quarta-feira, 24 de junho de 2026

Raquel Lyra participa do lançamento da pré-candidatura de Lucinha Mota a deputada estadual, em Petrolina

Foto: Tiago Calazans

Em clima de muita emoção, aconteceu, na noite desta quinta-feira (2), em Petrolina, no Sertão do São Francisco, o evento que marcou o lançamento da pré-candidatura de Lucinha Mota a deputada estadual. O encontro contou com a presença da pré-candidata à governadora de Pernambuco, Raquel Lyra. Lucinha, que tem como bandeira a segurança pública no estado, é mãe da pequena Beatriz, morta brutalmente em 2015.

Aos gritos de justica, Lucinha Mota iniciou o seu discurso agradecendo a força e o apoio dos pernambucanos pela sua causa. “São quatro anos militando na política, e seis anos de luta por Beatriz. Hoje, eu estou aqui, mas não é por Beatriz. Por minha filha, eu abri mão de tudo e seguirei lutando por ela. Eu estou aqui por todas as outras Beatrizes que foram assassinadas”, explicou.

Sobre segurança pública, a postulante ao Poder Legislativo estadual defendeu políticas públicas de prevenção. “Precisamos trabalhar para prevenir e não para solucionar os inquéritos. Hoje, eu sou pré-candidata para poder ampliar as vozes de muitas mães que são humilhadas para terem os seus casos solucionados. Eu choro todos os dias por Beatriz, mas eu decidi que vou chorar caminhando, me movimentando por muitas Lucinhas de Pernambuco. O governo do PSB não serve para o povo e nem para o nosso estado. A impunidade vive em Pernambuco, aqui não se tem justiça”, cravou a mãe de Beatriz.

Raquel reforçou o discurso defendendo a política como instrumento para mudar a vida das pessoas. “O que me deixa feliz é saber que Guilherme Coelho e Lucinha estão comigo e juntos sabemos qual é o estado que queremos construir daqui para frente. É uma questão de decisão política, se a gente quer o nosso povo vivendo bem ou repetindo ciclos de pobreza. Eu tenho certeza que, a partir de janeiro de 2023, Guilherme estará na Câmara dos Deputados e Lucinha, na Assembleia Legislativa, ambos representando e defendendo o povo de Pernambuco”, afirmou Raquel.

A deputada estadual Priscila Krause reafirmou a importância de Lucinha como pré-candidata. “A gente está aqui junto, hoje, para reafirmar a importância de uma pré-candidatura para Pernambuco, de uma pessoa que tem a capacidade de unir a todos nós. Estamos aqui com e por ela e por tantas pessoas e histórias que Lucinha representa”, exclamou.

Já o pré-candidato a deputado federal, Guilherme Coelho, reforçou a importância de um trabalho forte na Segurança Pública e a seriedade de Raquel Lyra na busca por dias melhores para os pernambucanos. “Lucinha mostra, hoje, a sua força na política. A sua causa é enorme, legítima e infinita. O seu espírito público, de se colocar no lugar do outro, é fundamental, e, se a sua causa é estadual, levarei os seus projetos de lei para o âmbito nacional. Petrolina não tem dono, é de todos e de muitos. O impossível para os petrolinenses não existe. Pernambuco precisa voltar a ser exemplo para o Brasil e precisamos de políticos sérios liderando o estado, como Raquel Lyra”, destacou.

Estiveram presentes no evento o pré-candidato a deputado federal, Nunes Rafael; os pré-candidatos a deputado estadual, Allan Moux e Gabriel Menezes; o presidente estadual do Cidadania, João Freire; o vereador do Recife, Alcides Cardoso; o ex-prefeito se Cabrobó, Eudes Caldas; o vereador de Petrolina, Ronaldo Silva; o vereador de Lagoa Grande, Professor Vavá, e o vereador Orocó, Hélio de Zefinha.

Caruaru ganha mais um ponto de vacinação


Foto: Elvis Edson

O Polo da Saúde, localizado na Praça Giácomo Mastroianni, próximo do Assaí, receberá mais um ponto de vacinação durante o São João. No local, serão disponibilizadas vacina para Covid-19 e para Influenza.

Atualmente, Caruaru conta com oito pontos de vacinação para Covid-19, que ficam localizados na Via Parque, no trecho do INSS; no Centro de Saúde Boa Vista; na UBS Dr. Antônio Vieira; na AME Maria Lira;  na UBS Agamemnon 1 e Encanto da Serra; na UBS Indianópolis, na UBS, Demóstenes Veras e Novo Mundo e na AME Pedro Justino.

Além de mais esse espaço para vacinação, que facilitará o acesso a imunização para os turistas e visitantes, o Polo da Saúde estará realizando, também, testagem rápida para Covid-19 e para doenças sexualmente transmissível, além de orientações sobre uso excessivo de álcool, prevenção de acidentes, entre  outras ações. O espaço começa a funcionar neste sábado (4).

Apesar de não haver exigência da obrigatoriedade do comprovante de vacinação em espaços abertos, conforme o Decreto Estadual n° 52.630, de 19 de Abril de 2022, a Secretaria de Saúde de Caruaru orienta que a população atualize o esquema vacinal contra Covid-19 para evitar a propagação de novas cepas durante o São João e evitar o agravamento da doença, principalmente, para as pessoas quem tenham crianças menores de cinco anos na família e que ainda não podem se vacinar.

“A vacinação é um pacto coletivo que busca não só a nossa proteção, mas a proteção das pessoas ao nosso redor. Por isso, é importante proteger quem ainda não pode se imunizar”, disse a coordenadora.

São João da Solidariedade

A Prefeitura de Caruaru, em parceria com o Transforma Caruaru, está arrecadando, durante o São João, donativos para as vítimas das enchentes do nosso Estado. O Polo Arraial da Saúde, localizado na Praça Giácomo Mastroianni, estará com um ponto de arrecadação para receber as doações.

Podem ser doados alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal, roupas em bom estado de conservação, itens de cama, mesa e banho, entre outros.

São João 2022: Vigilância Sanitária fiscalizará o comércio de alimentos durante o São João de Caruaru

Foto: Elvis Edson

Durante todo período junino, cerca de 50 profissionais que integram as equipes da Vigilância Sanitária (Visa) irão realizar fiscalizações nos estabelecimentos comerciais de Caruaru. Além das ações nas ruas, a Vigilância terá um ponto fixo montado no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga.

Segundo a gerente da Vigilância Sanitária, Cecília Borba, o principal objetivo das ações é garantir a qualidade dos alimentos e bebidas que serão comercializados durante os festejos juninos. “Queremos um São João seguro para a população e prevenir riscos à saúde. Não queremos proibir as pessoas de comercializarem alimentos e bebidas, mas temos a responsabilidade de checar as condições higiênico-sanitárias do que está sendo vendido”, explicou.

Cecília disse ainda como serão realizadas as fiscalizações. “Recentemente tivemos uma encontro com os comerciantes para respassar orientações básicas que devem ser cumpridas para garantir a segurança do alimento. Na ocasião, entregamos panfletos com as recomendações e vamos fiscalizar para que tudo seja cumprido de acordo com o que determina a resolução ANVISA de Boas Práticas para o Serviço de Alimentação – RDC”.

A população também pode ajudar no trabalho da Vigilância Sanitária, realizando denúncias, caso observem alguma irregularidade. As denúncias podem ser feitas no posto que será instalado no Espaço Cultural, pelo WhatsApp 81 8384-3772 ou através da Ouvidoria 156, que estarão disponíveis durante todo horário do evento.

São João de Caruaru está presente no Spotify

Chegou junho e, com ele, a vontade de dançar forró. Para quem quer treinar as letras das músicas dos artistas que vão cantar no São João de Caruaru este ano, uma playlist exclusiva está disponível no aplicativo de streaming de música Spotify.

Com o título “São João do Reencontro – Caruaru 2022”, a coletânea conta com mais de três horas de música, que vão desde o forró pé de serra, passando pelo eletrônico, pelo piseiro até o axé. Mais de 50 artistas compõem a lista com os sucessos mais conhecidos do público. Nomes como Elba Ramalho, Juliette, Wesley Safadão, João Gomes, Calcinha Preta, Barões da Pisadinha, Maiara e Maraísa, Alceu Valença e Dorgival Dantas estão presentes na seleção.

A playlist está disponível para todos os usuários do Spotify. Basta buscar pelo nome da pasta, favoritar e fazer o dowload.Ou basta clicar no link https://open.spotify.com/playlist/4eaYvHSZ0fejQi2XrhGrG9?si=zFLb6SSvRNSw1LJAq9ukWQ

OAB Caruaru deu início aos festejos juninos com prévia realizada na sede

Depois de dois anos sem a realização das festividades juninas em Caruaru, por causa da pandemia de Covid-19, e consequentemente sem o São João da OAB, a Subseção Caruaru realizou na quarta-feira, 1º de junho, a primeira prévia junina na nova sede.

O evento contou com mesa de comidas típicas, forró pé de serra, além de diversos serviços gratuitos oferecidos a advocacia e seus dependentes, como vacinação contra a gripe influenza H3N2, engraxate, corte de cabelo e maquiagem durante todo o dia, além de concurso de fantasia junina com direito a premiação, sorteios de brindes e fogueira de São João em frente a sede.

O presidente da OAB Caruaru, Fernando Júnior, destacou a importância de eventos como este que aproximam os advogados e reafirma o compromisso de cuidar do bem-estar da classe.“Passamos dois anos, praticamente, de muitas dificuldades sem poder manter o contato com os colegas. Durante esse tempo a OAB Caruaru e a OAB Pernambuco deram toda assistência a advocacia, com campanhas de vacinação, distribuição de álcool e máscaras, acompanhamento psicológico, defesa incansável da permanência da Câmara Regional do TJPE em Caruaru, reabertura dos fóruns e manutenção das comarcas ameaçadas de serem extintas, construção da nova sede da Subseção Caruaru entre outros. Agora chegou o momento de confraternizar, celebrar a vida e os festejos juninos”, pontuou.

Além da diversão e de todos os benefícios oferecidos no evento, os participantes ainda tiveram a oportunidade de adquirir ingressos para o Forró da OAB que acontece no próximo dia 18, na Mansão Forró, com Jorge de Altinho, Lucas Costa e Lipe Lucena.

FORRÓ DA OAB CARUARU 2022

As vendas do primeiro lote de ingressos para o Forró da OAB iniciaram essa semana. A 5ª edição do evento acontece no dia 18 de junho, na Mansão Forró, a partir das 15h. Esse ano terá como atração principal o cantor Jorge de Altinho, além de Lucas Costa e Lipe Lucena.

O Forró da OAB é conhecido entre advogados e advogadas de todo o estado. A última edição aconteceu em 2019 e reuniu mais de mil pessoas.

Os ingressos estão sendo vendidos ao preço de R$ 60 (primeiro lote) na sede da OAB Caruaru, nas salas da OAB dos fóruns Estadual e Trabalhista, nas lojas Mioche do Caruaru Shopping e Difusora e no site bilheteria digital: https://www.bilheteriadigital.com/mansao-forro-2022-18-06-18-de-junho.

Coluna Esplanada

BRASÍLIA, SEXTA-FEIRA, 3 DE JUNHO DE 2022

Defasado

O texto do Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN 6/2022) chama a atenção ao propor a abertura de crédito (R$ 939 mil) para “a aquisição de urnas eletrônicas para a recomposição do parque tecnológico de urnas que atualmente encontra-se ‘defasado’, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE)”. O pedido de recursos suplementares chegou ao Congresso em mensagem e ofício assinados pelos ministros Paulo Guedes (Economia) e Luiz Eduardo Ramos (Secretaria-Geral da Presidência da República). A proposta aguarda designação de relator na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO).

Fachada

Além da compra de urnas, o PLN abre crédito suplementar de R$ 11,45 milhões para obras da Justiça. Mais de R$ 1,5 milhão será para “harmonização” da fachada do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Rondônia.

Flexível

Antes relutante, o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) se mostra mais flexível à possibilidade de assumir à vice na chapa presidencial encabeçada pela colega Simone Tebet (MDB). A expectativa é de que a dobradinha seja confirmada na próxima semana.

Excessos

Deputados querem botar um freio no que chamam de “excessos” do Tribunal de Contas da União (TCU). Foi aprovado na Comissão Mista de Orçamento requerimento do deputado AJ Albuquerque (PP-CE) com pedido para que a Corte de Contas pare de expedir medidas que suspendam obras e serviços públicos sem antes ouvir o Congresso Nacional.

Cautelares

Nos últimos anos, cresceu o valor de investimentos suspensos por medidas cautelares do TCU. Em 2020, foram bloqueados R$ 12,9 bilhões; em 2021, houve um salto para R$ 93 bilhões em investimentos suspensos.

Palanque

O PSB no Rio Grande do Sul dará palanque ao presidenciável Ciro Gomes (PDT-CE), a despeito da aliança nacional com o PT. A presença de Lula no Estado nos últimos dias azedou ainda mais as tratativas para tentar demover Beto Albuquerque da candidatura ao governo do Estado.

De novo

Tempos atrás, o ex-presidente Lula anunciou que vai demitir militares de cargos comissionados. Foi o estopim para aumentar ainda mais sua rejeição por integrantes das Forças Armadas. Agora, ao afirmar que o PSDB “acabou”, o petista rompe elos que poderiam levar a uma frente ampla para a disputa presidencial.

Vitais

Senador Jorge Kajuru (Podemos-GO) cita a pandemia do Covid-19 e o surto de dengue ao criticar o recente corte orçamentário pelo governo nas áreas de Saúde, Educação e da Ciência e Tecnologia. Para o parlamentar, “trata-se da última ação do governo Bolsonaro contra setores vitais do país”.

Riba

O Ministério da Economia prestou homenagem ao jornalista Ribamar Oliveira ao dar o nome do profissional ao Comitê de Imprensa do Bloco P da Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Com mais de 40 anos de profissão, o Riba, como era conhecido, morreu há um ano, depois de lutar por 50 dias contra o Covid.

Geração pandemia

Relatório do FMI indica que as perdas de aprendizagens ocasionadas pelo fechamento das escolas durante a pandemia pode diminuir a renda em até 9,1% dessa geração de alunos, ao longo da vida. O estudo coloca o Brasil como o terceiro pior desempenho considerando apenas os países do G20.

Inadimplência

A Caixa Econômica e o Ministério do Desenvolvimento Regional batem cabeça e não informam o índice de inadimplência do programa Casa Verde Amarela. Procurados pela Coluna, o banco e o ministério do Governo atribuem um ao outro a responsabilidade pela divulgação dos dados que não foram apresentados até o fechamento desta edição.

Eletrobras

Entidades que integram a campanha Salve a Energia realizam Ato Nacional em Defesa da Eletrobrás Pública em 13 de junho. A data, dois dias após a empresa completar 60 anos, é a mesma prevista para a negociação das ações nas bolsas de São Paulo e Nova York.

Vereadores concedem Título de Cidadão a Jorge Quintino, Aroldo Leda e Ivaldo Costa e Medalha José Condé a João de Cássio

Foto: Vladimir Barreto

Foi realizada, na quarta-feira (01), a 6ª Solene da 2ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura, na Câmara de Vereadores de Caruaru. Na ocasião, foram concedidos Títulos de Cidadão Caruaruense ao vereador Jorge Quintino, a Aroldo Leda e a Ivaldo Batista , bem como Medalha de Honra ao Mérito José Condé a João de Cássio Laurentino. Estiveram presentes na solenidade vereadores, professores e colaboradores do Colégio Diocesano de Caruaru, diretores do Sindloja, representantes do Rotary Club, além de familiares e amigos.

Através do Decreto Legislativo nº 1310/2021, de autoria do vereador e presidente da Casa Legislativa, Bruno Lambreta (PSDB), o também vereador Jorge Antônio Quintino de Souza foi homenageado com o título de cidadania caruaruense. Lambreta falou sobre o extenso currículo do colega e de sua grande importância na área da educação no município e sua atuação como parlamentar. Em seu discurso, Jorge Quintino (SOLIDARIEDADE), natural de Jacarepaguá-RJ, comentou sua história e sua emoção pela condecoração recebida. “Isso é um motivo de muito orgulho e satisfação, sinto-me profundamente honrado e emocionado de ser Cidadão Caruaruense. Esse título sela minha relação com Caruaru, cidade que aprendi a amar e me deu tudo o que tenho”, agradeceu.

No evento, Quintino foi o propositor dos Decretos Legislativos nº 1290/2021, nº 1315/2021 e nº 1368/2022, que concedem o título de cidadão a Aroldo dos Santos Leda, a Ivaldo Batista Costa e a medalha José Condé a João de Cássio Laurentino da Silva, respectivamente. Aroldo Leda, natural de Manaus-AM, diretor do Sindloja, possui vasta experiência no ramo empresarial e foi fundador de diversas marcas de grande importância e, em sua fala, agradeceu a todos os presentes no evento e pela honraria.

Nascido em Carpina, Pernambuco, Ivaldo Costa, biografou a vida de várias personalidades caruaruenses em formato de cordel e tem participado ativamente da vida cultural do município. Na tribuna, em discurso bem-humorado, Ivaldo contou sua história e declamou cordéis de sua autoria, dedicados aos outros homenageados, como símbolo do seu vínculo com a Capital do Forró. João de Cássio, com extensa carreira docente na cidade de Caruaru, ao receber a comenda, emocionado e grato, citou a importância dos convidados em sua trajetória. “Para caminhar, precisamos de amigos e amigas, e todos vocês estão caminhando comigo”, concluiu.

Em Petrolina, Raquel encontra entidades e destaca força do Sertão pernambucano


Foto: Tiago Calazans

A pré-candidata a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), cumpre agenda, nesta quinta-feira (2), em Petrolina, Sertão do São Francisco. Durante toda a manhã, Raquel visitou empresas e entidades, ouvindo demandas e sugestões de especialistas e empresários, a fim de reforçar o seu projeto por Pernambuco.

O primeiro compromisso da tucana foi uma visita ao Distrito de Irrigação Nilo Coelho (DINC). Referência na região, o projeto, que funciona em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco (Codevasf), possui 41 mil hectares de área cultivável, sendo 80% localizada em Petrolina. A estrutura garante cerca de 120 mil empregos diretos e indiretos, tornando-se um dos maiores projetos irrigados públicos do país.

Durante a visita, o pré-candidato a deputado federal, Guilherme Coelho, e também presidente da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), pontuou a importância do cultivo de frutas na região. “Durante o período de pandemia, a exportação de frutas só fez crescer. O mundo começou a entender que a alimentação saudável é fundamental. A fruta mais exportada em 2021 foi a manga, e a uva, a terceira, e cerca de 40% delas saem daqui. A fruticultura gera emprego e renda”, explicou.

A presidente estadual do PSDB também se reuniu com um grupo de contadores. A Política Tributária em Pernambuco foi o tema que norteou toda a conversa, destacando que a forma que o Governo do Estado atua hoje não favorece quem investe ou quer investir no estado. “O que acontece, hoje em dia, entre os vários exemplos que podemos dar, é que o pequeno empreendedor fomenta o Governo do Estado, e não ao contrário. A ordem é inversa e burocrática”, explicou o professor e pré-candidato a deputado estadual, Allan Maux.

“Pernambuco é o pior estado do Brasil para empreender, segundo o Banco Mundial. Precisamos desburocratizar processos para quem quer investir no estado. Em Caruaru, logo quando chegamos, o tempo para abrir uma empresa era de seis meses. Hoje, se resolve em até um mês. A lógica tributária precisa seguir a lógica de investimentos no estado, mas, hoje, não existe lógica. Precisamos criar um modelo que seja viável e traga resultados positivos. Uma política tributária que faça a máquina funcionar e não trate os empresários como inimigos do estado”, frisou a pré-candidata.

A agenda da manhã encerrou nos estúdios da Rádio Grande Rio. A pré-candidata, acompanhada da deputada Priscila Krause, trouxe para a conversa um pouco da sua experiência à frente da Prefeitura de Caruaru, principalmente sobre os desafios durante a pandemia e dos números positivos gerados, mesmo com a crise sanitária. Atualmente, Caruaru figura na primeira colocação no ranking dos municípios do interior do Estado com a maior concentração de postos de trabalho, de acordo com os dados oficiais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

“Não estou sozinha nos meus desafios e sei que podemos fazer muito por Pernambuco. A gente, aqui em Petrolina, com o Rio São Francisco e a sua fartura de água, mesmo assim falta água na torneira do povo. Esse é só um dos vários exemplos que posso dar da total isenção de quem deveria cuidar do nosso povo”, destacou Raquel.

Acompanharam a agenda também o pré-candidato a deputado federal, Nunes Rafael; a pré-candidata a deputada estadual, Lucinha Mota; o presidente da Câmara de Carnaubeira da Penha, Welber Santana, e o ex-prefeito de Cabrobó, Eudes Caldas.

Dupla sertaneja Vinni e Rafa prepara novo DVD e EP autoral

Um pouco mais de um ano depois de lançar a música “Chorando na Plateia” Feat com Solange Almeida, a dupla Vinni e Rafa celebra que a música chegou no topo das paradas de sucesso. Os cantores comemoram o bom momento da carreira e seguem a mil na finalização de seus novos trabalhos, que serão lançados ainda neste primeiro semestre. Vem por aí um EP inteiramente autoral e um DVD novinho.

A dupla Vinni e Rafa foi formada em Goiânia e vem despontando no cenário musical do Brasil. Depois de serem apadrinhados por Solange Almeida, novos caminhos se abriram e os artistas são só felicidade. Nesse 1 ano de lançado, o hit “Chorando na Plateia” já ultrapassa 1 milhão de visualizações no Youtube.

Vinni e Rafa aproveitam cada detalhe da carreira para compartilhar com os fãs através da sua conta no instagram (https://www.instagram.com/vinnierafa/).

Cinco dicas para acelerar a jornada de diversidade e inclusão nas empresas

Diversidade e inclusão são temas que vem ganhando espaço de discussão na sociedade e no âmbito empresarial. Segundo o diretor da Diversifica, Leonardo Drummond, pesquisador, professor, e profissional com 20 anos de experiência em diferentes organizações, com os temas relacionados ao ESG (ambiental, social e da governança), cresce a importância do diálogo sobre como implementar a jornada de diversidade, equidade e inclusão nas empresas.

“Ainda há um extenso caminho a se percorrer. Valorizar a diversidade nos quadros funcionais é o principal caminho rumo a um futuro de sucesso, e as empresas que não acelerarem esse processo estão sob risco de serem vistas como ultrapassadas e colherem piores resultados, inclusive perdendo clientes, parceiros de negócios e até profissionais talentosos”, explica.

E eis que surge a dúvida: como fazer isso na prática? Leonardo enumera cinco dicas que podem ajudar as empresas que querem adotar a inclusão e a diversidade como missões institucionais:

1) Contrate especialistas em D&I: Ter um profissional dedicado à gestão da diversidade e inclusão, comprometido com práticas de ESG, facilita o mapeamento e a compreensão dos desafios da empresa e garantirá que as ações voltadas para esses valores sejam constantes ao invés de ocasionais.

2) Aplicar um Censo de Diversidade: É uma pesquisa para conhecer o perfil das pessoas que trabalham na empresa por meio do levantamento de dados pessoais e funcionais, considerando aspectos sociais, econômicos e ambientais. Questões sobre o clima da diversidade na organização também podem ser coletadas. Os resultados mostram o quão diversa e inclusiva a organização é. A partir daí, podem ser definidos objetivos e metas que deverão se desdobrar em um plano de ação para acompanhamento baseado em dados.

3) Para o RH – Recrutamento às cegas: Entrevistas realizadas “cara a cara” transmitem mais pessoalidade, mas ao mesmo, algum detalhe da aparência pode acabar afetando – ainda que inconscientemente – a decisão do recrutador. Os vieses inconscientes afetam a tomada de decisão. A seleção feita às cegas propõe foco no que é importante no processo: as competências da pessoa que se candidata à vaga.

4) Fomentar debates raciais: O racismo é estrutural na nossa sociedade. Desconstrui-lo é papel de todos nós, como representantes da empresa e também como indivíduos. Essas ações precisam acontecer para além do dia 20 de novembro. E nós, pessoas brancas, também precisamos adotar atitudes antirracistas. Devemos fomentar também outras discussões sobre diversidade, mas como consultor eu percebo que o debate racial é urgente em todas as organizações.

5) Usar a força de trabalho multigeracional a favor da empresa: Com o aumento da longevidade e a aposentadoria tardia, o encontro de gerações no ambiente de trabalho é inevitável e maravilhoso, no sentido de reunir uma potência de forças. Uma geração tem muito a aprender com a outra e os resultados desse encontro são excelentes para a produtividade, criatividade e inovação. No entanto, para que essa convivência não seja conflituosa, as empresas precisam estar preparadas.