terça-feira, 23 de junho de 2026

O parcelamento, a edificação ou a utilização compulsória dos imóveis.

Por Hortênsia Nunes B de Oliveira

Quando publicado, o Estatuto da Cidade (EC), lei federal nº 10.257, de 10 de julho de 2001, trouxe novos ares e expectativas, um ideal urbanístico foi implementado. A construção de sociedades mais justas vem sendo discutida para que se consiga colocar tal planejamento em prática. Sim, esta é um dos principais problemas das nossas legislações como um todo: a dificuldade de execução, da colocação em prática da norma, e quando se fala em alcançar a função social nos parece que há um fator complicador maior.

O Projeto de Reforma Urbana vem sendo buscado pouco a pouco por municípios do país diante de diversos fatores, tais como os conflitos sociais gerados pelas temáticas, legislações municipais etc. Instrumentos utilizados para colocar em prática a reforma urbana proposta pelo Estatuto da Cidade e implementar a função social da propriedade garantida pela Constituição Federal são o Parcelamento, Edificação ou Utilização Compulsórios (PEUC), Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU progressivo no tempo e a desapropriação-sanção, todos eles, utilizados por poucos municípios.

Segunda-feira (20/06) o Prefeito da Cidade do Recife encaminhou para a Câmara Municipal de Vereadores o Projeto de Lei do Executivo nº 28/2022, que visa regulamentar a aplicação dos instrumentos urbanísticos do PEUC, do IPTU Progressivo no Tempo e a desapropriação sanção.

A minuta, segundo justificativa foi objeto de um amplo processo de discussão coletiva, que envolveu diversos segmentos da sociedade e profissionais de várias entidades e de órgãos públicos com atuação nas questões urbanísticas, além de ser alvo de consulta pública.

O PEUC obriga, como o próprio nome diz, o parcelamento, a edificação e utilização do solo em determinado período. Havendo o descumprimento, o município poderá aplicar o IPTU progressivo no tempo, que é quando há a majoração da alíquota do imposto ou, ainda, subsequentemente, a desapropriação na modalidade sanção que é paga com títulos da dívida pública. Destacando que o Projeto de Lei do Município do Recife ainda traz a possibilidade da adoção do instrumento da desapropriação urbanística por Hasta Pública.

Para a aplicação do PEUC o projeto de lei traz conceitos objetivos do que será considerado um imóvel não edificado ou subutilizado, que incluem, inclusive, obras paralisadas há mais de dois anos e as edificações em ruinas. O procedimento que deve ser adotado estabelece prazo de um ano para o proprietário do imóvel notificado protocolar o documento comprobatório da utilização do bem, contado do recebimento da notificação.

Acerca do IPTU progressivo no tempo, a lei estabelece que é um tributo incidindo sobre o imóvel previamente notificado para o PEUC, caso não cumpra as condições estabelecidas. A majoração do imposto será anual e consecutiva igual ao dobro do valor da alíquota do exercício fiscal anterior, até o limite máximo de 15% do valor venal do imóvel.

A partir do primeiro ano da cobrança do IPTU progressivo o Município do Recife, tendo a lei aprovada, poderá promover, mediante o descobrimento da obrigação de parcelar, edificar ou utilizar desapropriar o imóvel por hasta pública.

Passados 5 anos de cobrança do IPTU progressivo, o projeto de Lei já normatiza que, com a ausência de cumprimento por parte do proprietário, em parcelar, edificar ou utilizar, o Município poderá proceder a desapropriação do imóvel mediante pagamento em títulos da dívida pública. Tais títulos terão prévia aprovação do Senado Federal e serão resgatados em até 10 anos, em prestações anuais, iguais e sucessivas. Por isso, desapropriação-sanção.

Tais instrumentos previstos na proposta legislativa visam promover o ordenamento territorial e beneficiar a disponibilização de imóveis para interesse social, sendo assim fortalece a Reforma Urbana. Municípios como Santo André, São Bernardo do Campo, Diadema e São Paulo, na Região Metropolitana de São Paulo, além da cidade de Maringá, no Paraná, e das cidades capitais Curitiba (PR), Goiânia (GO) e Palmas (TO) já utilizam tal instrumento.
PEUC, juntamente com o IPTU progressivo no tempo e a desapropriação-sanção e em hasta, buscam garantir a função social da propriedade, visando ocupar as áreas vazias ou subutilizadas e democratizar o acesso à terra urbanizada. Além dessas duas finalidades com viés da reforma urbana, conseguimos enxergar outras como a dinamização do setor imobiliário local e o setor tributário. Com essa explanação e a gama de finalidades, fica o questionamento: tais ações afastam ou se aproximam da ideia de Reforma Urbana?

*Hortênsia Nunes Braz de Oliveira
(hnunesboliveira@gmail.com) é advogada, pós-graduada em Direito Processual Civil, Direito Tributário e Direito público.

Rede Oblata investe em práticas integrativas para promover a saúde e bem-estar das mulheres assistidas

As irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor, por meio de sua missão profética com mulheres em contexto de prostituição, oferecem um atendimento integrado para as suas assistidas, investindo em cuidados multidisciplinares. Além do trabalho espiritual e dos acompanhamentos psicológicos, a Rede ofereceu 136 atendimentos de práticas integrativas como Reiki, Auriculoterapia, Ventosaterapia, Massoterapia e Acupuntura. Esse trabalho é focado na promoção da saúde e do bem-estar da mulher atendida, auxiliando na diminuição das queixas de dores corporais e psicossomáticas, estresse, ansiedade, depressão e insônia.

As terapias integrativas da Rede Oblata foram realizadas nos núcleos de Salvador, Juazeiro/BA e Belo Horizonte. Na capital baiana foram realizadas sessões de Reiki e Auriculoterapia. Já em Juazeiro (BA), as mulheres receberam massagens terapêuticas manuais e com ventosas. Na capital mineira, o tratamento contou com a acupuntura, florais e auriculoterapia.

Larissa Barreto, voluntária que atua na Rede Oblata em Juazeiro – Unidade Pastoral da Mulher, comenta: “A experiência de trabalhar com as mulheres é bastante enriquecedora, devido à diversidade de demandas e a possibilidade de tratar cada mulher de acordo com a sua individualidade. São sessões bem tranquilas e acolhedoras. Elas se sentem à vontade para conversar e dizer o que mais incomoda. Se mostram abertas ao tratamento e bastante felizes com os resultados positivos. Com o tratamento quinzenal nós percebemos bastante progresso como a redução de dores, ansiedade e insônia, o que ajuda no retorno e na procura pelas práticas naturais.”

A educadora social, Railane Santos, ressalta a importância dessas práticas no atendimento e criação de vínculos de confiança com as assistidas. Ela destaca que “a auriculoterapia permite que possamos conhecer mais a fundo a história de vida das mulheres, e partindo dessas histórias, é possível realizar um atendimento mais assertivo, não somente com base nas queixas, mas entendendo quais são os gatilhos que despertam suas doenças e demandas. Ao mesmo tempo, permite que se faça um acompanhamento integral em conjunto com a ventosaterapia e o atendimento psicológico.”

Uma mulher atendida pela Rede Oblata em Belo Horizonte (Unidade Diálogos pela Liberdade) fala sobre o impacto em sua vida: “Desde que comecei o uso dos florais tenho percebido vários benefícios: mais calma , diminuição das crises de ansiedade e mais concentração e alegria de viver” (J.F.B. – Mulher atendida)

Em Salvador (Unidade Força Feminina), outro depoimento reforça os resultados: “Quando faço Reiki, sinto minha alma leve, voo longe, relaxo bastante. Acalma nossa alma e nosso espírito. ” (L.L – Mulher atendida)

As Terapias Holísticas, posteriormente chamadas de Terapias Integrativas, têm o olhar voltado para o todo, considerando o indivíduo em uma conexão emocional, mental, espiritual e física.

No SUS, as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são consideradas, e institucionalizadas, como “recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.”

Missão Oblata

Com implicação profética, solidariedade real e afirmação do Deus da Vida, trabalhamos para tornar mais justo e menos vulnerável o caminho de mulheres em contextos de prostituição ou vítimas do tráfico para fins de exploração sexual, atuando diretamente na redução de danos, sensibilização da sociedade e defesa dos seus direitos humanos.

“Boi do Zezo” é atração multicultural no Alto do Moura

Apaixonado pela cultural popular, o empresário Zezo presenteia o São João de Caruaru com mais um projeto multicultural. Trata-se do “O Boi do Zezo”, que está sendo apresentado no Polo Alto do Moura, nesta sexta e sábado (dias 24 e 25), em plena passarela do forró – principal avenida do bairro que é berço da cultura imortalizada por Mestre Vitalino. O artesão é o grande homenageado da Bodega do Zezo e do Dom Vitallino, as duas casas de shows que são a sensação no Maior Centro de Arte Figurativa da América Latina.

Com criação artística do experiente bailarino, coreógrafo e professor Marcos Mercury, o projeto “O Boi do Zezo” é um movimento de dança e uma referência ao Boi de Vitalino, a obra mais expressiva do Mestre Vitalino. As apresentações do cortejo multicultural têm duração de 25min. e poderão ser vistas a partir das 11h30 nas duas datas, gratuitamente. As primeiras exibições aconteceram no último fim de semana e foi um sucesso. “A ideia de encenar o espetáculo de rua várias vezes ao dia é justamente para oportunizar que mais pessoas possam conhecer e apreciar a nossa cultura”, comentou o produtor cultural e empresário Zezo.

De acordo com Marcos Mercury “O Boi do Zezo” conta com uma expressiva representação dos folguedos populares que representam a cultura nordestina. “O nosso enredo tem o centenário Boi Tira-Teima e seus inúmeros personagens, quadrilha estilizada, banda de pífanos, Anderson do Pife, além de bonecos gigantes de Olinda”, destacou o coreógrafo, que faz o papel de puxador do cortejo vestido de palhaço. Por dia, serão realizadas três apresentações, com intervalo de 1 hora.

Empreendedorismo e política tributária foram temas abordados por Raquel Lyra em Encontro de Legislativos Municipais, em Petrolina

Foto: Janaína Pepeu

A pré-candidata ao Governo de Pernambuco, Raquel Lyra, participou, na tarde desta quarta-feira (23), do I Encontro de Legislativos Municipais do Vale do São Francisco. O evento, realizado em Petrolina, foi focado no exercício dos Direitos Legislativo e Municipal, e contou com a presença de legisladores municipais, estudantes de Direito e profissionais da área.

A tucana trouxe para o debate temas como empreendedorismo e a política tributária no estado. “Esta é a segunda vez que venho a Petrolina este mês. Tive a oportunidade de ver a produção da fruticultura e, hoje, foi dia de entender a dinâmica da caprinovinocultura. Pernambuco é o pior estado para empreender no Brasil. E só vamos conseguir mudar essa realidade quando começarmos a ver as vocações de cada região como estratégia para virar essa página ruim da história do estado”, exclamou.

A postulante voltou a defender a desburocratização de processos na abertura de empresas para incentivar novos empreendimentos no estado. “Paulo Câmara governa de costas para o estado. Ele olha para o mar e esquece todo Pernambuco. E essa falta de compromisso não é só com o interior, mas com a Região Metropolitana do Recife também”, frisou.

Sobre a política tributária em Pernambuco, a pré-candidata lembrou que muitas empresas buscam estados vizinhos para empreender, devido aos entraves e aos altos impostos cobrados. “Hoje, as lojas de Petrolina servem como showroons, mas as notas fiscais são emitidas em Juazeiro, já que os impostos são menores. O mesmo acontece em Caruaru, onde o produto sai de lá, mas as notas fiscais saem da Paraíba”, questionou. Raquel também defendeu que “não adianta o governo dizer que tem dinheiro em caixa, se não investe em melhorias para a vida das pessoas”, finalizou.

Estiveram presentes no encontro o pré-candidato a deputado federal, Guilherme Coelho; o pré-candidato a deputado estadual, Gabriel Menezes; Allan Maux; o presidente da Câmara de Vereadores de Cabrobó, Rony Russo; os vereadores de Petrolina, Ronaldo Silva, e de Lagoa Grande, Professor Vavá, além de representantes das cidades de São José de Belmonte, Pombos, Belém do São Francisco, Itacuruba, Petrolândia, Cabrobó, Orocó, Lagoa Grande, Santa Cruz do Capibaribe, Ouricuri e Ipubi.

A Série “Rezar e Obedecer”, da Netflix: uma reflexão sobre o Ensino Domiciliar em uma comunidade americana

Em meio a discussão sobre a implementação do Ensino Domiciliar no Brasil, muitas dúvidas ainda pairam sobre a eficácia deste modelo. Trata-se de uma modalidade praticada em vários países (EUA, Noruega, Finlândia, etc). Portanto, não é nenhuma novidade. Em nenhum desses países, o homeschooling atende a uma parcela considerável da população.

Segundo a Associação Nacional de Educação Domiciliar (ANED), o Ensino Domiciliar é uma opção para pais que querem oferecer aos filhos uma “educação personalizada que possa explorar o potencial, os dons e os talentos de cada criança ou adolescente”. No entanto, vale destacar que a pretensão de uma educação “livre” das amarras do Estado pode ter efeitos colaterais. Especialmente se estiver descolada do amplo conhecimento científico e laico oferecido pelo sistema oficial de ensino.

Para entender um exemplo desse efeito colateral, vale a pena conferir o documentário “Rezar e Obedecer”, que entrou recentemente no catálogo da Netflix. Trata-se da história real de uma comunidade dissidente de mórmons no interior dos EUA, intitulada Igreja Fundamentalista de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, então liderada por Warren Jeffs.

Nesta comunidade, as lideranças religiosas educavam a juventude para a poligamia e promoviam casamento de meninas (algumas com até 12 anos de idade) com adultos, bem como as expunham a situações de abuso sexual infantil e tráfico humano. Todos esses comportamentos foram naturalizados dentro da comunidade a partir de uma educação alienada Os estudantes não frequentavam escolas do governo.

As crianças estudavam em livros com páginas propositalmente arrancadas. Os conhecimentos científicos não faziam parte da formação intelectual. Não havia espaço para teorias laicas. As bibliotecas não dispunham de livros sobre cultura geral. Apenas a formação cristã estava disponível, com o objetivo de cristalizar os valores que mantinham a coesão social necessária para que as práticas específicas da comunidade acontecessem. Tudo era supervisionado pela liderança de Warren Jeffs, que estabelecia as bases intelectuais dessa rede paralela de educação. Sem exagero, ele criava conhecimentos e teorias, que eram repassadas nas atividades educativas locais, e que favorecem a sua liderança.

Os jovens que discordaram e que fugiram da comunidade, relatam o quão difícil era conviver com as pessoas de fora daqueles limites: não sabiam como se comportar, se vestir e interagir socialmente. Não conheciam as convenções, e os programas de TV. Uma das jovens dissidentes afirmava que se sentia envergonhada por não saber o nome do presidente dos EUA. Isso não era ensinado. Quem tiver curiosidade de saber mais, vale a pena assistir o filme.

Encerro dizendo que nem todas as famílias que escolhem o ensino domiciliar fora do Brasil (em nosso país ele é inconstitucional) são conservadoras. No entanto, o exemplo que tratamos neste texto não é distópico, tampouco uma ficção. Precisamos ficar atentos, numa eventual regulamentação desta modalidade, aos mecanismos para a sua execução prática. Quais serão os preceptores das crianças? Como garantir que o currículo seja respeitado e que os estudantes tenham direito às aprendizagens que estão nas diretrizes nacionais? Como supervisionar as “redes paralelas” de ensino que surgirão para apoiar essas crianças? Quais conhecimentos estarão presentes nos recursos didáticos e quais não? A educação estará a serviço de quais objetivos e finalidades?

O perigo não está no que conseguimos enxergar. E sim no que estará no silêncio das atividades pedagógicas, suas intencionalidades e no resultado delas para a sociedade.

João Paulo Cêpa é ex-secretário de Educação e Esportes de Caruaru-PE, consultor educacional e gerente de Articulação e Advocacy do Movimento pela Base
@joaopaulo_cepa (instagram)

Xote, piseiro, sertanejo, MPB e samba dão ritmo ao fim de semana em comemoração a São João em Caruaru

Com uma expectativa de mais de 3 milhões de pessoas e uma movimentação financeira que gira em torno de R$ 300 milhões, a edição de 2022 do São João de Caruaru promete ser a maior de todos os tempos. Nas mais de 800 apresentações espalhadas em 24 polos pela cidade, uma diversidade cultural e de ritmos, indo além do forró, passando pelo sertanejo, pelo rock, pelo frevo e pelo samba.

Na quinta (23), véspera do Dia de São João, o santo que nomeia a festa, Caruaru recebe grandes nomes da música nacional. Ao meio-dia, no Alto do Moura, principalmente point para quem gosta de curtir os festejos à tarde, sobem ao palco o canto Azulinho e banda Fim de Feira, tocando muito forró. O São João na Roça, polo itinerante que visita áreas da zona rural do município, leva a Malhada de Pedra tudo o que uma festa junina tem direito: trio pé de serra, quadrilha, banda de pífanos e Pecinho Amorim, filho do também cantor caruaruense Petrucio Amorim. No Polo Azulão, palco da música alternativa em meio ao Maior e Melhor São João do Mundo, a noite vai ser conduzida pelo pernambucano Silvério Pessoa e pelo cantor e compositor Marcelo Jeneci. No Pátio do Forró, local que abriga o maior público da festa, o forró começa cedo. Dorgival Dantas abre a noite numa matinê, a partir das 18h30, em seguida, quem canta é banda Brucelose, Barões da Pisadinha – pela primeira vez em Caruaru e o cantor Mano Walter. Os shows seguem até as 2h.

Já o dia em que se homenageia São João, a sexta (24), tem sertanejo, forró eletrônico e samba para animar o público. No Alto do Moura, a partir das 12h, tocam grandes nomes do forró tradicional, como Gilvan Neves e Irah Caldeira. O Polo Azulão traz um dos mais antigos grupos de samba do Brasil, o Fundo de Quintal, que comemora 46 anos de carreira em 2022. O Pátio traz mais um dia de matinê e o responsável por abrir a noite de shows é o cantor Luan Santana. Seguem, ainda, Novinho da Paraíba, a dupla Zé Neto e Cristiano e o dono de hits Matheus Fernandes.

Os shows no Polo Azulão iniciam sempre às 20h. No São João na Roça, às 19h. Além desses polos, funcionarão o Polo do Repente, com poesia, embolada e dança; Polo Juarez Santiago, com forró pé de serra; o Polo Infantil, com programação dedicada à alegria da criançada; o Polo Camarão e das Quadrilhas, com grupos de dança e atrações musicais; e o Polo da Saúde, com aplicação de vacinas contra a covid-19 e influenza e, também, testagem de covid com resultado imediato.

Exposição – A Estação Criativa abriga, pela primeira vez, além dos espaços já conhecidos, a Exposição Forró Feito de Barro, composta por mais de 40 peças de grandes artesãos do Alto do Moura, como Manoel Eudócio e Severino Vitalino. Compõem a exposição elementos típicos do São João, como o trem do forró, o maior cuscuz do mundo, a quadrilha junina, os trios pé-de-serra, bandas de pífanos, santos juninos, entre outros. Todo o acervo exibido na mostra faz parte do Museu do Barro Espaço Zé Caboclo. A entrada é gratuita.

O São João de Caruaru segue até o dia 2 de julho. Pela festa, passam, ainda, Wesley Safadão, Alok, Maiara e Maraísa, Conde Só Brega, Léo Santana, Walkyria Santos e as ex-BBB’s Naiara Azevedo e Juliette.

Abaixo, segue a programação completa da quinta e da sexta-feira.

Quinta (23/JUN)

Polo Casa Rosa

12h – Vyni Amorim
13h40 – Banda Pingo d’Água
15h30 – Matheus Lima

Polo Alto do Moura

12h – Banda Fole De Ouro
13h20 – Azulinho
15h – Guilherme Topado
16h40 – Banda Fim De Feira

Polo Infantil

19h – Recreação
19h – Arraialzinho da Fada Magrinha
20h – Oficina de adereços de palhaço com Kika Recreação

Polo Camarão e Polo das Quadrilhas

19h – Carlinhos Nova
20h – Salatiel D’Camarão
21h30 – Sebastian Silva
23h – Banda de Pífanos de Caruaru (Os Bianos)
0h30 – Banda Companhia do Forró

São João na Roça – Malhada de Pedra

19h – Trio Coroado
Quadrilha Mistura Matuta
Banda de Pífano Princesa do Agreste
20h30 – Pecinho Amorim
22h30 – Cheiro da Terra

Polo Juarez Santiago

20h – Trio Gouveia
21h20 – Trio Lavareda
23h – Trio Mulher Nordestina
0h – Trio Tempero do Forró

Polo Azulão

20h – Walmir Silva
21h30 – Tony Maciel
23h – Silvério Pessoa
0h30 – Marcelo Jeneci

Pátio do Forró

18h30 – Dorgival Dantas
20h30 – Brucelose
22h30 – Barões da Pisadinha
0h30 – Mano Walter

Sexta (24/JUN)

Polo Alto do Moura

12h – Banda Zé Do Estado
13h20 – Lucas Costa
15h – Gilvan Neves
16h20 – Irah Caldeira

Polo Casa Rosa

13h – Wandenberg de Caruaru
15h – Luan Nascimento

Polo Infantil

17h – Recreação
17h – Grupo Infantil Pé na Lata
19h – Os Saltimbancos
21h – Recreação

Polo Camarão e Polo das Quadrilhas

19h – Africana Obá Aiyê
20h – Quadrilha Menina Matuta do São Roque
21h30 – Amigos Sertanejos
23h – Banda Santa Clara
0h30 – Zé Agripino

Polo Juarez Santiago

20h – Trio Se Vira nos Trinta
21h20 – Trio Forrozão Mandacaru
23h – Trio Namorados da Lua
0h – Bau dos Oito Baixos

Polo Azulão

20h – Gabi Da Pele Preta
21h30 – Riah
23h – Colibri Brasil
0h30 – Fundo De Quintal

Pátio do Forró

18h30 – Luan Santana
20h30 – Novinho da Paraíba
22h30 – Zé Neto e Cristiano
0h30 – Matheus Fernandes

Novos públicos têm 2ª dose de reforço contra a Covid-19 liberada em Caruaru

As pessoas com 40 anos ou mais, que tenham completado quatro meses de intervalo da 1ª dose de reforço, já podem se dirigir a um dos locais de vacinação para receber o 2° reforço. Ao escolher o local de vacinação, e comparecer dentro do horário de funcionamento, é importante lembrar de levar ao local de vacinação um documento oficial com foto, Cartão SUS ou CPF e o comprovante de vacina com as doses anteriores.

Para quem tomou Janssen como dose inicial, o esquema vacinal mudou. Quem tem 18 anos ou mais já pode tomar a 2ª dose de reforço, desde que respeitado o intervalo de quatro meses entre o 1° e o 2° reforço. A novidade é que, quem tem 40 anos ou mais, vai receber uma dose a mais de reforço. Sendo assim, o esquema vacinal completo que passa a valer para este grupo é de dose inicial Janssen + 1° reforço ( com intervalo de dois meses) + 2° reforço (com intervalo de quarto meses entre o reforço 1 e 2) + 3° reforço (com intervalo de quatro meses entre o reforço 2 e 3).

De acordo com a Nota Técnica Estadual 38/2022, podem ser utilizados como dose de reforço os imunizantes Pfizer, AstraZeneca e Janssen.

Além dos pontos fixos de vacinação Covid-19, é possível receber a vacina nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) perto de casa. Para isso, é necessário consultar previamente os dias que a vacina será disponibilizada para a população, conforme cronograma de cada unidade. As unidades básicas da zona urbana funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h e, na zona rural, das 8h às 15h.

Pontos fixos de Vacinação Covid-19

Polo da Saúde
Local: Praça Giácomo Mastroianni ( Praça do Assai)
Expediente: de quinta a domingo, das 17h às 22h.

Via Parque
Local: Em frente ao INSS
Expediente: de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h e das 17h às 20h. Sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h.

Centro de Saúde Boa Vista
Endereço: Rua Cabo, s/n° Cohab I
Horário: 8h às 12h e 13h às 16h (de segunda a sexta-feira)

AME Maria Lira
Endereço: Rua Francisco Maximiniano, n° 280, Rendeiras
Horário: 8h às 12h e 13h às 16h (de segunda a sexta-feira)

Indianópolis l e II
Endereço: Rua Monteiro Lobato, n° 480, Indianópolis
Horário: 8h às 12h e 13h às 16h (de segunda a sexta-feira)

Unidade Dr. Antônio Vieira
Endereço: Rua Presidente Artur Bernardes, s/n°, Salgado
Horário: 8h às 12h e 13h às 16h (de segunda a sexta-feira)

Comida de rua: consuma com segurança

Alexandre Nunes

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que, a cada ano, 600 milhões de pessoas adoecem no mundo e 420 mil morrem, devido aos alimentos contaminados. O Ministério da Saúde relata que, no Brasil, 13 mil pessoas ficam enfermas, a cada ano, após ingerir esses alimentos.

Alguns cuidados são necessários para o consumo de alimentos de rua:

  1. Verifique a limpeza do ambiente e da roupa da pessoa que manipula os alimentos;
  2. O ideal é que quem manuseia o dinheiro não seja a mesma pessoa que manipule a comida, para que não a contamine; não sendo possível, a pessoa deve estar com as mãos higienizadas, utilizando luvas, touca, avental e máscara. Lembrando que, em um centímetro quadrado de uma cédula de dinheiro pode conter cerca de 50 a 200 bactérias;
  3. Para consumir alimentos como batatinha, pipoca e amendoim, use guardanapos, palitos ou copo (estranho, mas necessário). Não é interessante colocar a mão diretamente no alimento para levá-lo à boca porque, geralmente, elas já tocaram em vários objetos contaminados e é difícil higienizá-las na rua;
  4. Utilize descartáveis e, quando for descartá-los, rasgue-os. Lembre de descartá-los nos locais corretos;
  5. As frituras – pastel, coxinha etc – não podem ser preparadas em óleo escuro;
  6. Os molhos, como maionese, ketchup, mostarda ou qualquer outro, devem ser consumidos em sachês;
  7. Para os refrigerantes, sucos e demais bebidas use um canudo ou copo descartável – de preferência de papel.

São cuidados simples, que farão diferença na sua saúde!

*Alexandre Nunes é biólogo e professor

Coluna Esplanada

BRASÍLIA, QUARTA-FEIRA, 22 DE JUNHO DE 2022

Saúde com $

Não bastassem todas as polêmicas sobre as chamadas verbas secretas de emendas parlamentares para destinos diversos, mais uma apareceu. A Portaria 1.452 do Ministério da Saúde autorizou o envio de R$ 196 milhões para diferentes municípios Brasil adentro. Destes, R$ 40 milhões aparecem destinados para a capital Teresina, para seu sistema de saúde pública. Mas o processo nº 36000464060202200 não identifica no de quem se trata a verba. Teresina é reduto do chefe da Casa Civil do Palácio, senador Ciro Nogueira, presidente do Progressistas.

Amigão é isso aí

Coordenador da campanha do petista Lula da Silva em Alagoas – e em parte do Nordeste – o senador aliado e amigo Renan Calheiros (MDB) não poupou esforços. Mandou equipe ligar para todos os prefeitos aliados e que receberam verbas do governo de Renan Filho, para enviarem ônibus lotados de militantes para o evento de Lula em Maceió na semana passada. Foi uma grande festa.

Talão no pára-brisa

Não é de hoje que a Agência Nacional de Transportes Terrestres é alvo de fiscais e servidores diversos por falta de estrutura. Há postos fechados em alguns estados nas estradas, uniformes foram entregues com defeitos, e a turma da pista está proibida de apreender veículos irregulares por força de portaria. Agora, novidade: algumas viaturas novas estão paradas na garagem proibidas de circular por causa de multas de trânsito. A assessoria da ANTT não respondeu até o fechamento da Coluna.

Terra de Malboro?

Há três meses um mistério ronda as mesas de delegacias de Belém. Ninguém sabe, ou não quer saber, quem são os três policiais à paisana que trocaram tiros com ladrões num restaurante no subúrbio. Era uma sexta-feira de casa lotada. No incidente, um cliente morreu baleado – quem matou, também sumiu.

Empresas & impostos

Números divulgados pelo Ministério da Economia este mês apontam que temos 19.373.257 empresas ativas no Brasil. Segundo dados do Sebrae e da pasta de Paulo Guedes, a maior concentração nas empresas individuais, microempresas e de pequeno porte (92,4%). A notícia boa, também, é que a arrecadação sobe como foguete no País.

Luz eco

Veja como o mercado reaqueceu para setores outrora sem destaques no balcão. Um levantamento da Onnoled, fabricante de luminárias, aponta que as buscas por lâmpada LED para plantas cresceram 73% no primeiro trimestre deste ano, em comparação ao mesmo período de 2021.

Raquel Lyra visita Petrolina e Afrânio nesta quarta

No intuito de se aproximar ainda mais das necessidades e vivências no Sertão pernambucano, a pré-candidata ao Governo do Estado, Raquel Lyra (PSDB), realiza nova agenda no Sertão nesta quarta-feira(22). O convite partiu dos seus correligionários na região, o pré-candidato a deputado federal, Guilherme Coelho, e os pré-candidatos a estadual, Lucinha Mota, Allan Maux e Grabriel Menezes.

Ampliando as áreas que serão visitadas, a comitiva deve iniciar a programação na cooperativa de produtores de leite e derivados, além da feira de caprinos e ovinos, na cidade de Afrânio. Na oportunidade, também devem conhecer o histórico povoado de Caboclo.

Já em Petrolina, Raquel participa do primeiro Encontro de Legislativos Municipais do Vale do São Francisco, que acontecerá no Sesc Senac de Petrolina, como convidada especial. A agenda finaliza no pátio de Eventos Ana das Carrancas, na festa de São João de Petrolina.

“Temos diversificado bastante a agenda de Raquel na região, destacando os setores econômicos que mais precisam de um governo estadual atuante. Nossa pré-candidata se monstra verdadeiramente interessada em transformar para melhor a nossa região, com trabalho sério e responsabilidade social”, destacou Guilherme Coelho.

Foto: Tiago Calazans