quarta-feira, 24 de junho de 2026

Prefeitura de Caruaru intensifica ações de combate e prevenção à Covid-19


Fotos: Elvis Edson

pandemia causada pela Covid-19 nos privou, por dois anos, de comemorar o São João de Caruaru. Com o avanço da vacinação e com a flexibilização no Plano de Convivência com a Covid-19, este ano, será possível celebrar essa festa que deixou tanta saudade.

Mas, para que isso seja feito com segurança, as equipes da Secretaria de Saúde de Caruaru estarão, durante todo o evento, realizando orientações, testagem para detecção da doença e ofertando vacinas para as pessoas que residem no município e para os turistas que, eventualmente, estejam com alguma dose em atraso.

É importante que quem já esteja no prazo de tomar a segunda dose (D2) ou a dose de reforço (D3), que faça o quanto antes. Atualmente, a primeira dose de reforço (D3) está sendo aplicada em pacientes que tenham mais de 18 anos e tenham tomado a D2 há quatro meses, adolescentes grávidas e imunussuprimidos também podem tomar a dose de reforço.

Já a segunda dose de reforço, também chamada de 4ª dose (D4) está sendo aplicada em idosos com 60 anos ou mais e pacientes imunissuprimidos com mais de 18 anos e que tenham tomado a 3ª dose há quatro meses. As crianças e adolescentes de 5 a 17 anos, são considerados com esquema vacinal completo, tomando a D1 e a D2.

A obrigatoriedade para o esquema vacinal completo se aplica aos locais fechados. Porém, a Secretaria de Saúde de Caruaru, diante do aumento de casos de doenças respiratórias, principalmente, entre as crianças, recomenda o esquema vacinal completo para que se possa curtir os festejos juninos com maior tranquilidade e garantindo a segurança e bem-estar de todos.

“Se você está apto a tomar as vacinas que protegem contra Covid-19, a gripe, que faça essa imunização o quanto antes para evitar uma maior circulação viral durante os dias de festa e para que possa se proteger dessas doenças que ainda estão causando graves problemas à saúde, principalmente, entre as crianças”, disse a coordenadora do PNI Caruaru, Tatiane Lino.

São João 2022: Prefeitura de Caruaru realiza reunião com comerciantes cadastrados

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), vai realizar reunião com os comerciantes já cadastrados para comercialização no São João 2022. O encontro será nesta quarta-feira (1º), a partir das 17h, no auditório do Senac, no bairro Indianápolis.

Na ocasião haverá a entrega dos alvarás de funcionamento e das credenciais de identificação, bem como serão repassadas instruções sobre aspectos importantes relacionados ao evento, tais como: o sistema de segurança, os horários das atividades, dentre outros.

A Sefaz ressalta que o cadastro dos comerciantes veteranos já foi concluído e que está em andamento o cadastro reserva, contabilizando, aproximadamente, 500 comerciantes aptos a vender durante a realização do Maior e Melhor São João do Mundo.

“A gente entende que é um momento importante para esses comerciantes, ou seja, são dois anos sem poder realizar a maior festa junina do Brasil. E é justamente pensando na grandiosidade, na organização do evento; bem como, na segurança e proteção do próprio comerciante e da população em geral, que vamos reforçar as diretrizes que já foram repassadas no ato do cadastro e conforme constam no TAC, no Decreto e nos termos assinados por eles”, reforçou a secretária da Sefaz, Simone Benevides.

O encontro contará com a presença de representantes dos órgãos de segurança pública, como a Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, além de representantes das secretarias que fazem parte do Comitê Gestor do São João de Caruaru.

Frente ao cenário de chuvas no Recife, Anderson Correia visita abrigos de animais e leva doações

O vereador e pré-candidato a deputado federal, Anderson Correia (PP), esteve, nesta segunda-feira (30), visitando abrigos de animais na cidade do Recife, para se solidarizar e ajudar estes locais, levando mantimentos como sacos de rações, além de apoiar estas instituições e orientá-las frente à situação caótica de chuvas que assolou a capital pernambucana no último fim de semana.

“Sabemos que o momento é difícil e precisamos olhar para todos com o olhar de solidariedade na prática. Por isso, fomos até o Recife para ajudar estas casas de passagem que fazem um trabalho incrível no âmbito da causa animal e mais do que nunca precisa da ajuda de todos devido às fortes chuvas que caíram sobre toda Região Metropolitana. Continuaremos observando o cenário atual para ajudarmos de todas as formas possíveis todas as pessoas e também os nossos animais não-humanos”, destacou o edil.

Em dez anos, Prefeitura do Recife gastou 17% do previsto em obras de urbanização nas áreas de risco, afirma Priscila Krause

Foto: Mariana Carvalho

A deputada estadual Priscila Krause (Cidadania) publicou nas redes sociais um vídeo apontando a execução orçamentária da Prefeitura do Recife, de 2013 a 2022, na ação Urbanização das Áreas de Risco: de acordo com a parlamentar, a dotação orçamentária total disponível para as obras soma nesse período de dez anos R$ 981 milhões, mas só foram efetivamente executados (gastos) R$ 165 milhões, que representam 17% do disponibilizado nos orçamentos. Os dados também apontam que nesse mesmo período a ação recebeu apenas 0,38% de toda a despesa utilizada pela administração municipal (R$ 42,1 bilhões).

“Estamos priorizando a rede de solidariedade, buscando ajudar as famílias vitimadas por essas chuvas, mas não podemos deixar de alertar que a situação no Recife tem vinculação direta com o enfraquecimento das políticas estruturadoras nos morros. Enquanto a própria Prefeitura reservou em seus orçamentos um bilhão de reais em dez anos para obras nos morros, os gastos efetivamente realizados não chegaram a vinte por cento disso. Enquanto isso, outras ações menos estruturadoras, como o recapeamento asfáltico, por exemplo, recebeu investimentos nesse mesmo período de quatrocentos e sessenta e cinco milhões, enquanto havia dotação de trezentos e setenta, ou seja, superou em cem milhões o previsto”, afirmou.

De acordo com a parlamentar, o retrato da execução orçamentária da Prefeitura do Recife nos últimos dez anos com a ação Urbanização das Áreas de Risco, no âmbito da subfunção Infraestrutura Urbana, retrata a descontinuidade das ações estruturais da capital pernambucano com ações de prevenção nos morros. “Para se ter uma ideia, a atual gestão, iniciada em 2021, gastou mais com recapeamento asfáltico (R$ 84,1 milhões) ou com ações de comunicação (R$ 71,9 milhões) do que em obras de urbanização das nas áreas de morros (R$ 55,1 milhões). Evidente que houve um volume de chuva muito grande, mas a gestão pública sabe que o período de abril a agosto é bastante chuvoso e mesmo assim não houve prioridade nessas ações”, relatou.

Ainda conforme os dados apurados pelo gabinete da parlamentar, o volume de R$ 165 milhões em gastos em obras nos morros representam apenas 0,38% da despesa realizada pelo município do Recife de janeiro de 2013 até maio de 2022 (R$ 42,1 bilhões). “O Recife é de longe a capital com maior disponibilidade de recursos do estado e andou para trás, esqueceu as ações estruturadoras nos morros. É preciso corrigir esse caminho de forma efetiva e urgente”, finalizou.

Coluna Esplanada

BRASÍLIA, TERÇA-FEIRA, 31 DE MAIO DE 2022

Cenário de risco

O cenário do segundo semestre pode ser de risco se o Brasil não assumir uma grande campanha nacional de vacinação contra o Covid-19 para alcançar a meta de 90% de cobertura vacinal em 90 dias. Esse foi o alerta feito pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) à Comissão Intergestores Tripartite (CIT), que reúne o Ministério da Saúde e representantes das áreas de saúde dos estados e municípios. Os secretários também estão preocupados com a interrupção na queda de casos, com nova tendência de crescimento, que poderá repercutir nas próximas semanas em aumento de internações e óbitos.

InfoGripe

A alerta do Conass tem respaldo: o recente boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), mostra que o Brasil apresentou aumento de casos de Covid-19 em todas as regiões durante os últimos dias.

Proteção

Devido ao recrudescimento de casos, o uso de máscaras voltou a ser recomendado em várias cidades do País, como Nova Lima (MG), Betim (MG), Londrina (PR), Curitiba (PR), São Bernardo do Campo (SP) e Canoas (RS).

Rejeição

Depois de o ex-presidente Lula selar aliança com Alexandre Kalil (PSD), o presidente Bolsonaro tenta se reaproximar do governador Romeu Zema (Novo). Sem avanços, por ora: Zema não quer vincular sua campanha à disputa nacional devido à rejeição ao governo Bolsonaro no Estado.

Caso Genivaldo

A oposição no Congresso atua em duas frentes para desgastar o governo Bolsonaro tendo como pano de fundo a trágica morte de Genivaldo de Jesus, em Umbaúba (SE), após truculenta abordagem de policiais rodoviários federais. Na Câmara, o PT quer convocar na Comissão de Trabalho o ministro da Justiça, Anderson Torres, e o diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques.

Missão

No Senado, a Comissão de Direitos Humanos – dominada pela oposição – vota amanhã requerimento que determina a criação de uma missão de senadores que irá acompanhar as investigações da morte. Os deputados Reginaldo Lopes (PT-MG), João Daniel (PT-SE) e Márcio Macêdo (PT-SE) também protocolaram projeto que pede indenização de R$ 1 milhão a familiares de Genivaldo.

Desconfiança

O deputado federal Luciano Bivar (União Brasil-PE) lança hoje, em Brasília, sua pré-candidatura à Presidência sob desconfiança e divisão do próprio partido. Isso porque ele aparece zerado – sem pontuação – nas recentes pesquisas eleitorais e, nos Estados, dirigentes da legenda defendem apoio a Bolsonaro.

Bonde da Michelle

Os custos do passeio de dez dias a Israel da primeira-dama Michelle Bolsonaro – acompanhada pela ex-ministra Damares Alves, pelo maquiador Agustin Fernandez e pastores – permanecem sob segredo sagrado. À Coluna, a Presidência diz que “não tem um retorno” sobre o questionamento dos valores da viagem.

Preço

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) vai contestar judicialmente a decisão, anunciada na semana passada pela Petrobras, de venda da Refinaria Lubrificantes e Derivados do Nordeste (Lubnor), no Ceará, à empresa Grepar Participações Ltda por US$ 34 milhões. Segundo estudo do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo e Gás Natural, o preço negociado representa, pelo menos, 55% do seu valor em comparação com os cálculos estimados.

Turismo rural

A Comissão de Turismo da Câmara aprovou projeto (PL 4032/2020) que inclui a exploração do turismo rural entre as atividades passíveis de tributação. Hoje, a lei não reconhece esta modalidade de turismo como uma das formas de aproveitamento econômico das fazendas. Somente agricultura e pecuária estão previstas em lei. A proposta é de autoria do deputado Herculano Passos (Republicanos-SP).

Parceria eleitoral

O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vão firmar parceria de trabalho visando à fiscalização do processo eleitoral e o combate às fake news. O MCCE vai mobilizar mais de 70 organizações que integram a rede de parceiros do movimento.

Sob pressão

Pesquisa do Instituto Ayrton Senna com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo mostra que a pandemia prejudicou a condição psicológica de estudantes: 33% dizem hoje ter dificuldades de concentração sobre o que é transmitido em sala de aula; outros 18,8% disseram se sentir “totalmente esgotados e sob pressão”.

Caruaru inicia aplicação da dose de reforço em adolescentes

Os adolescentes de 12 aos 17 anos, que tenham tomado a segunda dose (D2) da vacina contra Covid-19 há quatro meses ou mais, já poderão tomar a dose de reforço, também chamada de terceira dose (D3). De acordo com a Nota Técnica n°35/2022 do Ministro de Saúde (MS), o público pode receber os imunizantes Pfizer e ConoraVac, desde que respeitado o intervalo entre as doses.

“Estamos prestes a iniciar os festejos juninos no município, onde naturalmente haverá uma circulação maior do vírus. Com essa proteção extra, os adolescentes estarão mais protegidos e poderão curtir os festejos com maior segurança”, disse a coordenadora do PNI, Tatiane Lino.

Para receber o imunizante, os pais e/ou responsáveis poderão levar os adolescentes no ponto de vacinação localizado na Via Parque, no trecho em frente ao INSS. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h e das 17h às 20h. Já nos sábados, domingos e feriados, o horário é das 8h às 18h. É necessário levar cartão SUS ou CPF, além do comprovante de vacinação com as doses anteriores.

Os adolescentes que precisarem se vacinar desacompanhados deverão apresentar o termo de responsabilidade assinado pelo responsável. O termo está disponível no site Vacina Caruaru (http://www.vacina.caruaru.pe.gov.br)

Além da Via Parque, outros sete pontos de vacinação funcionam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Confira os locais de vacinação:

Centro de Saúde Boa Vista
Endereço: Rua Cabo, s/n° Cohab I
Horário: 8h às 12h e 13h às 16h (de segunda a sexta-feira)

Unidade Dr. Antônio Vieira
Endereço: Rua Presidente Artur Bernardes, s/n° Salgado
Horário: 8h às 12h e 13h às 16h (de segunda a sexta-feira)

AME Maria Lira
Endereço: Rua Francisco Maximiniano, n° 280, Rendeiras
Horário: 8h às 12h e 13h às 16h (de segunda a sexta-feira)

Agamenon 1 e Encanto da Serra
Endereço: Rua Marieta Cruz, s/n°, Bairro Agamenon
Horário: 8h às 12h e 13h às 16h (de segunda a sexta-feira)

Indianópolis l e Il
Endereço: Rua Monteiro Lobato, n° 480, Indianópolis
Horário: 8h às 12h e 13h às 16h (de segunda a sexta-feira)

Demóstenes Veras e Novo Mundo
Endereço: Av. Recife, s/n° Lot. Demóstenes Veras
Horário: 8h às 12h e 13h às 16h (de segunda a sexta-feira)

AME Pedro Justino
Endereço: Rua Joaquim Alves de Souza, s/n°, Vila Kennedy
Horário: 8h às 12h e 13h às 16h (de segunda a sexta-feira)

AETPC lamenta acidente envolvendo ônibus da associação

A Associação das Empresas de Transporte de Passageiros de Caruaru (AETPC) lamenta o acidente ocorrido na manhã desta segunda-feira (30), envolvendo um ônibus de uma das empresas associadas. A AETPC informa que as manutenções preventivas e corretivas são realizadas periodicamente em todos os veículos da frota mas, ainda sim, houve uma falha mecânica que acarretou no acidente. A Associação, assim como a empresa associada, se coloca à disposição para mais esclarecimentos que por ventura possam surgir e reitera o compromisso de prestar um serviço de qualidade para seus usuários. Apesar da gravidade do ocorrido, não houve vítima fatal e as vítimas foram prontamente atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e pelo Corpo de Bombeiros.

UFPE permanece com atividades remotas nos dias 30 e 31

Considerando os transtornos causados nos últimos dias pelas fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana do Recife, a UFPE permanecerá com as atividades administrativas e acadêmicas de forma remota nestas segunda (30) e terça-feiras (31), nos seus três campi (Recife, Vitória e Agreste).

A Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) está, desde o início das chuvas, monitorando o impacto em toda a Universidade. Neste sentido, é fundamental o apoio para garantir acesso às salas para um monitoramento adequado da infraestrutura.

CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO – A UFPE informa ainda que continua a receber doações de itens de higiene básica, alimentos, cobertores e roupas, que serão entregues a associações comunitárias que lidam com as famílias atingidas pelas águas e os desabrigados na Região Metropolitana do Recife. Os donativos devem ser entregues no hall da Reitoria da Universidade.

Ação social com serviços gratuitos é realizada no Residencial Jardins

Foto: Edson Elvis

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, realizou, no sábado (28), uma ação social com vários serviços gratuitos para os moradores do Residencial Jardins. A ação é uma parceria da Gerência de Habitação de Interesse Social com a Faculdade ASCES.

Na programação, os alunos dos cursos de Nutrição, Enfermagem, Odontologia e Fisioterapia realizaram exames de avaliação bucal, nutricional, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, ventosaterapia, auriculoterapia, atividades físicas, atualização do Cadastro Único e informações sobre situação habitacional do empreendimento. Além disso, também foi oferecido aconselhamento jurídico para mulheres vítimas de violência doméstica, através da Secretaria de Políticas para Mulheres.

“Essas ações foram programadas nos Residenciais Luiz Bezerra Torres, Alto do Moura e Jardins, visando oferecer oportunidade de socialização entre os moradores que residem nos empreendimentos. Mas, nosso objetivo principal é melhorar a qualidade de vida dos beneficiários, oferecendo atividades e práticas saudáveis, melhorando as condições das famílias e da comunidade em geral”, afirmou a gerente de Habitação de Interesse Social, Fernanda Chagas.

Imposto de Renda: prazo para entrega da declaração à Receita Federal acaba nesta terça (31)

Os contribuintes que ainda não declararam o Imposto de Renda 2022 têm apenas até esta terça-feira (31) para prestar contas à Receita Federal. Na última sexta-feira, cerca de 5,2 milhões de declarações ainda não haviam sido entregues. Quem perder o prazo paga multa de 1% ao mês sobre o imposto devido. 

Segundo a Receita, o valor mínimo da multa é de R$ 165,74, mas pode chegar a 20% do IR. O contribuinte que não declarar dentro do prazo também vai enfrentar restrições. O CPF fica irregular, o que impede o cidadão de fazer empréstimo em bancos ou prestar concurso público, por exemplo. 

Marcyo Franco Fortes, diretor de uma empresa contábil, dá dicas para as pessoas que ainda não fizeram a declaração do IR. “Se for procurar um profissional qualificado, um contador para ajudá-lo a fazer essa declaração, ele tem que correr porque o prazo termina no dia 31. A dica seria ir atrás de toda a documentação necessária para fazer a declaração de IR. A gente sempre aconselha a procurar um profissional qualificado para não ter surpresas no ano que vem”, recomenda. 

Franco diz que os contribuintes que optarem por fazer a declaração por conta própria devem ficar atentos na hora de deduzir os valores gastos com saúde. Segundo ele, a Receita Federal está mais rigorosa e nem tudo é passível de dedução. Além disso, ele alerta que é comum os contribuintes deixarem para prestar contas ao Leão em cima da hora e acabam se surpreendendo. 

“Muita gente chega faltando cinco dias, por exemplo, para declarar o imposto de renda com um monte de situações que deveriam ter sido recolhidos os impostos no ano anterior e não foi feito. Por falta de conhecimento, ele pode pagar multas relativamente altas para a Receita Federal”, afirma. 

Quem deve declarar o IR

A Receita Federal exige que todos os contribuintes que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2021 devem fazer a declaração do IR. Para quem trabalha com atividade rural, a obrigatoriedade vale para os casos em que a receita bruta no ano passado foi superior a R$ 142.798,50.  

Também deve declarar: quem tem rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte acima de R$ 40 mil; aquele com patrimônio superior a R$ 300 mil e os que tiveram ganho de capital na alienação de bens ou direitos ou fizeram operações na bolsa de valores, incluindo os dependentes. A entrega da declaração é exigida também de quem passou a residir no Brasil no ano passado e para as pessoas que venderam imóveis residenciais e compraram outro até 180 dias depois da venda. 

Marcyo Franco dá uma dica que pode incentivar aqueles que deixaram para fazer a declaração de última hora tentarem prestar contas mais cedo no ano que vem. “As declarações vão entrando nos lotes de ressarcimento da Receita Federal e as primeiras declarações são as primeiras a serem analisadas e restituídas. Se você deixar por último, você vai ser o último lote a receber”, indica. 

Fonte: Brasil 61