com Banana, os portões do Pátio do Forró serão abertos a partir das 17h.

São João Solidário – Para ajudar as milhares de vítimas das chuvas que atingiram municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR), a Prefeitura Municipal, junto com o Transforma Caruaru, disponibilizou vários pontos de arrecadação de alimentos, produtos de higiene pessoal, roupas e lençóis que serão encaminhados para os desabrigados. Os locais de entrega das doações são: Polo Arraial da Saúde (em frente ao Assaí Supermercados), Mansão do Forró, Loja do Bem, lojas do grupo O Boticário e portões de entrada do Pátio do Forró.

Serviço:

São João do Reencontro

O quê? Matinê

Quando? Sábado, dia 11 de junho

Horário?

18h20 – Bell Marques

20h50 – Luan Estilizado

22h40 – Matheus e Kauan

0h30 – Vilões do Forró

Onde? Pátio do Forró, Caruaru, Agreste de Pernambuco

Como conservar as comidas juninas

Para evitar problemas com a nossa saúde, desperdício de alimentos e prejuízos financeiros é necessário tomar alguns cuidados no momento da compra das comidas juninas. Comece verificando a limpeza do local e, mesmo usando máscara procure sentir o cheiro e observar a cor – havendo qualquer alteração, não compre; ao comprar esses alimentos tente levar o quanto antes para casa, pois a exposição por mais de duas horas em temperatura ambiente pode comprometer o alimento com a disseminação de microorganismos, sendo o transporte mais adequado em bolsas térmicas para conservação.

Alimentos secos (bolos, broa e pipoca) dificilmente trazem prejuízos para nossa saúde, as bactérias e os fungos proliferam com muita facilidade em locais úmidos. É importante comprar só o necessário, em pequenas quantidades, mas, em caso de sobras, podemos tomar alguns cuidados:

O pé-de-moleque e o bolo de macaxeira, por serem úmidos, facilitam o surgimento de mofo, sendo necessário guardá-los em recipientes de vidro na 1ª prateleira da geladeira;

A pamonha deve ser guardada em sacolas plásticas no congelador e, quando retirar para o consumo, deve-se colocar em uma panela a vapor ou cuscuzeira para esquentar. O hábito de utilizar uma panela com água e açúcar para esquentá-la não é interessante porque promove perda da qualidade e do sabor;

A canjica deve ser guardada na primeira prateleira da geladeira, por ser mais fria. Quando for consumir, porém, deixe-a em temperatura ambiente;

Não deixe o milho cozido na palha, coloque em sacos plásticos e guarde na primeira prateleira da geladeira. Quando for consumir, coloque em uma panela um pouco de água e sal e, quando estiver fervendo, coloque as espigas. O sal acelera o cozimento e serve para evitar a desidratação;

O Mugunzá deverá ser guardado em um recipiente de vidro também na primeira prateleira da geladeira. Quando for consumir, ferva-o em uma panela com um pouco de água para compensar a água que vai sair na evaporação.

Sempre recomendo a primeira prateleira da geladeira por ser mais frio e, consequentemente, preservar os alimentos por mais tempo. Não devemos esquecer que comprar em pequenas quantidades é para evitar desperdício e diminuir as chances de contaminação; são alimentos com grande risco de estragar facilmente e a nossa principal preocupação deve ser com a saúde e o bem estar. Desejo boas festas juninas, respeitando os protocolos sanitários.

Câmara de Caruaru antecipa primeira parcela do 13º para servidores

Foto: Vladimir Barreto

Com a chegada dos festejos juninos, a expectativa é de aquecimento para a economia local, em especial para o comércio e a área de serviços, tendo em vista que o período também atinge o Dia dos Namorados, data que movimenta de forma positiva os empreendimentos da cidade.
Nesse contexto, a Câmara Municipal de Caruaru realiza, nesta sexta-feira (10), o adiantamento da primeira parcela do 13º salário aos servidores e assessores, totalizando 195 colaboradores do Poder Legislativo.

O montante corresponde a pouco mais de R$ 477 mil reais, o que representa injeção substancial na economia de Caruaru, que vivencia as festividades de São João, após um hiato de dois anos.

De acordo com o presidente, vereador Bruno Lambreta, a decisão partiu da Mesa Diretora, em consonância com os demais parlamentares, dentro do planejamento orçamentário da Casa. Lambreta também informou que os servidores efetivos, tanto os ativos quanto os inativos (que não eram contemplados pelo plano de cargos e carreiras e, portanto, não seguiam a progressão), também receberão uma atualização salarial, de pouco mais de 10% em seus proventos.

Para o servidor Thiago Luís Oliveira, o dinheiro chega em boa hora. “Vai ajudar a controlar as finanças neste período inflacionário e, sendo bem usado, é possível aproveitar mais das comemorações juninas, como também fortalecer pequenos projetos pessoais”, afirmou.

Os valores mencionados não atingem os parlamentares, visto que eles não têm direito ao benefício do 13º salário.

Coluna Esplanada

BRASÍLIA, QUINTA-FEIRA, 9 DE JUNHO DE 2022

Segurança suprema

O Supremo Tribunal Federal (STF) mantém vigentes cinco contratos de “prestação de serviços de apoio operacional na área de segurança pessoal privada armada” que totalizam, desde 2017, o valor de R$ 48,9 milhões. Dois deles, firmados com a empresa Esparta Segurança – que somam mais de R$ 41 milhões – são referentes à prestação de serviços em Brasília, conforme dados solicitados pela Coluna à assessoria da Suprema Corte.

Pregão

Em 2020 e 2021, por meio de pregão, outra empresa, Belfort Tecnologia em Segurança, foi contratada por pregão para reforçar a prestação de serviços em São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro.

Escolta

Em Brasília e nos demais Estados, os ministros contam, atualmente, com mais de 60 seguranças – que os escoltam nas dependências da Suprema Corte e nas ruas.

Portas

O presidenciável Luciano Bivar (União-PE) rompeu com a terceira via, mas mantém conversas e portas abertas para ceder sua vaga de vice ao PSDB.

Falácia

O ministro da Economia, Paulo Guedes, está cercado por comissões do Congresso. Uma delas, a de Segurança Pública da Câmara dos Deputados, aprovou requerimento de convocação para que ele preste explicações sobre a promessa – não cumprida – de reajuste para policiais.

Esmola

No requerimento, o deputado Subtenente Gonzaga (PSD-MG) sublinha que “o reajuste do Governo não pode ser visto como uma esmola em troca de benefício eleitoral, mas como um direito daqueles que contribuem para um País mais justo e melhor, com segurança e qualidade de vida”.

Aposta

Entusiastas da pré-campanha à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) apostam em crescimento de quatro a seis pontos percentuais nas pesquisas após a veiculação de todas as inserções de rádio e TV neste mês. A conferir.

Pazes

A ex-ministra Marina Silva suavizou a mágoa com o PT. Tem conversado com lideranças do partido – antes desafetas – e não descarta aceitar o convite para ser vice de Fernando Haddad na disputa ao Governo de São Paulo.

Liberdades do ar

Foi aprovado no Senado o projeto que ratifica a participação do Brasil no Acordo Relativo ao Trânsito dos Serviços Aéreos Internacionais, ao qual estão vinculados 133 países. O Brasil, pelo acordo, confere aos demais signatários as duas liberdades do ar relativas a serviços aéreos internacionais regulares: sobrevoar seu território sem a realização de pouso e pousar para fins não comerciais (parada técnica de reabastecimento ou manutenção).

Biodiesel

A Confederação Nacional do Transporte (CNT) critica a possível elevação da mistura do biodiesel no diesel para aumentar a disponibilidade desse combustível no país. Segundo a entidade, “a medida só beneficia a indústria de biodiesel, aumentando o preço do diesel, a sua quantidade consumida, poluindo mais e gerando mais inflação”.

Empresas

O primeiro quadrimestre de 2022 registrou a abertura de mais de 1,3 milhão de empresas no país, conforme levantamento do Ministério da Economia. No total, foram 1.350.127, aumento de 11,5% em relação ao último quadrimestre de 2021.

Federação

O Psol e a Rede Sustentabilidade lançam hoje a federação partidária entre os dois partidos em Brasília, na Câmara dos Deputados. Os partidos elaboram uma resolução sobre política de alianças que deve ser aplicada em todos os Estados.