quarta-feira, 24 de junho de 2026

Telemedicina: as plataformas e seus riscos

Com o avanço causado pela pandemia da COVID-19, houve uma necessidade de inovação no atendimento entre médico e paciente. De tal forma o teleatendimento avançou como prática bastante utilizada em planos e seguros saúde.
A telemedicina caracteriza diferentes etapas de um atendimento médico. A teleconsulta, nada mais é do que o médico prestar atendimento inicial ouvindo as queixas do paciente já o telediagnóstico, consiste em identificar a doença e o tratamento efetuando as devidas prescrições.

Alguns planos de saúde criaram sua própria plataforma de atendimento, na qual o usuário é identificado por seu acesso, dado no momento da contratação. Já no SUS (Sistema único de Saúde) foram utilizadas diversas plataformas de mensagens instantâneas. Muito se questionou sobre a autenticidade da identificação do paciente, pois, o médico com a sobrecarga de trabalho não podia efetuar a checagem de dados, podendo haver assim, falsidade ideológica, ou seja, uma pessoa se passando por outra.

As leis que regulam as relações digitais, sendo as principais, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados e o Marco Civil da Internet, preveem a necessidade de resguardar dados sensíveis e ordinários. Não só isso, o médico tem o dever profissional de efetuar prescrição para aquele que está acometido de doença, em casos de plano de saúde os devidos contratantes e seus dependentes. Sendo assim a falta de acesso de assinaturas eletrônicas via certificados digitais, tokens ou a confirmação de identidade por uso biométrico ou facial, a relação médico-paciente é bastante fragilizada porque tais plataformas existentes não têm forma confiável de fazer as validações necessárias.

Diante de todos estes problemas de autenticidade e validação, ainda temos outras barreiras, como as receitas médicas virtuais, nem todas as drogarias estão preparadas com o aparato técnico que possibilita validar a autenticidade da receita. Não só por isso, mas diante de um país com desigualdade social, regional e analfabetismo tecnológico existe uma grande dificuldade, principalmente, na população mais idosa de acessar os referidos produtos.

A telemedicina foi um grande avanço na modernização do tratamento médico no qual só houve regulamentação do Conselho Federal de Medicina através da resolução 2.314 de 24/04/2022, que regularizou as diversas formas de intervenção médica, mas existem diversas lacunas em algumas das previsões. Mas devemos reconhecer que a resolução limitou de maneira assertiva a atuação do médico, restringindo a teleconsulta e o telediagnóstico.

A responsabilidade médica, tanto em âmbito disciplinar, criminal e cível aumenta com a teleconsulta, pois o profissional deve fazer conferências diversas para manter o sigilo médico-paciente, assegurando a celeridade e idoneidade do processo de atendimento.

Thayan Fernando – advogado especialista na área da sáude

Governo Federal lança Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens na Educação Básica. Antes tarde que nunca

No dia 24 de maio, o presidente Jair Bolsonaro assinou decreto que instituiu as diretrizes básicas para o estabelecimento de uma estratégia nacional para combater as perdas educacionais oriundas da pandemia, que interrompeu as aulas presenciais desde o início de 2020 no Brasil.

Segundo a assessoria do MEC, o documento tem como objetivos: elevar a frequência escolar e reduzir os índices de evasão e de abandono escolar; desenvolver estratégias de ensino e aprendizagem para o avanço do desempenho e da promoção escolar; diminuir a distorção idade-série por meio do monitoramento da trajetória escolar; promover a coordenação de ações para o enfrentamento do abandono escolar e recuperação das aprendizagens; incentivar a formação para o uso pedagógico de conteúdos digitais; entre outros.

Uma boa notícia, com a sensação de que esse documento chegou com certo atraso. De acordo com o levantamento do site Educação e Coronavirus (https://educacaoecoronavirus.com.br/), em apenas 7 Estados do país não há informação sobre projetos ou programas de recomposição de aprendizagens em andamento em pelo menos uma etapa da Educação Básica.

Quando olhamos para fora do Brasil encontramos países que se preocuparam bem antes com essa temática. Portugal colocou um plano em prática no mês de Agosto de 2020 (ainda com as aulas híbridas) e logo depois um plano nacional 2021/2023. O Chile lançou no início de 2021 um grande plano nacional de recuperação cognitiva e socioemocional de longa duração. Ainda em 2020, a Inglaterra anunciou o investimento de um bilhão de euros para apoiar as escolas no reforço dos estudantes.

Nada mal o governo federal correr atrás do prejuízo. O importante é que esse apoio seja dado considerando todos os esforços já realizados pelos Estados e Municípios. Que não haja atropelos a esses entes federativos, que tragam ferramentas, métricas e metodologias que façam a diferença para os sistemas de ensino e para as escolas, que ficaram dois anos sem uma coordenação nacional durante a crise educacional que se instalou no Brasil.

João Paulo Cêpa –
Ex-secretário de Educação e Esportes de Caruaru-PE, consultor Educacional e gerente de Articulação e Advocacy do Movimento pela Base
@joaopaulo_cepa (instagram)

Coluna Esplanada

BRASÍLIA, QUINTA-FEIRA, 2 DE JUNHO DE 2022

Arsenal

Diante do cenário praticamente irreversível de disputa direta entre o ex-presidente Lula (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL), estrategistas das duas pré-campanhas intensificam o arsenal de ataques para tentar desgastar a imagem e aumentar a rejeição do adversário. Como ponto de fuga para a crise dos combustíveis, Bolsonaro vem associando o PT ao endividamento da Petrobras nas gestões de Lula e Dilma. Outra aposta da campanha do presidente é “relembrar” o País de personagens vinculados a Lula que tiveram seus nomes envolvidos em casos de corrupção, como o ex-ministro José Dirceu e outros.

Bolsolão

O PT, por sua vez, batizou de “Bolsolão” peças de divulgação e vídeos que remetem aos escândalos no MEC, compras suspeitas de tratores, ônibus escolares e caminhões de lixo, além de favorecimento de congressistas aliados.

Ironia

Lula e Bolsonaro também vão acentuar os ataques irônicos reiterados recentemente. “Bolsonaro não dormiu ontem à noite”, disse Lula após divulgação de pesquisa. “Quero saber se convidou pobre”, provocou Bolsonaro sobre o casamento do petista.

Toalha

Atabalhoada, a carreira política do ex-juiz da Lava Jato, Sergio Moro, pode estar com os dias contados. Com resistência no União Brasil para lançar sua candidatura ao Senado, o antes presidenciável cogita jogar a tolha e não disputar a eleição deste ano.

Domiciliar

Mais de 33 mil brasileiros apoiam o projeto (PL 1338/2022) que regulamenta a prática do homeschooling. A proposta que autoriza educação domiciliar foi aprovada em maio na Câmara dos Deputados. Pouco mais de 29 mil pessoas votaram, até ontem, contra o projeto na Consulta Pública aberta há cinco dias pelo Senado.

Relator

O projeto é relatado na Comissão de Educação pelo senador Flávio Arns (Podemos-PR). A oposição atua para protelar a análise do projeto. O PT apresentou requerimento no colegiado – ainda não votado – com pedido de realização de oito audiências públicas para discutir o texto.

Correligionário

Candidato ao Governo, o senador Rodrigo Cunha (UB-AL) iniciou a pré-campanha em Alagoas conquistando apoio de correligionário do clã Calheiros. Em visita ao município de Boca da Mata, a 70 km de Maceió, Cunha conquistou o apoio do prefeito Bruno Feijó, filiado ao MDB.

Repasse

O Ministério Público Federal pediu esclarecimentos ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e ao Governo do Estado de Pernambuco sobre o repasse de R$ 1 bilhão do Governo Federal para o enfrentamento das chuvas no Estado. O MPF quer rastrear os recursos liberados e saber onde estão sendo efetivamente aplicados.

Como assim?

Estudo realizado pela International Budget Partnership (IBP), instituto que reúne especialistas internacionais em finanças públicas, apontou o Brasil como um dos melhores países em transparência orçamentária. O resultado coloca o Brasil em 7º lugar entre 120 países pesquisados. A colocação contraria o senso comum do brasileiro, para quem o orçamento público é uma das principais fontes de desvios.

A cura da terra

A ativista e comunicadora Samela Sateré Mawé, em parceria com a Alianima – organização que atua na agenda da proteção animal e ambiental–, lançam amanhã o vídeo-manifesto “Povos Indígenas: A cura da terra” para a Semana Mundial do Meio Ambiente 2022, data liderada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), que terá como mote o tema “Uma só Terra”.

Brizo-Lula

Na segunda-feira, 6, será inaugurado no Rio de Janeiro o Comitê Brizo-Lula. No convite, fundadores históricos do PDT – que esnobam o candidato do partido, Ciro Gomes – convocam: “Neste momento em que nossa soberania é ameaçada, a voz de Brizola ecoaria alto. E, por isso, os brizolistas vão à luta. E vamos com Lula”.

Confiança

O Índice de Confiança Empresarial (ICE), calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), cresceu 2,9 pontos de abril para maio. É a terceira alta consecutiva do indicador, que atingiu 97,4 pontos, em uma escala de 0 a 200 pontos, o maior nível desde outubro de 2021 (100,4 pontos).

AMTTC encerra o mês de maio com várias ações educativas em alusão à Campanha Maio Amarelo

Foto: Felipe Correia

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Autarquia de Mobilidade, Trânsito e Transportes de Caruaru (AMTTC), realizou uma série de ações educativas em parceria com a Lei Seca, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Detran e Sest/Senat, em alusão à Campanha Maio Amarelo, com o objetivo de reforçar a educação para o trânsito.

O tema de 2022 foi “Juntos salvamos vidas”, com a proposta de chamar a atenção para a responsabilidade como elemento principal. Várias blitz educativas foram realizadas nas principais vias da cidade. A programação contou com palestras em empresas, autoescolas e escolas, além da distribuição de vários matérias voltados para a conscientização no trânsito.

Destaque para o simulador de direção, instalação de antena corta pipa em motos e o Detran itinerante. “Conseguimos realizar diariamente ações pela cidade, seja com palestras ou a experiência do simulador de direção, que mostrava a dificuldade de um condutor após ingerir álcool, as antenas corta pipa que podem salvar uma vida e também o Detran itinerante, que agilizou vários serviços com muita facilidade. As ações da AMTTC seguem agora no São João, os caruaruenses e turistas podem esperar que estaremos com uma programação muito extensa para o mês junino”, afirmou a a gerente de Educação de Trânsito da AMTTC, Carol Melo.

Ainda em alusão à campanha do Maio Amarelo, o presidente da AMTTC, Matheus Freitas, foi palestrante de um evento organizado pelo Sest/Senat, com o tema: “A segurança viária sob o aspecto das recentes mudanças no CTB”. Na ocasião, participaram do evento os agentes de Trânsito da AMTCC, PRF, Detran, Conseg, 1⁰ Biesp, Observatório Nacional de Segurança Viária, Agentes de Trânsito de Paulista, CTTU, OAB, Policia Militar e Civil. “Foi um momento muito importante para todas as categorias. Dedicamos o mês inteiro com ações de conscientização aos condutores, nossa proposta sempre será da importância que cada motorista tem no trânsito, reforçando nosso tema, que é juntos salvamos vidas”, pontuou, Matheus Freitas.

Maio Amarelo – O Maio Amarelo é uma campanha de conscientização sobre segurança no trânsito. Sua primeira edição ocorreu em 2014. Ele foi criado com base em uma resolução da Assembleia-Geral das Nações Unidas, em maio de 2011.

O movimento nasceu com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos.

Secretaria de Saúde de Caruaru comemora Semana da Enfermagem

Na manhã desta terça-feira (31), foi realizado o último evento da Semana da Enfermagem, que aconteceu no auditório da Faculdade Pitagóras, em Caruaru. O evento foi idealizado pela Secretaria de Saúde do município e contou com as presenças da secretária de Saúde, Bárbara Florêncio, da secretária executiva de Atenção Básica e Vigilância em Saúde, Sarah Rafael, da secretária executiva de Atenção Especializada, Regulação e Farmácia, Domany Cavalcanti, do secretário executivo de Planejamento e Gestão, Anderson Oliveira, além de profissionais de saúde da rede municipal.

O evento de hoje, que teve como público-alvo os técnicos de enfermagem, contou com quatro minicursos voltados para a Atenção as Urgências e Emergências na Atenção Básica; Atualização em Sala Vermelha; Atualização em Feridas e Coberturas e Administração de Medicamentos.

No último dia 25, foi a vez dos enfermeiros da rede municipal, que receberam capacitação para Abordagem Sindrômica de IST’s; Atualização de Feridas e Coberturas; Humanização no Atendimento à População LGBTQIA + e Reanimação Cardiorrespiratória.

O evento premiou com certificados de excelência 12 enfermeiros, sendo seis na categoria Processos de Trabalho e outros seis profissionais na categoria Indicadores do Previne Brasil. Hoje, mais 12 técnicos de enfermagem também receberam o reconhecimento. Sete deles foram comtemplados na categoria Processos de Trabalho e cinco na categoria Vacinação de Rotina no ano de 2021.

Além das cerificações e sorteios de brindes, o evento contou com uma sala dedicadas às práticas integrativas e complementares de saúde, que ofertou serviços de ventosaterapia, auriculotetapia, massagens, entre outros serviços para os profissionais.

A semana da enfermagem também foi comemorada na rede hospitalar do município, no Hospital Municipal Manoel Afonso (HMMA) e na Casa de Saúde Bom Jesus (CSBJ), em unidades de Ambulatório Médico Especializado (AME), nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

O maior predador da humanidade

Responsável pelo maior número de mortes do que qualquer outra causa na história da humanidade, o mosquito tornou-se o nosso maior predador. Desde 2000, a média anual de mortes no planeta tem permanecido em torno de dois milhões; em 2018, foram 830 mil pessoas que perderam a vida, enquanto os homicídios no mundo ficaram em 580 mil.

Enquanto o Homo sapiens moderno está no planeta há duzentos mil anos, os mosquitos existem há 190 milhões de anos e podem transmitir várias doenças, como malária, dengue, zika, febre amarela, febre de mayaro, chikungunya, febre do Nilo Ocidental e diversas encefalites. Hoje, 75% de todas as doenças humanas são zoonoses – transmissão das doenças entre animais e humanos.

Os mosquitos são insetos sazonais, cujo ciclo de reprodução e alimentação ocorre entre a primavera e outono. Os machos não picam, sua função é a reprodução e a retirada da seiva da planta sendo a fêmea a responsável por sugar o nosso sangue – de preferência nos membros inferiores – para promover o amadurecimento dos ovos.

Ela, inicialmente, realiza o reconhecimento da nossa pele, através do olfato e visão e, em dez segundos, aponta seis “agulhas” sofisticadas que retiram de três a cinco miligramas de sangue; excreta a água para condensar os 20% de conteúdo proteico depositando cerca de duzentos ovos na superfície da água.

Ao nascer, os mosquitos raramente se afastam mais de quatrocentos metros do seu local de origem.

Com medidas simples é possível fazer a nossa parte para combater os possíveis criadouros e encerrar o ciclo do maior predador da humanidade.

Coluna Esplanada

BRASÍLIA, QUARTA-FEIRA, 1º DE JUNHO DE 2022

Unidos pelas emendas

A liberação de emendas parlamentares cresceu consideravelmente depois que o governo de Jair Bolsonaro (PL) se associou ao Centrão. Durante a campanha de 2018, o mandatário chegou a classificar o bloco partidário – historicamente fisiológico – de “o que há de pior”. No primeiro ano de Governo, em 2019, Bolsonaro resistiu ao “toma lá, dá cá” e liberou pouco mais de R$ 9 bilhões em emendas. No ano seguinte – ameaçado por pedidos de impeachment e para “segurar a governabilidade” -, o presidente abriu o cofre: quase R$ 22 bilhões em emendas.

Salto

E em 2021, os recursos públicos liberados para deputados e senadores saltaram para mais de R$ 25 bi. Os dados são do Siga Brasil, portal do orçamento do Senado Federal.

Intocáveis

Conforme registrado pela Coluna, as emendas parlamentares serão, por ora, poupadas dos cortes orçamentários. Ontem, o Governo anunciou a tesourada de R$ 8,2 bi. Dinheiro que iria para a saúde, educação e ciência e tecnologia.

“Lealdade”

Presidente da Caixa, Pedro Guimarães poderá ser recompensado pela lealdade bajulatória ao presidente Bolsonaro. É cotado para chefiar o Ministério do Desenvolvimento Regional no eventual segundo governo do ex-capitão.

Mobilização

A Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais (FenaPRF) realiza hoje mobilização em Brasília. Até ontem, o tema era pela valorização dos policiais e pela reestruturação da carreira, mas com a repercussão negativa do caso Genivaldo Santos – morto após abordagem de três agentes -, foi modificado para valorização da vida e da sociedade.

Mobilização 2

A corporação conta atualmente com cerca de 12 mil policiais rodoviários federais, entre aposentados e na ativa. Cerca de 1500, que estarão de folga, são esperados hoje para a mobilização.

Auditagem

Diante da dissonância dos números das últimas sondagens eleitorais, advogados do PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, estudam pedir auditagem das pesquisas registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e divulgadas nos últimos dias. O assunto, por ora, é tratado com discrição. À Coluna, o partido diz que “não há, ainda, nada oficial sobre esse assunto”.

Destino

Esfriou a tentativa de aproximação entre os presidenciáveis Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB). Eles chegaram a trocar elogios, afagos e até sinalizaram possibilidade de dobradinha. Mas a breve “lua de mel” acabou e Ciro tem dito que a senadora terá o mesmo destino dos escanteados pela terceira via, com Sergio Moro e João Doria.

Plano$

O diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Paulo Rebello, é esperado nos próximos dias na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado para dar explicações sobre o reajuste de 15,5% nos planos de saúde individuais e coletivos.

Inviável

“É o maior aumento desde 2000, em plena crise da pandemia de Covid-19. É inviável que se pretenda estabelecer a cobrança dos valores majorados”, sublinha o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) no requerimento – de convite ao diretor da ANS – aprovado por unanimidade pelo colegiado.

Volks

O Ministério Público do Trabalho convocou a Volkswagen do Brasil para audiência, em 14 de junho, para discutir a responsabilização de trabalho escravo, ocorrido nas décadas de 70 e 80, em fazenda da empresa no Pará. A denúncia foi apresentada ao MPT pelo padre Ricardo Rezende Figueira, coordenador de grupo de pesquisa sobre trabalho escravo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Remoto

Análise do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada mostra que cerca de 20,4 milhões de pessoas encontram-se em ocupações passíveis de serem realizadas de forma remota, o que representa 24,1% do total de pessoas ocupadas no mercado de trabalho brasileiro no horizonte da pesquisa.

Raquel Lyra defende políticas estruturadoras para combater desigualdades

“Gestão para as pessoas se faz com política pública permanente, que seja estruturadora e combata desigualdades, em vez apenas de ações paliativas ou emergenciais.” Essa foi a defesa feita pela pré-candidata ao Governo do Estado, Raquel Lyra, em entrevista concedida à Rádio Hits, de Jaboatão dos Guararapes, nesta terça-feira (31).

Para Raquel, é preciso que o cuidado com as pessoas esteja no centro do orçamento público, e citou o exemplo de programas habitacionais que atendam a população que mora em áreas de risco.

Ao tratar de ações voltadas para a prevenção dos efeitos das chuvas, Raquel deu o exemplo do que realizou em Caruaru, município que administrou por dois mandatos.

“Em Caruaru, enfrentamos chuvas muito fortes em 2017. Fizemos um trabalho de mapeamento das áreas de risco, levamos o apoio da Universidade Federal de Pernambuco, fizemos obras de drenagens importantes na cidade”, relembrou.

Raquel também falou sobre o descaso do governo com os hospitais do estado. “Colocar a saúde como prioridade precisa ser realidade e ninguém vê o governador se pronunciar sobre isso. Ele se acostumou a ver as coisas de dentro do seu gabinete e isso não muda a vida das pessoas”, afirmou.

“É preciso ir para onde as coisas e a vida das pessoas estão acontecendo e ouvir as famílias e as pessoas de perto, não apenas nos momentos críticos. O Hospital da Restauração, a maior emergência do Norte-Nordeste, não pode estar a cada dia com o teto caindo, isso muito antes das fortes chuvas”, concluiu.

Uma das propostas de Raquel para a saúde é a construção de cinco grandes maternidades distribuídas em áreas estratégicas do estado.

Foto: Tiago Calazans

Moda da Muchacha

CALÇAS JEANS

Entre aquele velho entra e sai de moda, existe uma peça que nunca sai de moda e, com certeza, você tem ela aí guardadinha.

Já pode retirar a calça jeans do guarda-roupa, porque o inverno está chegando e nada melhor do que combinar aquela calça jeans skinny com a blusa xadrez característica do São João que não pode faltar.

Hoje já começo te indicando aquele modelo básico e clichê que todo mundo tem aguardado e, provavelmente, usa sempre. Sabe aquela calça que marca bem o seu corpo? Pronto, na verdade estamos falando de uma calça skinny. Com apenas uma calça + um scapin da @marciarenata, você pode ficar superelegante e andar para aquele encontro casual ao mais esperado. É claro que uma bolsa tiracolo não pode faltar para levar a maquiagem da @maisamorbjucaruaru e os óculos de grau das @oticasoliveiras

Se liga, porque se você já é adepto dessa tendência, se prepara que têm mais estilos de calça para você abusar do seu charme.

Calça jeans reta + salto

O estilo reto de calça jeans está vindo com tudo agora no ano de 2022. Perfeito para aquelas pessoas que não gostam muito de marcar o corpo e, é claro, que esbanjar elegância sem deixar de lado o conforto.

Calça jeans estilo pantalona + tênis ou rasteirinha (cintura alta)

Dois extremos em apenas uma calça. Estilo esportivo ou elegante?! Agora quem decide é você. Com uma mesma calça, você pode abusar tanto dos sapatos fechados, trazendo uma aparência megajovem, superadequado para curtir no shopping. Mas se você prefere aquele toque executivo. Relaxa, uma pantalona + uma rasteirinha vai modificar totalmente o seu look, trazendo leveza e sofisticação.

Calça slouchy X cenoura


Ops… Já que as duas são bem parecidas, deixa eu te dizer logo que a calça slouchy é jeans, mas já a calça cenoura é feita com aquele tecido superconfortável da cor que você quiser. A semelhança entre as duas é que as duas irão dar volume ao seu corpo. Então se você deseja aumentar o volume do quadril e afinar a cintura, já pode investir nesses estilos de calça.

Por hoje é isso, meus muchachos! Vem conferir quais os artistas estão usando essas tendências em meu instagram @ystephaneamorim
Um beijo no coração de vocês e tchau, tchau!

Polo Mestre Vitalino terá mais de 40 shows e grandes nomes do forró no Alto do Moura

O Alto do Moura é a sede da arte do barro em Caruaru e, por isso, conhecido como o Maior Centro de Artes Figurativas das Américas. Também bastante visitado por causa dos restaurantes e sua gastronomia típica da região, o local está consolidado como o grande ponto de encontro, durante o dia, nos finais de semana de junho.

Para atender a multidão que visita, no São João, um dos maiores pontos turísticos da Capital do Forró, o Polo Mestre Vitalino terá uma grade com grandes forrozeiros e atrações bem conhecidas do público. Começando no dia 5 de junho com o cantador Santanna. Em 2019, última edição dos festejos, o cantor e compositor fez história com um show de emocionar os que lotaram o polo.

No final de semana dos namorados, passam por lá Assisão, Helton Lima, Pedrinho do Acordeon, Maestro Forró e Elifas Junior, um dos homenageados do São João do Reencontro. Já nos dias 18 e 19 de junho, sobem ao palco Cezzinha, Felipe e Gabriel, João do Pife e Banda Dois Irmãos, Renilda Cardoso e os poetas Maciel Melo e Flávio José, com shows que prometem levantar o público.

De 23 a 26 de junho, principal final de semana da festa, quase 20 atrações se apresentam no polo. Azulinho, Banda Fim de Feira, Guilherme Topado, Banda Zé do Estado, Irah Caldeira, Benil, Forró Vumbora, Capim com Mel e Nádia Maia estão dentre os shows. Finalizando a edição de 2022, nos dias 28 e 29 de junho, véspera e Dia de São Pedro respectivamente, apresentam-se Jucélio Vilela, Cristina Amaral, Fabiana Pimentinha, Domingos Acioly e André Julião, além do cantor e compositor Petrúcio Amorim.

Os shows começam sempre a partir do meio-dia. O Alto do Moura conta, ainda, com dezenas de ateliês e restaurantes, estacionamentos, serviço de transporte público, além de um Centro de Atendimento ao Turista, que funciona diariamente.

Abaixo, segue a programação completa do Polo Mestre Vitalino.

DOM 05/JUN

TRIO REMELEXO
JOANA ANGÉLICA
SANTANNA, O CANTADOR
JAILSON ROSSET

SÁB 11/JUN

PEDRINHO DO ACORDEON
ÉLIDA MENDONÇA
MAESTRO FORRÓ E FOLE ASSOPRADO
HELTON LIMA

DOM 12/JUN

J. LIMA
CARUFORRÓ
ELIFAS JR.
ASSISÃO

SÁB 18/JUN

JOÃO DO PIFE E BANDA DOIS IRMÃOS
TOTONHO
CEZZINHA
FELIPE & GABRIEL

DOM 19/JUN

ANDERSON DO PIFE E SEU TERNO DE ZABUMBA
RENILDA CARDOSO
FLÁVIO JOSÉ
MACIEL MELO

QUI 23/JUN

BANDA FOLE DE OURO
AZULINHO
GUILHERME TOPADO
BANDA FIM DE FEIRA

SEX 24/JUN

BANDA ZÉ DO ESTADO
LUCAS COSTA
GILVAN NEVES
IRAH CALDEIRA

SÁB 25/JUN

BARTHÔ
VUMBORA
BENIL
FORRÓ DE BOA

DOM 26/JUN

TRIO J. JR
DIDI CARUARU
CAPIM COM MEL
NÁDIA MAIA

TER 28/JUN

TRIO VOZES DA SECA
JUCÉLIO VILELLA
CRISTINA AMARAL
FABIANA PIMENTINHA

QUA 29/JUN

TRIO CAFÉ COM LEITE
DOMINGOS ACIOLY E ANDRÉ JULIÃO
PETRÚCIO AMORIM
DOUGLAS LEON