quarta-feira, 24 de junho de 2026

Raquel Lyra e Rodrigo Pinheiro convocam os caruaruenses para transformar Pernambuco, em grande evento, nesta segunda (6)

Foto: Janaína Pepeu

A pré-candidata à governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), ao lado do prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, reuniram, na noite desta segunda-feira (6), em uma casa de recepções, na Capital do Agreste, lideranças políticas da região e um grande público, com mais de mil pessoas. O encontro reafirmou o compromisso da postulante de levar para Pernambuco as experiências e transformações que já foram realizadas e aprovadas em Caruaru, além de reforçar o compromisso do atual prefeito com o projeto municipal e estadual.

As experiências vivenciadas na Capital do Agreste e as transformações realizadas nas vidas das pessoas servem de exemplos e inspiração para a pré-candidata levar para todo Pernambuco. Durante a sua fala, Raquel ratificou o seu desejo de mudança e de um futuro melhor para o povo pernambucano. “Pernambuco está pedindo socorro. Paulo Câmara é o pior governador que o estado já teve. Ao contrário dele, nós podemos sair nas ruas, visitar praças e feiras. Não temos medo, temos orgulho do que fizemos”, falou.

O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, mostrou que está preparado para dar continuidade ao trabalho já aprovado pela população, comprometendo-se a avançar ainda mais. “A gente vai dar continuidade ao trabalho que vem dando certo e fazer muito mais pelo nosso povo”, disse. Sobre o projeto estadual, Pinheiro frisou que Raquel é a mais preparada. “É hora de você emprestar o seu nome, sua competência, sua responsabilidade para Pernambuco. Esse compromisso é coletivo, porque Pernambuco precisa mudar a concepção de governança, Pernambuco precisa renovar sua confiança. Você vai honrar cada caruaruense e cada pernambucano”, destacou.

O ex-governador João Lyra Neto afirmou que a noite marca o início da vitória de Raquel. “Nós vivenciamos um dos momentos mais difíceis da nossa história republicana. O Brasil passa pela maior crise da sua história, que, junto com a pandemia, só fez piorar a situação. Pernambuco precisa se reencontrar. Sempre fomos um estado de grandes lideranças em nível nacional e hoje estamos praticamente perdidos com o governo do PSB, com uma rejeição de mais de 70%. O povo de Pernambuco não quer seguir do jeito que está. Precisamos de uma nova liderança e essa será Raquel”, cravou.

A deputada estadual Priscila Krause Priscila reforçou o discurso, destacando a competência e o comprometimento do atual prefeito, Rodrigo Pinheiro. “Aqui não é um palanque, mas, na verdade, uma união e junção de pessoas que têm um grande compromisso com Pernambuco. Você tem competência para essa grande missão, Rodrigo Pinheiro. Caruaru é fundamental para essa vitória. É fundamental também que esse momento represente novamente a aprovação de um Governo Municipal que vem dando certo e que vai continuar dando certo. Caruaru vai colocar lá no Palácio do Campo das Princesas, esperança pra todo povo pernambucano”, exclamou a representante do Legislativo estadual.

Durante o evento, o público presente também teve a oportunidade de testemunhar e agradecer as transformações positivas que passaram ao longo dos últimos cinco anos. “Onde a gente mora teve galpão de reciclagem, posto de saúde. Caruaru mudou a cara com a gestão de Raquel. Ela começou, arregaçou as mangas, e mostrou serviço. Em todo bairro de Caruaru, você encontra obra feita por Raquel. Se ela foi assim em Caruaru, imagina ela como governadora”, disse a presidente da Associação de Moradores do Bairro Fernando Lyra, Delrita Antônia dos Santos.

Para o deputado federal Daniel Coelho, Pernambuco precisa de uma governadora que saia do interior e conheça profundamente todo o estado. “Todo mundo que está aqui tem o compromisso de mudar Caruaru e Pernambuco. O compromisso político é de quem tem time e nós temos. Rodrigo vai liderar esse time aqui. Hoje é momento de arrancada e ninguém tem o currículo e a capacidade de agregar e unir pessoas, como Raquel tem. Caruaru tem o papel de ser o relato vivo do que era e o que é hoje. Aqui, o mundo real mostra que a transformação foi feita e assim poderá ser realizada por todo o nosso estado”, convocou Daniel.

Efeito Furacão: BeLabs capacita empreendedoras em Olinda e região

O Efeito Furacão, metodologia autoral da BeLabs – primeira aceleradora de empresas exclusiva para mulheres empreendedoras do Nordeste brasileiro, que já impactou mais de mil mulheres em 120 cidades do Nordeste – capacita agora mulheres empreendedoras de Olinda e municípios da região metropolitana.

A iniciativa, desenvolvida pelo Sebrae Pernambuco, com apoio da Sala do Empreendedorismo de Olinda e da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL Olinda), oferece, de forma gratuita, a oportunidade para mulheres empreendedoras acelerarem seus negócios, alinhadas às perspectivas econômicas atuais.

A pré-seleção vem acontecendo desde o dia 1° de junho e segue nos dias 07, 08, 09, 10, 13, 14 e 15 de junho. O resultado será divulgado a partir do dia 16. As aulas acontecem on-line, com turmas nos turnos da tarde e noite para profissionais dos segmentos de alimentação, moda, estética, artesanato, consultoria, eventos, papelaria, contabilidade, turismo e outros.

Efeito Furacão – A jornada de capacitação, exclusiva para mulheres tem como finalidade o interesse em abrir ou desenvolver um empreendimento, beneficiando desde aquelas com uma ideia a ser trabalhada do zero até empresárias de negócios já constituídos, que estão à procura de orientação para recuperação e/ou remodelagem de seu negócio.

O programa conta com o suporte da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Olinda (SEDETI), além do autoatendimento da Sala do Empreendedor e na CDL- Olinda, ajudando em casos de qualquer dificuldade para acesso e/ou preenchimento da inscrição. Além de Olinda, o chamamento se estende com vagas para outros municípios do estado, passando por polos como o Cabo de Santo Agostinho, Fernando de Noronha, Igarassu, Itapissuma, Paulista e Recife.

Confira o cronograma:

Efeito Furacão

– Seletivas:
Dias 01, 02, 03,06, 07,08,09,10,13,14 e 15 de Junho

– Divulgação dos resultados:
A partir de 16/06/22

Para saber mais, o instagram é @be.labs e o site, https://belabs.org/. Contatos todomundo@belabs.org e contato@belabs.org.

Covid-19: boletim quinzenal da Secretaria de Saúde – 19/05/22 a 04/06/22

A Secretaria de Saúde de Caruaru informa que, até o sábado (4), foram registrados 51.969 casos de Covid-19, sendo 49.887 leves, 130 novos casos e 756 óbitos. Já de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), foram registrados 2.082 casos. Dois novos óbitos foram registrados neste período.

Fontes:

Ministério da Saúde (e-SUS Notifica, MS – Casos Leves até 03/06/2022)

Cievs PE – Secretaria Estadual de Saúde (Notifica PE – Cievs PE – Casos Graves e Óbitos até 03/06/2022).

Edital de Convocação

CENTRAL SPORT CLUBE DE CARUARÚ – ESTADO DE PERNAMBUCO.
EDITAL DE CONVOCAÇÃO
ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA
ELEIÇÃO DA DIRETORIA EXECUTIVA E CONSELHO DELIBERATIVO
BIÊNIO 2022 A 2024

A Comissão Especial Eleitoral, criada pelo interventor nomeado pela Federação Pernambucana de Futebol, com a devida chancela da CBF, por seu Presidente Evandro de Carvalho, em cumprindo o que determina o Estatuto Social do CENTRAL SPORT CLUB, CONVOCA, a todos os seus Sócios Beneméritos na qualidade de remidos e Sócios Contribuintes com direito a voto, em cumprimento ao Art. 4, inciso I e II, da entidade Sócio Desportiva, com sede na Avenida Agamenon Magalhães, 425, Bairro de Maurício de Nassau, Caruaru/PE., como define o parágrafo primeiro, do Art. 6 do seu Estatuto Social, com supedâneo no Art. 10, letra “h”, Art. 30 e seus parágrafos primeiro, segundo e terceiro, dos mesmos regulamentos sociais, convocar a ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA, para fins de serem eleitos os membros do Conselho Deliberativo gestão 2022/2024 e Diretoria Executiva, gestão 2022/2024, a fim de que seja conduzido o CENTRAL SPORT CLUB, até o dia 15 de outubro de 2024, que fará realizar no dia 14 de julho de 2022, a partir das 18h00min em primeira chamada, com no mínimo 50% dos sócios beneméritos na condição de Remidos e contribuintes, e na falta, em segunda e última chamada as 18:30h com qualquer número, com as mesas coletoras de votos das 19h00 até 22h00 conforme art. 45 do estatuto, nas suas dependências, mediante votação pelos ASSOCIADOS com direito eleitoral ativo e passivo (votar e ser votado). Recife, 02 de junho de 2022.

ROBERTO DE ACIOLI ROMA
AUDITOR DO TJD-PE

“Fábrica de Arte – MoDu” chega com uma proposta cultural e gastronômica

Caruaru está prestes a ganhar a “Fábrica de Arte – MoDu”, espaço cultural germinador de talentos, que reunirá manifestações artísticas das mais variadas vertentes. Trata-se de um lugar gastronômico e multidisciplinar dedicado à produção, exposição e promoção de arte e conhecimento. A ideia é proporcionar motivos diversos onde se respira sóbrio bom gosto e criatividade. A abertura será com o Jantar dos Namorados, no dia 12 de junho, oferecendo um menu internacional, em cinco etapas, elaborado pelo restaurante À Emporter, de Olívia Hofmann.

A ideia do projeto cultural denominado de MoDu germinou do amor intenso e temperado pelo tempo entre Norma Belinda Medina Alcântara (Moma), e Eduardo Teixeira Guerra (Duda). O sentimento que os une há quase meio século emergiu das experiências adquiridas no longo caminhar pela vida em diversos países, sob diferentes horizontes. O amor entre o casal tem a sensibilidade pelas artes. Daí a vontade de ‘praticar’ o papel de agentes multiplicadores no próprio lar que construíram e que tem suas personalidades juntas.

Foi com esse pensamento que Eduardo e Norma Guerra decidiram abrir a sua aconchegante casa, estilo rústico e elegante, para um espaço de gastronomia diferenciada que une exposição de arte, com acervo pessoal do casal (coletado por diversos países que por lá passaram ao longo dos anos). O espaço também compõe peças feitas por eles e obras de artistas do Agreste pernambucano, valorizando e divulgando a cultura regional. Com isso, eles esperam revelar informações sensoriais determinadas pelas percepções de seres humanos talentosos e oferecer ao público o desfrute do encantador mundo mágico da arte.

JANTAR – O menu tem estilo internacional e nessa primeira etapa conta com a parceria do restaurante À Emporter – @a_emporter (localizado no Poço da Panela, em Recife), e supervisão da anfitriã Norma Guerra, administradora que tem sensibilidade gastronômica e é amante do sabor. Como hobby se dedica a gastronomia para receber amigos e familiares, além de confeccionar peças em vitrais e tapeçaria.

Menu: degustação 5 etapas
Cucharita de pulpo y papa
•Polvo cozido em temperos caribenhos sobre batata ao murro, mini pimentão vermelho e cebollitas.

•Guacamole

Pasta de delicioso abacate temperado com cebola ralada, sal, pimenta do reino, gotas de limão e fio de azeite de oliva, adornado com folhinha de coentro e ceboulette; degustado com camarão e lâminas de polvilho azedo artesanal temperado com alecrim e pimenta do reino.

•Arroz de pato

Pato desfiado cozido lentamente temperado com ervas aromáticas leve toque de canela, vinho tinto, raspa e suco de laranja finalizado com arroz em seu próprio caldo.

•Filet ao molho fungui acompanhado de nhoque
Tiras de filet mignon puxado na manteiga, flambado ao rum, acrescido de creme leite fresco e shitake. Acompanha nhoque de batata inglesa e lascas de queijo parmesão.

Ou

•Camarão ao molho de fungui com arroz de castanha e alho poró

•Trio de sobremesas

**Tiramisù – típica sobremesa italiana a base de queijo mascarpone, biscoito champanhe caseiro, creme de leite, merengue italiano, chocolate e café expresso.

**Creme brûlée – tradicional sobremesa francesa um delicioso creme de baunilha maçaricado.

**Cheese cake – fina camada de massa a base de biscoito recoberta pela mistura de cream cheese servida com calda de goiaba caseira.

SOBRE MODU – A parte cultural do espaço tem a curadoria de Eduardo Guerra, empresário, advogado que sempre teve sensibilidade cultural e como hobby exerce a marcenaria criando peças para sua casa e presentear amigos. Decidiu com isso, se dedicar mais as artes plásticas e dar oportunidade para que sejam conhecidos os talentos dos artistas pernambucanos.
Venha viver essa experiência!

Valor por pessoa: R$ 150,00
Horário de chegada para reservas confirmadas 19h às 20h30

Reservas e informações: (81) 99985-1712.
Siga: Instagram @fabricadeartemodu / Facebook fabricadeartemodu

Por que a realização de atividades físicas é tão importante para crianças e adolescentes?

A realização de atividades esportivas e recreativas durante as aulas de Educação Física é essencial para crianças e adolescentes. Além de inúmeros benefícios para a saúde física, como o desenvolvimento de ossos, músculos e articulações, contribui também com a melhora da coordenação motora, flexibilidade, postura e equilíbrio. É o que afirma o coordenador de Esportes do Colégio Exato Prime, Mardônio Uchôa.

De acordo com ele, os benefícios psicológicos também são extraordinários. “As atividades físicas auxiliam na regulação do humor, trazendo ganhos acadêmicos, uma vez que o cérebro desenvolve novas conexões, melhorando a concentração e a memória. Ou seja, as atividades físicas praticadas na escola preparam o cérebro para o aprendizado”, afirmou.

Mardônio diz que, após ficarem tanto tempo em casa, as crianças precisam das aulas de Educação Física não só para a saúde física, mas também para melhorar a socialização.

“As crianças estão sempre conectadas, seja em games ou no celular e, certamente, a situação piorou após passarem tanto tempo em casa. Então, precisamos saber lidar com a resistência das crianças que não vão querer participar.”

O coordenador também lembrou de respeitar o tempo e a disposição de cada uma, sem forçar as atividades, mas sem deixar de incentivar a participação. O conselho dele é sempre ouvir os pequenos para preparar aulas estimulantes. Sempre perguntar as atividades que gostariam de fazer e não esquecer de adaptá-las, visando à segurança de todos.

“Levar as crianças para se exercitarem ao ar livre também é muito importante, pois ficaram sem sair de casa por muito tempo. Por isso, nada melhor do que variar o cenário. Mas, se for preciso fazer as aulas em ambientes fechados, não deixar de garantir a ventilação adequada, o uso de máscaras e o distanciamento necessário”, concluiu Mardônio Uchôa.

Do tradicional à sensação do momento: ritmos nordestinos dominam 2ª noite do Pátio do Forró

Domingo é dia de dançar forró e foi este ritmo que predominou, durante as apresentações da noite deste dia 5, no polo do Pátio de Eventos. Na segunda data 2022, dos festejos juninos de Caruaru, o São João do Reencontro, Alceu Valença, Alcimar Monteiro e Eric Land tiveram a responsabilidade de garantir a alegria dos forrozeiros e não decepcionaram. Pelo contrário. Simplesmente deram verdadeiros shows exaltando também demais estilos da música nordestina.

Além do forró, o xote e o maracatu marcaram presença no repertório da noite, do “Papagaio do Futuro”, Alceu Valença, primeiro artista a se apresentar no palco principal do São João da Capital do Forró. Em pouco mais de uma hora de show, o artista pernambucano levou o público presente a dançar seja agarradinho ou solto, com os clássicos de seus mais de 50 anos de carreira.

“Aqui em Caruaru, estou em casa. Vários familiares meus já moraram nesta cidade, já fiz muitos shows em vários locais daqui e o sentimento, sempre, é de muita felicidade por cantar para esse povo de Caruaru”, disse Alceu, durante coletiva de imprensa.

Seguidor da mesma cartilha de Alceu, ou seja, a de valorizar a música regional, coube a Alcimar Monteiro a missão de não deixar ninguém parado no Pátio de Eventos e ele justificou, mais uma vez, por que é figura constante no evento. No repertório, muito forró, arrastapé, xote, baião e galope.

E para fechar a noite com “chave d’ ouro”, muito piseiro e forró estilizado sob a voz de Eric Land. Atualmente com 26 anos, o artista cearense, que iniciou a carreira por influência da família, levou o público ao delírio com hits de sua autoria e de demais ídolos da nação forrozeira.

De acordo com a estimativa da Fundação de Cultura, pouco mais de 50 mil pessoas estiveram acompanhando os shows deste domingo, no Pátio do Forró. A programação retorna, nesta quinta-feira (09), com a noite gospel.

Uma primeira noite à altura do São João do Reencontro

Foto: Elvis Edson/Prefeitura de Caruaru

A primeira noite de shows no polo principal do Parque de Eventos Luiz Lua Gonzaga fez jus ao São João do Reencontro, conforme está sendo chamando, em 2022, os festejos juninos da Capital do Forró. Durante os quatros shows realizados, na noite deste sábado (04), uma verdadeira multidão de forrozeiros matou a saudade de vivenciar o Maior e Melhor São João do Mundo, depois de dois anos de suspensão do evento, em decorrência da pandemia da Covid-19, transbordando sentimentos de alegria, emoção, êxtase, saudade e tudo mais a que tinha direito.

Os corações e os olhos dos presentes, respectivamente, bateram mais forte e se encheram de lágrimas, logo na abertura da programação, com o verdadeiro concerto de música regional interpretado pela Orquestra de Pífanos de Caruaru. Regida sob a batuta do maestro Mozart, a orquestra saudou a todos que chegavam ao Pátio com canções de ícones da MPB, a exemplos de Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e da Banda de Pífanos de Caruaru.

Na sequência foi a vez de Elba Ramalho não deixar ninguém parado no polo principal do São João do Reencontro. Ela se apresentou juntamente da quadrilha caruaruense Molecodrilha. Antes de subir ao palco, ela falou sobre a emoção de abrir novamente os festejos juninos de Caruaru. “Fantástico abrirmos mais uma temporada junina em Caruaru. Uma emoção indescritível cantar no palco da Capital do Forró”.

Coube a Solange Almeida a responsabilidade de manterem aquecidos os corações dos forrozeiros, na noite fria deste sábado. Em pouco mais de uma hora de apresentação, a ex-cantora de Aviões do Forró levou o público ao delírio com clássicos da banda cearense e do forró estilizado. Esta foi a primeira vez que a artista baiana se apresentou no palco do Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, em carreira solo.

E por falar em artista de sotaque baiano, a primeira noite do São João 2022 foi fechada por ninguém mais do que Cláudia Leite. Com um repertório mesclado de sucessos de seus mais de 20 anos de carreira e de artistas nacionais, Claudinha agradou e muito à multidão que permaneceu até o final da programação. De acordo com a estimativa da Fundação de Cultura de Caruaru, aproximadamente 60 mil pessoas estiveram acompanhando a maratona de shows deste sábado.

Coluna Esplanada

BRASÍLIA, SEGUNDA-FEIRA, 6 DE JUNHO DE 2022

Paes aposta na Rio+30
O Rio+30, em outubro, reedição da Eco 92, vai trazer ambientalistas e políticos de todo o mundo – e revela o plano de voo nacional do prefeito carioca, Eduardo Paes. A importante agenda verde entrou no discurso de candidatos. Depois do sucesso dos Jogos Olímpicos do Rio, Paes aposta no evento para se lançar pelo PSD como presidenciável em 2026. Antes, terá de resolver uma situação.

Pressão

Cria de Cesar Maia, o alcaide é pressionado por Rodrigo Maia a apoiar Marcelo Freixo (PSB) ao Governo do Estado, e indicar o pai como vice na chapa.

Minuta

Diante do já confirmado reajuste de 5% para todos os servidores federais, o TCU aprovou no final de abril uma minuta de projeto de lei que dá até 13,5% de reajuste para servidores e comissionados, com salários entre R$ 7 mil e R$ 20 mil.

Justificativa

Na justificativa ao Congresso, alega que é um dos dos grandes contribuintes para o aprimoramento da gestão pública.

Descontão

A Medida Provisória do presidente Jair Bolsonaro aprovada no Congresso que dá desconto de até 99% na dívida do FIES para os estudantes inadimplentes em mais de 90 dias é uma boa notícia, mas não deixa de ser um ato eleitoreiro e uma ode ao jeitinho brasileiro – e por que não um incentivo ao calote?

Parcelas

Duas formandas da mesma faculdade de Direito em Brasília vivem cenários opostos. Uma não pagou nenhuma das 12 parcelas vencidas do FIES, e outra cobre mensalmente a dívida. Com a MP aprovada, a inadimplente vai quitar seu saldo devedor em R$ 7 mil. A que paga não pode aderir ao programa: fica com saldo negativo de R$ 86 mil em parcelas.

Tropa nas aldeias

A Fundação Nacional do Índio e o Ministério Público Federal colocaram a tropa nas aldeias e iniciaram um pente-fino nas comunidades indígenas País adentro – em especial no litoral do Nordeste. A especulação imobiliária com invasões está descontrolada, desinibida e sem fiscalização.

Protagonismo

Apostas nos principais escritórios de investidores de capitais do Sudeste é que Josué Gomes vai crescer na FIESP e ter protagonismo nacional. Por ora, fora da política.

Contrato$

Não são apenas as negociações avançadas entre o presidente do PSD, Gilberto Kassab, e o PT que ameaçam a candidatura do ex-prefeito de Maceió Rui Palmeira (PSD) ao Governo de Alagoas. Assombram o político investigações no MP sobre contratos milionários firmados em sua gestão com empresas de lixo e de iluminação pública.

Alerta

Com novos casos de pandemia da Covid-19 e lockdown em cidades da China, o mais recente boletim da Fiocruz alerta para um aumento de casos em todas as regiões nos últimos dias. O Brasil voltou a ter risco de registrar altos índices de contaminações e mortes logo depois do fim da emergência sanitária – quando as aéreas, por exemplo, já analisam desobrigar o uso de máscaras.

Majoritário

Enquanto se discute a privatização da petroleira, o Ministério de Minas e Energia separou R$ 40 milhões do Orçamento para Petrobras: Construção de unidades de produção no exterior no decênio 2022-32.

Clandestino

Fiscais das estradas notam que o transporte clandestino aumenta e a direção da ANTT não tem coragem de revogar a Súmula 11, que impede a apreensão de veículos flagrados: Autoriza só aplicar multa.

Seu Zé

Morreu ontem de manhã em Muriaé (MG) o prefeito José Braz, 96 anos, vítima de infarto. Estava no 3° mandato e era um dos maiores empresários do setor de cargas e venda de automóveis do país, fundador do Grupo Líder.

O planejamento urbano (ou a falta dele) e as tragédias do nosso estado

Por Hortênsia Nunes B de Oliveira

Anualmente, acompanhamos e aguardamos a ocorrência desastres ambientais totalmente previsíveis e evitáveis. As chuvas desse mês em nosso estado trouxeram consequências absurdas, com um número elevadíssimo de mortes. Mortes, diga-se de passagem, em regra, de pessoas de uma classe econômica baixa, que não podem escolher onde morar.

Historicamente, o movimento populacional (que ganhou força com o êxodo rural) criou o que hoje conhecemos como os grandes centros urbanos. Contudo, com a urbanização, surgiram diversos problemas, entre eles destacam-se a falta de regulamentação, distribuição de locais impróprios, impermeabilização do solo e canalização. Os impactos da urbanização demandam de um efetivo planejamento urbano, processo que deveria ter sido iniciado desde o princípio da urbanização, entretanto não foi.

Uma alta concentração populacional, decorrente de um desordenamento resultante da urbanização, bem como do uso de áreas que seriam impróprias para moradias, além da insuficiência de infraestrutura, por exemplo, fortificam a lógica de um consequente desastre. O que vemos hoje é resultado da ausência da implantação e da cobrança do ideal planejamento urbano nos municípios.

A ausência de regras que definem como e quando podem ser utilizadas determinadas áreas, impactam diretamente do resultado desastroso que temos hoje. Portanto, devem ser implementadas políticas públicas nos municípios, a aplicação de legislações (em especial urbanística e ambientais) é uma delas. Porém, infelizmente, isso não é uma realidade.
A grande maioria dos municípios não vislumbra a necessidade da prática e implementação do direito urbanístico e do planejamento urbano adequado. Ações essas que minimizariam certamente os impactos dos desastres anualmente aguardados, facilitando inclusive a adequada e necessária análise de gestão de riscos.

O quanto o poder público poderia prevenir desastres levando em consideração a legislação urbanística e ambiental? Quantas e quantas mortes seriam evitadas com ideal planejamento urbano?

*Hortênsia Nunes Braz de Oliveira
(hnunesboliveira@gmail.com) é advogada, pós-graduada em Direito Processual Civil, Direito Tributário e Direito público