quarta-feira, 24 de junho de 2026

Raquel Lyra fala sobre os desafios de empreender no estado, em encontro com empresários do LIDE Pernambuco

A pré-canditada a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), participou, na noite desta quarta-feira (11), em Caruaru, de um jantar promovido pelo Grupo de Lideres Empresariais de Pernambuco (LIDE). O encontro, que reuniu representantes do LIDE Futuro, composto por 185 lideranças com até 43 anos, trouxe para o debate o desenvolvimento do estado e a importância do fortalecimento econômico em todas as regiões de Pernambuco.

Referência de liderança feminina no estado, a presidente estadual do PSDB reforçou a necessidade de um governo parceiro e que não tenha o empresariado como inimigo. “Vivemos um momento difícil em Pernambuco. De acordo com o Banco Mundial, somos o pior estado do país para empreender. São desafios que existem e que carecem de uma atenção especial do governo para a criação de um ambiente favorável para empreender”, exclamou.

Raquel também destacou o trabalho realizado enquanto prefeita de Caruaru, na promoção e parceria com o empresariado da região. “Caruaru é terra de gente ousada, que investe na crise. À frente da gestão municipal, trabalhamos fortemente para reduzir o tempo e processos para abrir empresas e, assim, aproximar o empresariado para a região. Caruaru é cidade de gente guerreira, imagina com a ajuda do estado? Somos o segundo maior Polo Têxtil do país e sofremos com questões básicas, como a falta d’água. Hoje é uma verdadeira via crucis chegar ao Recife, por conta da triplicação tão sonhada por quem mora no interior, mas não tem via de escape e o que temos como opção são buracos. No aeroporto de Caruaru, só temos um voo por dia, com menos de dez lugares. Sem dúvida seria a melhor opção para o escoamento da produção do nosso Polo”, finalizou.

Após a pandemia, alfabetizar é preciso!

Escrever sobre a educação e, principalmente, sobre as escolas hoje em dia, normalmente nos coloca em dois círculos bem correlatos e estratégicos: os impactos da pandemia nos processos pedagógicos e nas políticas públicas educacionais, ou sobre os caminhos que precisamos seguir para correr atrás do prejuízo.

Hoje opto por falar do segundo aspecto. E sobre ele, tratar de uma estrada para a qual não haverá atalho: o poder público precisará focar na alfabetização como um eixo estratégico do trabalho nas escolas este ano e nos próximos.

Com base na nota técnica do Todos pela Educação (embasada na pesquisa do Pnad Contínua – Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) é possível estimar que entre 2019 e 2021, houve um aumento de 66,3% no número de crianças de 6 e 7 anos de idade que, segundo seus responsáveis, não sabiam ler e escrever.

Trata-se de uma pesquisa declaratória (respondida pelos responsáveis das crianças), e por isso questionável em alguns aspectos. Mas é emblemática por trazer um cenário aterrador para a educação brasileira. Isso pode significar que mais de 2,5 milhões de crianças deixaram de se alfabetizar na idade certa em todo o país.

E qual o caminho para virar o jogo? Para qualquer processo de recomposição de aprendizagens, o primeiro passo indicado é fazer um bom diagnóstico da situação das crianças. Entender até onde as crianças avançaram é o primeiro passo.

A alfabetização é um processo estruturado e que torna possível dividir as crianças a partir dos estágios de avanço individuais do aprendizado. Isso significa traçar qual o perfil de cada aluno (um exemplo usual de classificação dos alunos é: Pré-Silábicos, Silábicos, Silábico-Alfabéticos e Alfabéticos). Após o nivelamento dos estudantes, é necessário garantir que o planejamento pedagógico foque nas dificuldades, para que possam progredir com mais velocidade no percurso formativo a partir de atividades pedagógicas direcionadas às lacunas de aprendizagem de cada um.

Temos um bom exemplo de mapeamento de dificuldades de alfabetização consolidado nas escolas de Caruaru-PE no início de 2022, com a construção de uma ferramenta de monitoramento chamada de “Alfabetômetro”. Trata-se de um Power BI (um painel interativo de visualização de dados) alimentado por dados de sondagem dos estudantes em todas as turmas do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental.

O painel funciona como um termômetro, que identifica os níveis de aprendizado dos estudantes das escolas da rede municipal, e permite visualizar em diferentes níveis, qual o percurso de alfabetização precisa ser planejado até que todos sejam classificados como plenamente alfabetizados.

Para os professores, ele é útil pois permite planejar as aulas com base nas dificuldades reais de cada aluno, reorganizando o trabalho para atender as suas lacunas. Para a secretaria de educação, a ferramenta permite identificar quais as escolas com mais dificuldade, bem como identificar se é necessário produzir materiais de apoio ou fortalecer a formação dos professores em algum ano específico do ciclo de alfabetização.

Independente da estratégia adotada pelas escolas ou pelas secretarias de educação, o ponto central é que a alfabetização seja colocada com um eixo basilar do planejamento estratégico, planejada a partir de um bom diagnóstico, onde cada estudante possa ser atendido de acordo com as suas necessidades reais de aprendizagem.

João Paulo Cêpa é ex-secretário de Educação e Esportes de Caruaru-PE, consultor educacional e gerente de Articulação e Advocacy do Movimento pela Base

@joaopaulo_cepa (instagram)

PE: Governo Federal repassa mais R$ 20,7 milhões para ampliar acesso à água

O Governo Federal vai repassar R$ 20,7 milhões para a continuidade das obras da Adutora do Agreste Pernambucano. A estrutura é complementar ao Eixo Leste do Projeto de Transposição do Rio São Francisco e vai beneficiar, na primeira etapa, cerca de 1,3 milhão pessoas em 23 cidades de Pernambuco.

O investimento do Governo Federal na primeira etapa da adutora é de mais de  R$ 1,24 bilhão. Desse total, quase R$ 290 milhões foram repassados desde 2019

A Adutora do Agreste Pernambucano vai beneficiar, nesta primeira etapa, os municípios de Águas Belas, Arcoverde, Alagoinha, Belo Jardim, Bezerros, Brejo da Madre de Deus, Buíque, Cachoeirinha, Caruaru, Gravatá, Iati, Itatiba, Lajedo, Pedra, Pesqueira, Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe, São Bento do Una, São Caetano, Tacaimbó, Toritama, Tupanatinga e Venturosa. A primeira etapa, que conta com 74,3% de execução, terá 695 quilômetros de extensão.
 
Durante a cerimônia de anúncio dos recursos, o ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, reforçou as principais ações da Pasta para ampliar o acesso à água para a população. “A Adutora do Agreste é mais uma das obras que a gente está com um conjunto de obras paralelas que levam as águas mais longe. As Vertentes Litorâneas são uma, a Adutora do Agreste é outra. Elas, em conjunto, vão totalizar três mil quilômetros de canal e vão atender muito mais brasileiros e muito mais nordestinos ainda.”

A Adutora do Agreste Pernambucano tem como principal fonte o Ramal do Agreste, considerada a maior infraestrutura para entrega de água do Rio São Francisco para Pernambuco. 

O secretário nacional de Segurança Hídrica do MDR, Sérgio Costa, também destacou a importância da obra. “O Ministério do Desenvolvimento Regional tem a água como prioridade. Levar a água para o Nordeste brasileiro é uma prioridade nossa. Nós temos que levar desenvolvimento para o Nordeste, nós temos que levar saúde”. 

Para saber mais sobre as ações de segurança hídrica do Ministério do Desenvolvimento Regional, acesse mdr.gov.br
 
Fonte: Brasil 61

Coluna Esplanada

BRASÍLIA, QUINTA-FEIRA, 12 DE MAIO DE 2022

Bolsonaro “refém”

O presidente Jair Bolsonaro joga para a plateia às vésperas da campanha, e só as próximas pesquisas vão mostrar se ele convenceu na sua farsa de tentar reduzir o preço do combustível e gás. Fato é que o chefe está voto vencido no caso e “refém” do conselho de administração da Petrobras. Bolsonaro já trocou o presidente da petroleira e acaba de nomear novo ministro de Minas e Energia, na tentativa de forçar a redução dos preços. Em vão. A Coluna obteve informação de fonte da empresa de que em recente reunião, a maioria dos conselheiros – até os que são nomeados pelo Governo como sócio-majoritário – indicaram a necessidade de novo aumento do preço da gasolina e óleo diesel.

Blindados

Bolsonaro demitiu e trocou presidente da petroleira e ministro, mas se esqueceu de trocar os conselheiros. Ou não quer demiti-los.

Dividendos

Enquanto o povo sofre com preço alto da gasolina – que contribui para o aumento semanal da inflação – a Petrobras vai pagar os maiores dividendos dos últimos anos aos acionistas neste semestre.

Redutos

Depois do lançamento da pré-candidatura e passagem por Minas Gerais, o ex-presidente Lula vai desbravar redutos bolsonaristas. Aliados de Estados das regiões Norte e Sul – onde Bolsonaro lidera – já traçam o percurso e eventos com a presença do petista nas próximas semanas.

Ajoelha e reza

O governador do Rio, Cláudio Castro, participou na manhã da última terça, 10, em Campos dos Goytacazes, da missa que celebrou o início da safra de cana de açúcar da Coagro, segunda maior produtora de etanol do estado. A primeira é a sua concorrente direta, a Nova Canabrava, cuja licença de comercialização o Governo Castro cassou em fevereiro, mas devolvida por decisão da Justiça.

Disputa de dois

Canabrava e Coagro são as únicas usinas de açúcar e álcool remanescentes no Estado. Já foram 27 no passado. Não fosse a decisão da Justiça, só restaria a Coagro – presidida pelo vice-prefeito Frederico Paes e funciona nas instalações da antiga Usina Paraíso, do empresário Renato Abreu, dono da MPE. Próximo da família do ex-prefeito Washington Reis, Abreu esteve envolvido na Lava Jato (Operação Radioatividade), referente a obras de Angra 3.

CIA

Governo e oposição travam uma batalha na comissão de Relações Exteriores da Câmara por causa do pedido do Psol para que o ministro Augusto Heleno preste explicações sobre a conversa com o diretor da Agência Central de Inteligência (CIA), William Burns. Em maioria, bolsonaristas vão marcar presença em todas as sessões para barrar o requerimento.

Escanteada

Ex-ministra do governo Bolsonaro, a deputada Flávia Arruda (PL-DF) foi escanteada por integrantes da cúpula do Governo que têm apoiado – nos bastidores – a adversária e também ex-ministra Damares Alves (Republicanos). Enfraquecida, Flávia pode retirar a candidatura ao Senado e tentar mais um mandato na Câmara.

OAB e energia

As falhas no fornecimento de energia elétrica no Amapá fez com que a OAB solicitasse que a Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados convoque os diretores da Equatorial Energia, empresa responsável pelo desabastecimento. “Este é um problema de todo o país, é preciso assegurar que o fornecimento de energia, insumos básico, seja permanente em todo o Brasil”, diz o advogado Auriney Brito, presidente da OAB-AP.

Arrecadação

A Central Brasileira do Setor de Serviços (Cebrasse) produziu uma nova nota técnica traçando a composição da arrecadação e a destinação tributária durante todo o ano. No levantamento é possível constatar que a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios arrecadaram R$ 2,4 trilhões em 2020. Segundo o diretor da Central, Jorge Segeti, “o governo ainda gasta muito mal e faz poucos investimentos”.

Mínino

O salário mínimo no Brasil deveria ser de R$ 6.754,33, aponta o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), tendo como base os preços do mês de abril. Valor muito superior aos atuais R$ 1.212.

Convocação

Insatisfeito com as promessas não cumpridas do presidente Jair Bolsonaro (PL), o Sindicato dos Delegados de Polícia Federal do estado do Rio de Janeiro convocou a categoria para manifestação nesta quinta-feira, 12, no Aeroporto Santos Dumont.

Raquel Lyra assina carta-compromisso no Coren-PE e defende a valorização dos enfermeiros

A pré-candidata ao Governo de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), assinou, nesta quarta-feira (11), uma carta-compromisso com as principais demandas apresentadas pelo Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren/PE). O presidente do conselho, Gilmar Júnior, recebeu a tucana na sede da entidade, no Bairro da Boa Vista.

Raquel destacou que os profissionais de enfermagem são essenciais no cuidado à saúde dos pernambucanos. “Precisamos garantir a valorização, capacitação e remuneração dos mais de 126 mil enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem de Pernambuco, indo além dos pleitos nacionais da categoria, com responsabilidade e compromisso”, afirmou a pré-candidata.

Prefeitura de Caruaru realizou quarta reunião da Câmara Intersetorial de Prevenção do Juntos Pela Segurança


Fotos: Felipe Correia

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Ordem Pública (Secop), ao lado de representantes dos poderes públicos Federal e Estadual e demais entidades, realizou, nesta terça-feira (10), a quarta reunião da Câmara Intersetorial de Prevenção, com foco no planejamento e balanço das ações de combate à violência na Capital do Agreste.

O encontro aconteceu na Sala de Monitoramento da Prefeitura de Caruaru e iniciou detalhando as atuações de prevenção dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) e Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP), com destaque para as ações integradas da Guarda Municipal com as forças de segurança para inibir o tráfico de drogas no Centro da cidade.

Outro ponto importante partiu dos representantes da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) para intensificar a segurança nas ruas do comércio que, por conta do São João, a movimentação será maior. Pedido esse, que foi acatado pelos participantes da reunião.

“Na reunião de hoje, pontuamos novas solicitações, estamos concluindo várias demandas, todas relacionadas à segurança pública. Aproveitamos o momento também para reforçar todo o planejamento para o mês de junho. A união de todos vai garantir mais um São João em paz para Caruaru”, garantiu o secretário de Ordem Pública, coronel Patrício Filho.

A Câmara Intersetorial de Prevenção tem como objetivo a antecipação de causas que tornam a sociedade vulnerável, oportunizando a sensação de segurança, fortalecendo o convívio social e evitando a prática da violência e da criminalidade. Os encontros acontecem a cada 15 dias.

Chefs ministrarão aulas de culinária no Festival Gastronômico Casa Rosa

O Festival Gastronômico Casa Rosa oferecerá vasta programação de aulas de culinária, neste final de semana, no Mercado Cultural Casa Rosa, no Parque 18 de Maio.

Desta sexta-feira (13) até o domingo (15), os visitantes do, já consolidado, equipamento turístico de Caruaru terão oportunidade de acompanhar os ensinamentos, dicas e demais conteúdos que serão repassados por chefs renomados sobre os mais variados tipos de iguarias e bebidas.

Na sexta-feira, a programação será composta por aulas dos chefs Leandro Ricardo, Rapha Vasconcelos e Jonas Cavalcanti, no sábado, ela será preenchida por apresentações dos especialistas Dani Sette, Negralinda, Fernando Bartender e Lúcia Soares, bem como, no domingo, por aulas de Hellida Kelsch, Just Madá e Antônio Nogueira.

A entrada no Mercado Cultural é gratuita e por lá os visitantes ainda poderão acompanhar shows musicais e degustar deliciosos pratos da gama de restaurantes que vem participando, desde o último mês de abril, do Festival Gastronômico.

Este último é uma iniciativa da Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Economia Criativa (Sedetec), em conjunto, com o Instituto Cesar Santos e o Sebrae-PE.

Confira a programação

Sexta-feira (13)

Leandro Ricardo – 9h às 10h
Rapha Vasconcelos – 10h30 às 11h30
Jonas Cavalcanti – 12h às 13h

Sábado (14)

Dani Sette – 9h às 9h45
Negralinda – 10h às 10h45
Fernando Bartender – 11h às 11h45
Antônio Nogueira – 12h às 12h45

Domingo (15)

Hellida Kelsch – 9h às 10h
Just Madá – 10h30 às 11h30
Lúcia Soares – 12h às 13h

Raquel Lyra defende que Governo do Estado valorize conselheiros tutelares

A pré-candidata ao Governo de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), esteve, na terça-feira (10), com cerca de 300 conselheiros tutelares, durante o 8º Encontro Nacional de Prevenção e Enfrentamento ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, realizado em Santa Cruz do Capibaribe. Na ocasião, a tucana falou sobre as demandas na assistência social dos municípios pernambucanos e falou sobre as experiências de sua gestão enquanto prefeita de Caruaru.

“Em Caruaru, temos três casas de acolhimento reformadas e requalificadas, e uma de passagem. Recebemos o Prêmio Prefeitura Amiga da Criança, em reconhecimento a um trabalho feito a muitas mãos. Saímos de 1000 vagas de creches e passamos para mais de 7000. Viemos reafirmar o nosso compromisso com os direitos das crianças e adolescentes dos nossos municípios. Fui secretária de Juventude e, infelizmente, essa secretaria não existe mais. Foi aí que eu me aproximei da temática das creches, onde, naquela época, a gente conseguiu umas 300 creches públicas. A contrapartida era deixar a gente fazer a qualificação dos cuidadores”, enfatizou Raquel Lyra.

A presidente estadual do PSDB falou sobre investir na Educação Infantil no estado. “Sim, nós vamos construir creches em Pernambuco. Vamos construir cinco maternidades também. São coisas muito básicas, mas, quando a gente ouve os problemas da população, colocamos como prioridade”, destacou.

A postulante criticou a forma como o atual Governo do Estado trata os conselhos tutelares. “São invisíveis, não é dada visibilidade aos conselhos tutelares dos municípios. A política precisa ser feita em parceria com os municípios, que é onde a criança vive. A causa da criança e juventude não tem bandeira partidária, é de todos nós”, declarou.

Estiveram presentes também no encontro o pré-candidato a deputado estadual, Allan Caneiro (Cidadania); o ex-secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Caruaru, Carlos Braga, e o prefeito de Vivência, Guiga Nunes (Cidadania).

Taquaritinga do Norte

Ainda durante a tarde desta terça, Raquel Lyra esteve em Taquaritinga do Norte na comemoração dos 135 anos de aniversário da cidade. Na ocasião, ela também ouviu moradores e comerciantes do local. Acompanharam a agenda o vereador Galego de Tonho; os ex-prefeitos do município, Zeca e Evilásio; a ex-vereradora Rogéria; as lideranças Baiano e Adriel; Flávio Nóbrega, pré-candidato a deputado federal pelo PSDB e ex-prefeito de Surubim; e Claudeilson Oliveira, pré-candidato a deputado federal pelo PSDB e vice-prefeito de Paranatama.

Foto: Tiago Calazans

‘Salve o Ipojuca’ será realizado no próximo domingo (15), em Caruaru

O Movimento Ecológico SOS Rio Ipojuca realiza, no próximo domingo (15), em Caruaru, o ‘Salve o Ipojuca’. A ação acontece a partir das 8h da manhã, no Celeiro Eventos, com entrada principal na Avenida Cleto Campelo, no Centro, e entradas laterais enfrente à estátua de Luiz Gonzaga e ao Tiro de Guerra.

O ‘Salve o Ipojuca’ terá uma vasta programação gratuita para toda família. A abertura será com Ato Ecumênico e, em seguida, ocorrerão uma caminhada e um passeio ciclístico por alguns locais por onde o Rio Ipojuca passa em Caruaru, com retorno ao Celeiro Eventos.

Ainda serão realizados shows com vários artistas locais e regionais, a partir das 11h da manhã, todos gratuitos.

No dia 9 de maio foi instituído o Dia Municipal e Estadual do Rio Ipojuca

A palavra Ipojuca tem sua origem no tupi-guarani yapó-yuc, que significa podre, estagnado, banhado de água pútridas, pântano. O rio nasce nas encostas da serra pau d’arco, no município de Arcoverde, 876 m acima do nível do mar. Com extensão de 323,9 km, é o segundo rio mais extenso do estado de Pernambuco e, infelizmente, o terceiro rio mais poluído do Brasil. Tem percurso no sentido oeste para leste, possuindo uma extensão da área da bacia hidrográfica de 3.435,34 km². O rio corta 25 municípios pernambucanos e abrange as quatro mesorregiões (sertão, agreste, zona da mata e região metropolitana do Recife).

ALGUNS FATOS HISTÓRICOS

Em 1853, havia muitas confusões por causa de cercados as margens do rio. A população queria passar, mas era impedida porque alguns donos de terrenos nas margens do rio cercavam suas margens e, consequentemente, geravam conflitos.

Em um trecho do rio havia um poço que servia de bebedouro para o gado, coberto com uma planta rasteira denominada Caruru e uma grande quantidade de sapos Cururu; surgindo o nome de sítio “Poço Cururu”.

A primeira barragem para abastecer o município de Caruaru durante 50 anos estava localizada entre o velho “cafundó” e o “ Vassoural”. Foi construída em 1865 e durou até 1915, quando ocorreu uma enchente que rompeu o paredão da barragem.

Na década de 50, tínhamos a empresa Companhia de Navegação do Rio Ipojuca para passeios nas suas águas. O ponto de embarque das pequenas embarcações começava no final da Rua Saldanha da Gama, até ao lado do Colégio Sagrado Coração por 500 réis por passageiro.

BARONESA

Planta aquática que aparece com muita frequência no rio por ser uma planta invasora indicadora de despejo de esgoto. Sua origem é das Américas do Norte e do Sul; sua floração é no verão e desenvolvimento ocorre com muita luminosidade. Tem nomes populares como aguapé, camalote, rainha-dos-lagos, mururé, jacinto d’água, orelha-de-veado e orquídea d’água. Não tolera salinidade e suas folhas são sensíveis às geadas. Na Índia, invade plantações de arroz, impedindo o crescimento desse cereal. No Sudão, reproduziu-se tanto que impediu a navegação. O aparecimento de muitas baronesas no rio, contribui para diversos problemas, proliferação de muriçocas e ela forma um “tapete” que impede a passagem da luz e o fitoplâncton presente na água não recebendo a luz, não realiza a fotossíntese, e não produz oxigênio – uma baixa Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) e consequentemente não terá vida aquática.

OS CÁGADOS

Ocorre uma confusão entre as diferenças entre tartarugas, jabutis e cágados. Os que vivem no rio Ipojuca são cágados, que possuem respiração pulmonar e mergulham na água para obter como alimentação os dejetos.

ALGUNS PROBLEMAS AMBIENTAIS

Assoreamento – Acúmulo de sedimentos pelo depósito de terra e resíduos sólidos na calha do rio. As águas das enchentes não terão espaço dentro do rio e ocuparão toda a margem e outros espaços;

Construções irregulares – De acordo com o novo código florestal, as faixas marginais de qualquer curso d’água serão Área de Preservação Permanente (APP). Logo, um rio com 10m de largura deverá ter preservado 30 m de cada margem;

Mata Ciliar – é a formação vegetal localizada nas margens do rio. É considerada área de preservação permanente com diversas funções, evitando processos erosivos, assoreamento, construções irregulares e descarte irregular de lixo. Além disso, nutre o ecossistema aquático, o que é de fundamental importância para preservar e conservar a “saúde” do rio;

Poluição – O descarte inadequado dos resíduos sólidos contribui para a proliferação de vetores de doenças (baratas, ratos, moscas e formigas).

RECUPERAÇÃO DO RIO ESTÁ EM NOSSO PODER

Desde o período neolítico (pré-história), o homem ocupou as margens dos rios por diversas razões, como para agricultura, pecuária e para o próprio consumo humano; isso demonstra a sua importância para a história da humanidade. Precisamos conscientizar e sensibilizar a população e o poder público acerca dos problemas socioambientais do Rio Ipojuca. Dentre os principais problemas encontrados podemos destacar a poluição, o assoreamento, as construções irregulares, o desmatamento da mata ciliar, entre outros. São problemas que podem ser solucionados, com o trabalho em conjunto da população e do poder público. O ser humano tem um poder monstruoso de destruição, mas também temos a capacidade de recuperar áreas degradadas em um curto período.